sexta-feira, outubro 13, 2006

De um leitor

Realmente quando se quer criticar um governo e se tem a preguiça de ir aos documentos oficiais, aos discursos do próprio Alkatiri em varias sessões das reuniões de Timor-Leste com parceiros de desenvolvimento, entre outros, só mostra a ignorância ou a intenção maliciosa daqueles que criticam.

Ir ao passado e dizer que Alkatiri era um actor secundário e não se referir ao facto de o próprio Xanana o ter escolhido já em 1998 para gerir o dossier do petróleo do Mar de Timor, só prova, não só a ignorância, como também a intenção maliciosa e a pequenez dos que o criticam.

Ignorar que Alkatiri era uma presença sempre necessária durante os 20 e tal anos de resistência nas sessões da ONU, no encontro intra-timorense e nos outros forum, incluindo no encontro "Dare II", em Jakarta, etc, etc, etc..., e não ter também sido minimamente honesto para reconhecer que em 1975, a Delegação Externa da Fretilin já era chefiada por Alkatiri, e' desconhecer a historia ou querer distorcer a história.

Dizer que o sucesso não foi só do Alkatiri mas de uma equipe que com ele trabalhou e' certo. Mas se houvesse honestidade da parte dos críticos também o teriam dito que os insucessos também eram da equipe e não só do Alkatiri.

Dizer que as obras feitas foram resultado de vários apoios e também a continuidade das obras já iniciadas pela UNTAET também e' certo. Mas certo também que o apoio existia porque havia confiança no Governo e a continuidade se fazia porque havia planos, programas e trabalho.

Quanto a tudo o que foi feito na governação de Alkatiri, há bastantes documentos para serem consultados.

Quanto aos erros de que se baseiam os opositores de Alkatiri, sempre se reduzem aquilo que chamam de "sua arrogância" e do facto de não querer partilhar o poder com outros. Mais do que isso não tem sido apresentado de uma forma convincente.

Quando falam da "miséria do povo", os críticos deviam ter capacidade de analisar e compreender os vários relatórios feitos por instituições como a PNUD, Banco Mundial, etc. Se tivessem tido esta capacidade e uma mínima honestidade intelectual, se tivessem feito um estudo comparativo com outros países, teriam chegado a conclusão de que, em termos de desenvolvimento humano, Timor-Leste estava no rumo certo e andava a uma velocidade nunca vista em parte nenhuma do mundo.

Teriam compreendido também que o crescimento rápido da população funcionava em sentido contrário ao desenvolvimento.

Teriam compreendido também que o crescimento populacional urbano era um factor extremamente negativo para o desenvolvimento equilibrado do pais.

Os críticos teriam compreendido melhor toda a situação se tivessem procurado analisar o orçamento preparado pelo Governo de Alkatiri, colocando, como fundos especiais de transferências publicas, avultadas somas a serem investidos nas zonas rurais, de modo a criar condições de atracção a população jovem para o regresso as suas zonas de origem.

A estratégia do governo de Alkatiri mostrou-se bem sucedida e assente nos seguintes pontos:

1. Não endividar o país

2. Ganhar credibilidade na gestão macroeconómica e financeira

3.Investir no desenvolvimento humano

4. Investir em áreas de serviços que contribuam para a redução da pobreza (caso de fornecimento de agua potável, de energia, de meios de comunicação...)

5. Prioritizar a educação e saúde

6. Prioritizar a negociação sobre o Mar de Timor e a criação do Fundo de Petróleo

7. Reforçar as instituições do Estado, através de normas reguladoras e de capacitação de quadros

8. Criar uma independência em recursos financeiros

Porque se ganhou credibilidade na gestão macroeconómica e financeira e no respeito pelos direitos individuais na criacao de um clima propicio ao investimento estrangeiro, com Alkatiri como Chefe do Governo, Timor-Leste foi, em tempo record, admitido no Programa de Millenium Challenge Corporation - Programa de Ajuda do Governo americano - e, com base nisso, tinha-se iniciada a negociação com o Governo dos EUA para um apoio a Timor-Leste na ordem de 350 milhões de USD para 3 (três) anos.

Não vale a pena aqui citar outros apoios que este país tem vindo a receber de outros parceiros de desenvolvimento.

Se os comentaristas quiserem podem ir ao Ministério do Plano e Finanças de Timor-Leste (como fiz) para obter todos os dados.

Quanto a dita arrogância de Alkatiri, prefiro não comentar.

Na verdade, o que aconteceu em Timor-Leste não tem nada de novidade. Quando um Primeiro Ministro de um pais potencialmente rico opta por uma linha de defesa e soberania do pais como politica nacional, corre sempre o risco de ser alvo daqueles que nada mais querem senão colocar os seus interesses individuais acima dos interesses da nação ou colocar os interesses dos grandes grupos económicos em cima dos interesses dos povos. E quando isso acontece, duas medidas normalmente são tomadas:

1. Invasão e ocupação

2. Subversão interna, como dizem "people power", trazendo o poder para as ruas, definindo alianças contra o poder formal, legitimo, usando de tudo, incluindo a da violência e da destruição de vidas e de bens para derrubar o governo democraticamente eleito e colocar no seu lugar outro mais dócil, mais populista, mais aberto as influências externas, menos rigoroso na gestão dos interesses do Estado. Isto aconteceu em vários países nos anos 50, 60, 70...

