quinta-feira, setembro 28, 2006

UNMIT Revista dos Media Diários

Tradução da Margarida.

Quarta-feira, 27 Setembro 2006

Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste

Solução para os peticionários depende da Comissão

O encontro entre o Primeiro-Ministro Ramos-Horta e o grupo de peticionários em Gleno, Distrito de Ermera na Terça-feira é relatados nos três diários principais hoje (27/09). Ramos-Horta disse aos jornalistas depois do encontro que está satisfeito com a maturidade que os peticionários mostraram, o seu desejo para cooperar na resolução do problema e a sua recusa em envolverem-se em políticas. Disse que o governo está à espera dos resultados da Comissão de Notáveis antes de tomar qualquer decisão, acrescentando que não interfirá no trabalho da Comissão. (TP, STL, DN)

O STAE deve estar sob a CEI

O deputado Vicente Guterres (UDC) disse que o partido da oposição propôs que o Secretariado Técnico da Administração Estatal (STAE) fique sob a Comissão Eleitoral Independente (CEI) para prevenir a burocracia no caso de se levantar algum problema. Guterres disse que houve muitos problemas durante as eleições para os sucos em 2005, e que o STAE não era independente e não mostrou profissionalismo. Por outro lado, a deputada Cipriana Pereira (Fretilin) disse que a questão da independência depende do pessoal do STAE. (TP, STL)

A Fretilin não expulsará Lobato

O Comité Central da Fretilin não expulsará o seu Vice-Presidente até estar completo o processo judicial, disse o deputado Francisco Branco, acrescentando que o Procurador-Geral só decidiu processar o caso de Lobato. Disse que o seu partido tem seguido o caso de perto e não tomará uma decisão até o processo do caso estar concluído. (STL)

Algumas pessoas usam a segurança por interesses políticos

O Ministro do Interior, Alcino Barris disse que algumas pessoas internacionais estão a tentar impedir a activação da PNTL por interesses políticos próprios, e que usam as questões de segurança como anedotas, relatou o DN.

Barris disse que é importante para a PNTL recomeçar o seu trabalho de modo a ajudar a restaurar a lei e a ordem e a serem colocados em postos permanentes conforme planeado. Disse que a população se tem queixado sobre a falta de segurança e que o regresso da PNTL é importante, porque, há somente um pequeno número de Polícias da ONU (UNpol) no país.

Entretanto o Comissário de Polícia da UNpol em exercício, Antero Lopes não quis comentar as observações do Ministro do Interior.

Disse, contudo, que a UNpol está a trabalhar para implementar a Resolução do Concelho de Ministros para a PNTL recomeçar o seu trabalho que tem o apoio do Primeiro-Ministro e do Ministro do Interior. (DN)

Relatório de Monitorização de Notícias da RTTL
27 Setembro 2006

O PM encontra-se com peticionários

O Primeiro-Ministro José Ramos-Horta encontrou-se hoje com um grupo de peticionários em Railako, Distrito de Ermera. falando aos media depois do encontro, o Dr. Horta afirmou que o propósito desta visita ara avaliar directamente as condições de vida dos peticionários e ouvir as suas queixas e discutir alternativas para resolver o problema. Falando de um plano para reactivar os peticionários nas F-FDTL, Salsinha Gastão, o porta-voz dos peticionários disse que este plano não é importante porque a prioridade agora é pôr um fim a crise corrente de acordo com o sistema judicial de Timor-Leste. Disse que o grupo tem lutado por justiça desde o princípio deste ano.

Em relação ao plano do antigo governo sob a liderança de Alkatiri para continuar a pagar o salário dos peticionários por três meses, Pedro da Costa, o porta-voz interino da Comissão declarou que este fundo tem que vir de fontes externas outsourced visto que o Orçamento Geral do Ano Fiscal de 2005/2006 está fechado mas prometeu que a Comissão de Notáveis assistirá aos peticionários em relação a esta matéria.

O Grupo do CPD-RDTL fez um encontro para encontrar a solução para a crise de Timor-Leste

O Coordenador do CPD-RDTL, Teki Liras, queixou-se que o governo não está a envolver os membros do CPD-RDTL e os ex-Falintil para se sair da corrente crise, particularmente a luta contra os amotinados de Timor-Leste. Sublinhou que é tempo agora de parar com as actividades dos amotinados.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.