quinta-feira, setembro 28, 2006

Transcrição do video "The Patriot" - IV

"A nossa paciência chegou ao fim, temos de acabar com o sofrimento, por isso mesmo como timorenses temos de nos levantar e exigir aos nossos governantes que nós próprios escolhemos, e que temos direito de os tirar do poder democraticamente.

Eles já não têm capacidade para continuar, eles não têm vergonha e têm a cara grossa como um pneu que nem se consegue cortar.

Precisam que os internacionais venham para poder lhes dar segurança, defendê-los, andarem a sua vontade e virarem-se contra o povo, o que vai ser de nós se isso continuar?

A nossa lei e justiça são geridos por outras nações, nós não temos nenhum direito.

Os nossos processos são feitos numa língua que não percebemos e somos condenados injustamente sem saber porque e temos de aceitar esta política.

Os presos políticos estão na prisão sem saber porquê, porque não sabem a língua, não percebem a lei qual é que os condena.

A lei nos tribunais é uma política controlada por um grupo mafioso de Maputo de Mari Alkatiri.
O Presidente do Tribunal reconhece-se como um internacional e não como timorense, como em bahasa se diz o amendoim que se esquece da casca.

Acreditem que se acontecer alguma coisa eles já terão a sua conta no estrangeiro, vários investimentos feitos por meio da corrupção.

Estudamos só pelo orçamento dos anos passados que até agora ainda não tiveram uma justificação e agora querem um orçamento novo, em bahasa se diz “tudo bem” inocente, na votação continuam a ganhar a maioria, e o povo continua a coçar a cabeça perguntando o que está a acontecer?

Por isso chegou o tempo para mudarmos, a estrutura tem de ser trocada, tem de haver um recrutamento bom, para a nossa defesa.

A instituição da defesa, da polícia e da polícia militar não podem envolver na política.

Eles não se devem envolver na política porque não tem o direito para votar.

Quando já não são membros destas instituições então têm a liberdade de votar este é um direito.
Se isto não é bom para a nossa terra, os timorenses têm um carácter diferente, temos de ter uma lei forte, para tudo poder correr bem.

A implementação tem de ser neutral, não escolhendo ninguém, nem seja Mari, ou Mariana ou Mariuana todos têm de cumprir a lei.

Todos vós meus irmãos têm de pensar muito bem, se a nossa nação continuar assim mais 30 ou 40 anos o que vai ser, temos de levantar agora, principalmente a nossa juventude.

Se não começarmos agora neste curto tempo não vamos conseguir.

Tenho uma mensagem para vocês acerca da minha pessoa:

Tudo o que tenho falado e tudo o que tenho lutado, posso dizer a todos, que é para esta nossa terra sagrada, para os espíritos, mortos e Deus e tudo o que acreditamos que seja sagrado, o diabo e o demónio, tudo o que está em Timor, que juro que nunca tive intenções de ser mais do que sou, nem um simples chefe de suco, nem chefe de posto nem nada, nem sonhei ser um membro do governo, nunca defendi um único partido nem a cor, nem fiz descriminações, mas tudo é porque amo a minha terra e por causa desta guerra se eu não estivesse armado também sofreria.

Hoje está tudo assim mas eu amo a minha terra o meu povo, amo a unidade por isso mesmo exijo o meu direito, principalmente a vós, meus irmãos, exijo que nós demos a mão bem forte para defendermos o nosso futuro, nosso direito, a verdade para esta nossa amada terra.

Muitos condenam-me dizendo que tenho interesses, meus irmãos, na defesa eu estive 4 anos, e tenho papel, e já por três vezes pedi a minha resignação, porque sei o envolvimento da defesa nos interesses políticos, feito pelos radicais.

Mas nunca foi autorizado pela autoridade, e por isso levantei-me contra eles, não contra eles como indivíduos mas contra as suas mentalidades as suas implementações que vão contra o que o povo quer.

Sou contra isto. Sei que os meus irmãos de lorosae não gostam de mim, digo-vos que ainda não defendi os interesses de loromonu só porque sou de loromonu, mas defendo o interesse de todos.
É tempo para nos perdoarmos, se algum de vós tem as mãos sujas tem de se responsabilizar, e os que não têm culpas e que foram vítimas têm de saber perdoar uns aos outros, para termos unidade.

Se continuarmos a arranjar conflitos, uns contra os outros poderemos matar-nos uns aos outros até ao fim, isto é mesma coisa que dar vantagens as pessoas que nos querem mal.

