quinta-feira, abril 12, 2007

A data das legislativas e a polémica das presidenciais

Rádio Renascença – 11-04-2007 10:30

Enquanto a contagem dos votos das eleições presidenciais é alvo de reclamações por parte dos candidatos, o ainda Presidente timorense anuncia a data do próximo escrutínio.

30 de Junho foi o dia escolhido por Xanana Gusmão para a realização das eleições legislativas, das quais sairá um novo Parlamento e Executivo.

Mas é com outras eleições que os timorenses estão agora preocupados, sobretudo os que se candidatam a preencher o lugar de Xanana. A contagem dos votos das eleições de dia 9 prossegue por entre troca de acusações.

Há pouco, a Comissão Nacional de Eleições anunciou, em conferência de imprensa, os últimos resultados provisórios apurados, dando vantagem ao candidato Francisco Guterres Lu-olo.

Contudo, elementos da Fretilin referem que na sua contagem interna Lu-olo está mais destacado na corrida e que o segundo candidato não é Ramos Horta, mas Fernando Lassama.

Também há pouco, Lassama e outros quatro candidatos pediram o congelamento imediato da contagem dos votos e exigiram que as urnas sejam todas transportadas para Díli, onde deverá haver uma nova contagem na presença de todos os concorrentes (oito, no total).

Ainda no decorrer desta manhã, Ramos Horta acusou a Fretilin de estar a manipular os resultados.

Áudio em:

http://www.rr.pt/PopUpMedia.Aspx?&FileTypeId=1&FileId=310356&contentid=203342

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.