terça-feira, janeiro 23, 2007

Enviado diz que Timor-Leste não objectou ainda à presença do Mercado internacional em Mota Ain

Antara - The Indonesian National News Agency

Janeiro 17, 2007 Quarta-feira

Timor-Leste só enviou uma nota mas ainda não objectou contra o estabelecimento de um terminal internacional de autocarros e um Mercado no principal posto de fronteira em Mota Ain, sub-distrito de Tasifeto Timur, distrito de Belu, província de East Nusa Tenggara, disse um enviado.

"Não chegou nenhuma objecção oficial. Fizeram somente recentemente uma nota mas já estava combinado e já se tinha chegado a uma solução comum dado que o terminal de autocarros e o Mercado foram montados por interesse comum," disse à ANTARA o embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Ahmed B Sofwan, na Quarta-feira.

Uma parte pequena do terreno onde foram construídos o terminal do autocarro e o Mercado pertencem ao país vizinho.

Com base nas medições feitas pela Agência de Coordenação Nacional dos Assuntos de Inspecção e Mapeamento, descobriu-se que vários metros de terreno na parte norte do complexo do terminal de autocarros e mercado pertencem a Timor-Leste.

Contudo, o complexo bordeja directamente o meio do rio Mota Ain que serve de fronteira natural entre os dois países.

Em resposta à questão, o chefe do distrito de Belu Joachim Lopez tinha enviado recentemente uma carta à administração da provincial de East Nusa Tenggara pedindo o desmantelamento de parte do muro do complexo para evitar problemas desnecessários entre os dois países no futuro.

Lopez disse que receava que o problema constituísse um obstáculo no futuro se os dois países não encontrassem uma solução aceitável por ambos os dois lados.

Lopez disse que recebeu recentemente uma explicação oficial sobre a questão de Sofwan em Atambua.

Sofwan disse que apesar do governo Indonésio ainda não se ter debruçado sobre o complexo do terminal de autocarros e mercado, as actividades comerciais diárias entre os dois países têm estado a decorrer pelo portão da fronteira principal.

A Indonésia lida com produtos de necessidade diária incluindo bens capitais, materiais de construção, tecidos e alimentação para o novo Estado que exporta bens aagrícolas para o seu viznho.

O estabelecimento do complexo do terminal de autocarros e mercado Indonésio-Timorense em Mota Ain está agora nos acabamentos finais. O governo Indonésio podia reconhecer o complexo proximamente, segundo relatos.

"Já há muito que Timor-Leste tem pedido para abrir o Mercado internacional em breve. Contudo, temos de esperar pela decisão do governo central sobre a questão," disse Sofwan.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.