Meus irmãos, se eles não falassem o pouco português que sabem, eram parvos como nós, se eles têm coragem e são espertos vamo-nos sentar e resolver com a nossa língua com a nossa história e a nossa esperteza.

Acredito nos nossos intelectuais super mie que eles podem levar esta nação para a frente.

É tempo para os jovens se levantarem, os novos intelectuais e mandar o ferro velho descansar, para curtir porque nós podemos ir em frente.

Nós temos responsabilidade em relação aos nossos filhos e irmãos para o futuro do dia de amanhã.

Meus irmãos com o amor que sinto por esta minha amada terra, peço a todos os que sofrem, os que estão fora e os que andam comigo, coragem que havemos de vencer, uma vitória com unidade e paz.

Afastem os interesses privados, e juntem-se para a unidade nacional, para o futuro deste país.
A seguir quero dizer-vos mais que historicamente a base legal ou ilegal que eles nos condenam, e um segredo para os nossos governantes, para as nossas instituições, qual é a mudança que devemos fazer no futuro.

Meus irmãos pensem bem que a unidade é a chave para resolver esta crise, e só Timor é que poderá resolver. Pela vossa cooperação, não há ninguém que pague, mas esta nação paga, a vossa contribuição vocês próprios é que …..

Vamos todos viver em paz e cumprir a lei, e não com interesses de organizações, partidos e grupos com pensamentos radicais, que possam estragar o nosso futuro.

Peço a todo o povo de Timor que gosta de paz, para pensarem bem, criando esta mudança. Acreditem em mim, porque eu acredito em vocês. Peço aos jovens se algo me acontecer …….

(Outro filme)

Hoje dia 30, tenho de me desenrrascar para me safar da cadeia, não é porque fujo da justiça, mas sinto que tenho que estar fora, porque não compreendo esta justiça.

Já cumpri a minha obrigação, mas a lei não é correcta e por isso temos de abrir os olhos para ver como é que a justiça pode funcionar melhor.

Eu afastei-me da cadeia mas não me afasto da justiça.

Em qualquer oportunidade estou pronto a ser julgado, quando a justiça for implementada correctamente, quando o tribunal for independente, não fico contente enquanto o tribunal tiver indivíduos com interesses políticos, e também afastei-me para parar com os acontecimentos de fora, por isso não quero falar muito mais, havemos de nos encontrar e depois falaremos.

Peço aos jovens para pararem com estes actos de violência, agora precisamos estar unidos, compreender-nos, temos de dar as mãos e nos reconciliarmos, mas os que cometeram crimes tem de ser julgados quando a lei estiver certa.

Ninguém poderá fugir da justiça incluindo eu também.

Fiquem quietos e nos vossos lugares e devem acreditar em mim, chegará o tempo em que darei ordens e medidas para fazermos acções de paz.

Acredito nos jovens e lembrem-se das minhas palavras anteriores como não se deixar levar pelos interesses políticos, porque eles usam a vocês e a nós, e depois somos nós as vítimas e sofremos mais. "

FIM

.

27 comentários:

Anónimo disse...

What a load of crap!!! Hau ema timor no hau la simu criminoju asu hansan Alfredo ne. Hau mak hetan nia hau kapa deit nia. Nia mos penjahat bot ida hanesa deit sira seluk agora ne buka mangame filafali,,,,, dehan alfredo ba het nia aman no nia ibu jawa ida iha australi ne!!!!

Anónimo disse...

hau haksolok barak ho lian fuan ida kapa Alfredo asu aman.Ne,e la to,o ida.kapa moris sira hoto comesa hosi XANANA, Fernando Lasamatan Araujo,Joe Gonsalves vendedor de meninas de menoridade no BISTRO DE ACAIT,Leandro Isac nia ameasa ho nia BOMBA NUCLEAR hanesan nia kidun taruto dois nia mak horon ho nia golpista maluk sira.

Anónimo disse...

anonymous 7:02=001 PM.

Amigo keta laran moras kariiiik tamba agora dadaun ne'e Major Alfredo sai 'TER.....KENAL' iha mundo ona.

Aiiiii hau kasian fali ho ooooo

hare tok ba F-FDTL mos la konsege tiru mate nia sa tan o be inan aman mos la jelas nee........keta o nia avo sira maka mai husi YAMAN nee kariiiik......?????

VIVA MAJOR ALFREDO.....
loke sai hotu fraquesa ne be mak Major hatene.....sssssssssssssst jeta haluha segredo be ita hatene neee fo sai hotu para hotu2 loke mata......

