sábado, dezembro 02, 2006

De um leitor

Comentário sobre a sua postagem "Xanana assume ruptura definitiva com "históricos" da Fretilin":

1. Quem tem financiado Alfredo Reinado? Quem lhe forneceu as armas? Quem o tem apoiado logísticamente? Quem lhe permitiu a fuga da prisão?

Ele tem armas e não são poucas, e não é de agora.

Alguns padres têm armas e organizaram manifestações dizendo no interior que o Governo queria proibir a missa ao Domingo (a mais pura mentira - mas parece que em Timor Leste uma mentira odiosa dita por um padre não é pecado...)

O embaixador americano chegou a estar numa das manifestações...

Havia em Abril/Maio peticionários armados que perseguiam membros da FRETILIN, casas de militnates do partido que foram queimadas...

As FDTL foram pressionadas e aliciadas para um golpe de Estado...

Os cooperatnes Australianos, sabe quem vive em Dili, manubraram o que puderam contra o Governo com mentiras, cinismo e fel...

Não senhor Presidente a afirmação de que houve conspiração bem urdida não é apenas uma fantasia, tem correspondência com a realidade.

Basta atentar nos factos...

2. Diz o senhor Presidente "o povo timorense não é o povo que deixaste em 1975". Pois não, morreram duzentas e tal mil pessoas entretanto motivadas pela ocupação Indonésia, como o Presidente bem sabe! A independência assenta em muito sangue derramado e deve portanto ser levada a sério.

Mas Xanana Gusmão também já não é homem de 1975/78, nem dos anos oitenta, nem mesmo dos anos 90. È hoje um homem acomodado, que quer dedicar-se aos filhos pequenos, à sua casa e à sua mulher. Não há mal nenhum nisso. Aliás Xanana Gusmão bem merece aquilo que a vida lhe tem dado desde que saiu da prisão de Jacarta. Uma vida burguesa e confortável! Mas os Timorenses ainda não têm uma vida confortável. E o povo, o povo também merece esse conforto que só virá no respeito pela dignidade timorense se os timorenses souberem resistir aos interesses estrangeiros, souberem manter a verticalidade e não se vergarem às pressões australianas/americanas. Que as houve, e se o presidente as nega, mente!

A independência efectiva só se manterá se os timorenses souberem defender aquilo que é deles. E disso ninguém pode acusar Mari Alkatiti de não ter feito.De defender intransigentemente os recursos do país. E essa obstinação está a sair-lhe caro...

Pobres dos países que não respeitam os patriotas!

.

4 comentários:

Anónimo disse...

o presidente tem toda a razao, e eu acho que Timor hoje e governado por incompetentes e individuos sem experiencia de gestao de empresas

Anónimo disse...

A critica do Presidente Xanana aos membros da FRETILIN de que não conhecem o povo, já que este povo não é o mesmo que aqueles deixaram em 1975 - não colhe. Então, o que dizer do general Ruak que saiu menos de Timor do que Xanana (não esteve preso) e que apoiou o governo da FRETILIN durante a crise de Abril/ Maio? A este não se o pode acusar de não conhecer o povo.
Em matéria de “conhecimento do povo” parece-me que Xanana não pode presumir. Já se esqueceu de que os grupos de artes marciais não lhe ligam nenhuma? … e de que as suas tentativas de reconciliação têm saído frustradas.
Aliás, essa de que os políticos não conhecem o povo paga "direitos de autor", uma vez a ouvi muito antes ao Mário Carrascalão.

Anónimo disse...

quem muito critica o nosso irmao Xanana e' gente que nao tem cabeca e so querem dar culpa aos outros amostrando que sao os mais inocente desta terra. E' triste ler estes comentarios baratos. sem o esforco e estrategia de Xanana timor ainada nao alcansou a sua vitoria. nao podemos negar nisso. neste blog os comentarios que vem mais contar irmao Xanana acho que vem mais de nacoes CPLP. quero dizer que durante ocipacao da indonesia nao sentimos esferco que deram para livertacao de timor

Anónimo disse...

Quantos quantos quantos de todas as nacionalidades que vieram para trabalhar para o Xanana e fugiram porque nao aguentavam com a porcaria no gabinete dele. Quantos? Pelo menos 12. Quantos agora escrevem contra ele? Pelo menos doubro deste numero. Nao sou nada haver com a CPLP. nao esquessam que foi o Xanana que em 2002 disse, "sao os mais bravos os jovems Timorenses que hoje em dia fazem esforso para parender Portugues". nada disto agora manobrar CPLP e outro racismo como atacar uma pessoa como Alaktiri por ser Muculmano ou o General Ruak por ser Portenstante. Que vergonha.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.