Repetiu-se em Timor-Leste este ano, 2006.

Mas, neste caso, tudo indica que a operação não esta ainda concluída...

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo que haja Invasao dos Australianos e Subvercao interna liderado pelo Xanahorta , mas o que e certo que os povos Timorences estao abituados com esta situacao durante 24 anos com a ocupacao ilegal da Indonesia . Portanto nao admirem que iremos resistir ate a ultima gota de sangue a enfrentar os golpistas liderado pelos traidores como Xanahorta envolvendo os ex milicianos como Rui Lopes e Nemencio de Carvalho ... se nao acreditarem vamos ver o resultado se a crize continua segundo o plano dos golpistatas mesmo que as tropas Australianas actualmente estao apoiar estes golpistas a fazer manipulacoses de informacao ao povo de Timor incluindo para o povo de todo o mundo .

Anónimo disse...

Nao e o Alkatiri quem escreve os discursos que le nos encontros com os parceiros de desenvolvimento, somos nos e os acessores estrangeiros.

Anónimo disse...

Comentarista das 1:32:57 PM, mesmo que os discursos tenham sido escritos por voces, julgo que o Alkatiri nao os ia ler sem concordar com o que esta escrito. E' normal em qualquer parte do mundo os assessores fazerem isso. Se os dirigentes mundiais passassem a fazer isso, nao teriam tempo para nada.

Any way, nao e isso, julgo, que esta em causa. vamos mas e ao fundo da questao. Nao vamos descer a tao baixo nivel. Tanto mais que o Alkatiri e uma pessoa culta e tem dom para escrever. Faca-me o favor.

Anónimo disse...

Comentarista das 2:38:51PM
Quem escreve os discursos do Xanana e ele proprio, ou nao sera assim? Este improvisa enquanto que Mari passa a vida a ler o que os outros escrevem. Mas, concordo que ha coisas mais importantes, So, que agora ja e tarde demais para o Mari. evia ser diferente antes de cair. Agora esta no chao. O juiz ja contou ate 19 mas ele continua deitado. Perdeu. Mal ou bem perdeu

Anónimo disse...

Se o autor do comentário é tão esperto ao ponto de prever as consequências das posições afirmativas do Alkatiri, porque não o aconselhou em medidas para as evitar? Agora que o caldo está entornado, começa a vir com teorias nehhh????

Anónimo disse...

Quem diz que Alkatiri le discursos escritos por outros e' porque quer negar uma realidade. Eu proprio assisti varias vezes o Alkatiri abandonar os discursos escritos a sua frente para falar de improviso. Desafio aqueles assessores que dizem ter escrito discurso para o Alkatiri para se apresentarem e fazerem prova disso. Tendo trabalhado na administracao publica sei que o mari em reunioes de grande importancia, solicita os dados aos diferentes sectores, encomenda estudos e projeccoes economicas aos especialistas para preencher a sua visao e escreve ele proprio os discursos.

Nao comparemos Mari com Xanana. Porque os discursos do mari estao cheio de conteudo e do Xanana e' normalmente cheio de sarcasmos e ironia.

Dizer que os assessores que escrevem discurso para o Mari e' nao conhecer o estilo de trabalho do ex-PM. Nao se recordam da forma como o Alkatiri defende os orcamentos do Estado sem quase se recorrer aos membros do Governo e aos tecnicos.

Dizer que o Mari Alkatir ja caiu e'sonhar acordado. Na verdade, o comentarista esta a sofrer de um pesadelo porque sabe que se o Alkatiri quiser, voltara' e com mais forca e nao seria bom para o pais, se ele, cansado de tudo isto, farto das difamacoes e calunias, de mentiras e boatos, decidir retirar-se

Anónimo disse...

I. Mas o que interessa saber se era ou não Mari Alkatiri quem escrevia os seus discursos? Nada! Concedam ao menos que tem inteligência mais do que suficiente para perceber o que estava a dizer/ler. Já se esqueceram que, salvo erro, este homem foi advogado e docente universitário?

II. Talvez tenham reparado, quem conhece a realidade timorense claro está, que o PM em TL é um PM de (necessária) forte intervenção em quase todas as áreas governativas, é autarca de todas as cidades, vilas e aldeias, é "coordenador" da actuação (sem poderes) das múltiplas organizações internacionais/ONG's/etc que se encontram em Timor (sendo que algumas das quais, claramente, em nada contribuem para o bem-estar de TL), etc., etc., sendo que é, acima de tudo, dirigente máximo (salvaguardada a posição do PR) de um minúsculo País sem voz no Mundo e que tem de viver entre dois gigantes (num autêntico saber dormir com o inimigo). O PM de TL tem de ser um verdadeiro "artista", se pretnder defender os interesses de TL.

III. Quanto a mim, Alkatiri podia ter muitos defeitos, mas coisa certa era a de que a defesa de interesses soberanos de TL, mais tarde ou mais cedo, havia de o fazer pagar. E, pelo menos parece (e em política isso tem muito relevo), foi isso que aconteceu.

IV. Uma interrogação: o que é feito do SRSG das NU? Para quando uma nomeação?
Trata-se de um dado crucial dar estabilidade e impulso a uma missão com uma importância determinante para TL.

Beijinhos e Abraços aos amigos que fiz em Timor-Leste.

"Good night and good luck",

AD

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.