Ami sei defende Major nafatin e sei la husik monu ba ema be hamrok ran sira....

Anónimo disse...

Caro Reinado,

É realmente louvável o teu esforço para ajudares os teus amigos, se eles são realmente os teus amigos.

Pergunto-me se tu que tanto se tens esforçado, tanto arriscado, tanto dado a cara por eles, se eles o vão reconhecer um dia, ou te tornarás inútil para eles e te deitarão fora. Alguém lhes poderá ser inconveniente e indesejável.

Caro Reinado, diz-me quanto, devido o teu empenho e esforço nas tuas actividades parámilitares e parápolíticas, quanto é que tens recebido dos teus amigos Australianos? E os teus comparas?
A tua mulher e os filhos estão na Austrália, não estão?
Onde é que eles vivem?
Não me digas que ainda vivem na casa pequena dos teus primos?
E isso dá para uma vida normal de tanta gente?
Diz-me, meu caro Reinado, os teus amigos Australianos ainda não tenham comprado uma casa grande para a tua família ter uma vida normal,
com jardim para as crianças brincarem. A oportunidade não lhes falta já que muitas outras crianças estão a brincar, não nos seus pátios e quintais, mas sim nos campos de detenção, ou de refugiados.
Diz sinceramente, admite-o se a tua família tem tudo de que precise, inclusive a escola paga para os teus filhos, se te acontecer alguma coisa?
E os teus 600 camaradas, o que é que recebem eles? A integração nas F-FDTL? E isso basta-lhes, depois de tudo?
E os teus camaradas, como Railos, Tara, Martins, Tilman e outros, receberão também uma casa e direito à residência e trabalho na Austrália?

Não me digas que ainda nada vos tenham dado? E sabes quanto dinheiro, quantos rios de dinheiro eles já extraíram a partir dos recursos naturais de Timor-Leste? Quantos bilhões e trilhões de dólares as suas empresas vão ainda levar para a Austrália, abrindo contas chorudas com esse dinheiro, comprando casas enormes, mandando os seus filhos para os melhores colégios, hipotecando o futuro do TEU POVO?
Sabes o que é que eles vão dar aos Timorenses daquilo que é dos Timorenses, que é vosso? Aquilo que eles quiserem, que lhes apetecer, mas serão sempre migalhas para vos fazer calar, para poderem continuar roubar aquilo que é vosso.

Pergunte aos teus amigos Australianos se se importam que venha alguém do exterior para o país deles e reclame o derrube do seu Governo, a demissão do seu Primeiro-Ministro, a interferência no seu sistema de justiça, a imposição deo Francês, por exemplo? Francês, por que não, uma língua muito mais bela que o Inglês?
Alguma vez te perguntaste porque é que eles, além de querer roubar o que é do vosso povo, mandar no vosso país, nas suas leis, na sua política, no seu exército e polícia, vos querem retirar a vossa identidade e herança cultural, cuja expressão é a língua portuguesa? Perguntaste-te já das razões?
Para vos DOMINAREM por completo, para vos SUBORDINAREM na totalidade, para vos tornarem incapazes de um dia quando ficarem fartos deles e se quissesem livrar do seu jugo político-económico-militar, possam recorrer à ajuda dos países com os quais a mesma língua vos une?
Estás, caro Reinado, memo disposto a colaborar na transformação do teu povo num povo aborígena que eles consideram culturalmente e raçicamente inferior?

Pensa nisso tudo e depois diz-me se achas que estão a ser justos contigo e com os teus camaradas?

Anónimo disse...

Hei beikten komentario nain rua iha leten liu ne. Tenki hare didiak mak komentario beikten. Laiha argumento lalika koalia. So hatene tolok e hatenen at deit. Lia tolok hanesan ooo dehan nee ema hotu hotu hatene la precisa escola. Nee ema timor la precisa. Timor agora nee labeik hanesan ooo...beikten. Liafuan nebe ooo koalia nee merece ba ooooo... rasik!!! rona... timor la precisa ema hanesan oooo.....

Anónimo disse...

Cada cavadela, sai uma minhoca. Este deve ser a minhoca de estimação do Xanana. O tipo não tem miolos, acha que tem o direito divino de "tirar do poder" quem o povo lá pôs. Acha também que o modo de governar é prender quem actualmente está no poder, suspender a Constituição e ele e "os cabeludos que não tomam banho", serem a guarda pretoriana do grande chefe Xanana, que assumindo o poder absoluto - claro que com as costas bem guardadas pelos Australianos - governaria por referendo, deixando as eleições para o dia em que as galinhas tiverem dentes.

O tipo é um megalómano com pretenções hollyoodescas de herói. Espero que quando o apanharem o ponham no hospital dos malucos que é o local indicado para estes tótós cobardolas e desertores. Só mesmo a decadência pode explicar que o Xanana pague estadias na Pousada a palermas destes.

Anónimo disse...

Foi a Margarida quem escreveu o comentário acima.

Anónimo disse...

Timor-Leste:Autoridades não fizeram qualquer pedido reforço GNR - António Costa


Díli, 28 Set (Lusa) - As autoridades timorenses ainda não fizeram qualquer pedido de reforço do actual contingente de 127 efectivos da GNR, disse hoje à Agência Lusa o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa.

Anónimo disse...

Margarida,
A diferença entre Reinado e cia ("CIA")e a população de TL é que este tem aliados e está fortemente armado, enquanto o povo, morando em barracas, não. Despossuido de cultura democrática (onde encontra "justificativas" para suas ações) e se vendo num beco sem saída, está procurando, o Sr. Reinado, uma porta para salvar a própria pele. Uma anistia geral para buscar a reconciliação, evitando um sofrimento maior para o povo, pode ser um bom caminho, talvez o único. O problema maior, dentre muitos, é fazer o que com estes peticionários?
Lembre-se, o país é muito jovem e suas intituições, até pela quantidade de idiomas de TL, ainda não estão enrraizadas.
Boa sorte!
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Mais palavras para quê?
A inconsistência dos argumentos, a ignorâncoa relativamente à legislação da República Democrática de Timor-Leste e a megalomania deste personagem dizem tudo!
Timor está muito mal quando homens destes contam com a compreensão, para não dizer outra coisa mais grave, do Presidente da República. Ái Timor...

AL

Anónimo disse...

Olhe Alfredo, é tão perigoso subestimar as forças dos inimigos como sobrestimá-las. E em Timor-Leste a democracia tem muito mais força do que os seus inimigos.

O que se espera das suas legítimas autoridades é que dêem ordens claras às forças de segurança para que detenham todos os bandoleiros que cobardemente, a coberto da escuridão, atacam os deslocados e provocam instabilidade. E depois que os entreguem ao poder judicial, para serem julgados e para que a impunidade não vingue.

Só assim se pode enraizar a democracia em TL. No respeito pelas suas leis e pelas suas autoridades e na defesa do sagrado direito dos Timorenses à segurança e à paz social. Só mesmo assim.

Anónimo disse...

Timor-Leste: É difícil haver eleições em Abril ou Maio - Bispo de Baucau


Díli, 28 Set (Lusa) - A realização de eleições em Timor-Leste, previstas para Abril ou Maio de 2007, poderá estar comprometida caso se mantenha o actual clima de violência, afirmou hoje em declarações à Lusa o bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento.

Anónimo disse...

Caro Reinado,

está a atacar a língua portuguesa esquecendo que bebeu dela e através da mesma se mostrou Oficial nas FDTL - creio que as FALINTIL nunca seriam para si, daí ter retirado o F-das FDTL, pois a coragem que o senhor demonstra é de um cobarde.

Fala em vídeo, realizado pelos amigos australianos. A história não o esquecerá e o povo de Timor jamias lhe perdoará a forma como disparou e matou quem vinha para receber o ordenado. O senhor disparou contra os seus próprios homens.

Todos sabem em Timor que o senhor é um instrumento anglosaxónico e depressa lhe levaram a família para a Austrália com a do seu amigo Fernando Lasama.

Quem sabe se o povo tivesse direito a armas se você não estaria já escticado e o páis já tinha regressado à normalidade.

O senhor e seus patrões são os responsáveis pelo sofrimento de milhares e milhares de pessoas. As crianças choram de medo, de doença e de tristeza pelas suas más acções. Você nunca será exemplo digno para as gerações vindouras. O senhor é a nódoa que jamais sairá da história dramática do nosso povo.

A sua pena só deve ser uma: o DESPREZO.

Anónimo disse...

Caro Reinado,

está a atacar a língua portuguesa esquecendo que bebeu dela e através da mesma se mostrou Oficial nas FDTL - creio que as FALINTIL nunca seriam para si, daí ter retirado o F-das FDTL, pois a coragem que o senhor demonstra é de um cobarde.

Fala em vídeo, realizado pelos amigos australianos. A história não o esquecerá e o povo de Timor jamias lhe perdoará a forma como disparou e matou quem vinha para receber o ordenado. O senhor disparou contra os seus próprios homens.

Todos sabem em Timor que o senhor é um instrumento anglosaxónico e depressa lhe levaram a família para a Austrália com a do seu amigo Fernando Lasama.

Quem sabe se o povo tivesse direito a armas se você não estaria já escticado e o páis já tinha regressado à normalidade.

O senhor e seus patrões são os responsáveis pelo sofrimento de milhares e milhares de pessoas. As crianças choram de medo, de doença e de tristeza pelas suas más acções. Você nunca será exemplo digno para as gerações vindouras. O senhor é a nódoa que jamais sairá da história dramática do nosso povo.

A sua pena só deve ser uma: o DESPREZO.

Anónimo disse...

Sem paz não há liberdade. Com violência há medo e com medo não há liberdade. Sem liberdade de que vale fazer eleições? As vontade do povo tem de ser livremente expressa.
O Senhor Bispo de Bauca tem razão enquantoa violência não parar e a normalidade não se instalar não há condições para o combate político e para a realização de eleições.
As eleições para ser justas têm de ser livres.

Anónimo disse...

Outro "teórico" da treta: então agora ia-se deixar nas mãos dos desordeiros e dos desertores a decisão da data das eleições? Não acha que o que propõe (e o bispo também) é o mesmo que entregar o ouro aos bandidos?

Anónimo disse...

Ita Timor beik ne beik duni , ema husi liur kasian ba ita maibe Reinado ho grupo milicianos sira hanesan Rui Lopes ho Nemencio domina tiha ona grupo Xananista ne dificil sira copriende saida mak ema koalia , tamba Reinado ho Lasama nia familia moris diak ona iha Australia hodi taka sira nia ibun maibe pergunta ema sira ema liur nebe kasian ba ita husu maka ne : elementos grupo golpista sira nebe liderado husi Xanahorta ne sira mos sei hetan uma diak iada-ida iha Australia hanesan Lasama ho Reiado ho mos Xanazinho ga keta sira terus laiha resultado karik ? Porque TL nia soberania reconhecido oficialmente iha ONU ... hau nia hanoin dificil ba elementos sira nebe tuir Reinado tama iha grupo golpista karik.... complicado oituan ... kasian kolegas sira ne liu-liu Salsinhoa ho nia maluk sira sai vitima ba politika foer grupo golpista nia

Anónimo disse...

Estas pessoas deviam ter sido presso depois de referendum de 1999, como mario carascalao, manel carascalao, joao carascalao, leandro isac, rui lopes etc etc e mesmo xanana deu ordem a matar alguns camaradas no mato. Essas pessoas sao criminosos e traidores....
Ema sira nee povo maubere nian ran lanu ona, hen deik matebian nebe sira oho iha tempo ocupasao indonesia sei mabeu sira, ida ba ida. imi haree deik sei mate ho moras kona baliu. Tanba rai timor ho matebian moris.

Anónimo disse...

Golpista Xanahorta sira agora influenciado husi autonomista sira. Partido PD nee autonomista sira ho sira nia oan maka domina, Inercio Carvalho mobiliza ema iha Suai mai manifestasao iha Dili, Rui Lopes financia demonstrasao no ema sira nebe sunu uma iha Dili laran. Sira usa osan nebe sira hetan faan sira nia aan ba Indonesia maka agora financia crise ida nee. PSD oportunista aproveita situasao tamba sira enveja FRETILIN. Igreja (elementos balu)lagosta FRETILIN tamba iha stigma ida que FRETILIN comunista no Mari Muculmano. Xanana hakarak Poder total iha Timor mais agora nia iha comprimisos barak ba ema criminoso, oportunistas, inveja dor sira tamba nia hetan suporta husi ema sira ne. Horta hakarak hasai taan nia imajen e halo parte golpistas ne mais nia promete sasan barak ba Alfredo ho ema barak agora nia la konsegue cumpri ho nia promeas e Alfredo ataka nia.

Alfredo, Rai Los ho Petisionarios beik ten tamba sira hanesan bibi ida ema fo ba sacrificio. Ema usa sira para comesa crise ne agora sira balu halai hanesan animal fuik iha ailaran. Petisionarios sira agora comesa arasca ona ho hahan e agora husu ba sira nia maun bot Horta para fo Osan ba sira.

Iha individios barak iha igraja maka hau bele dehan cumpri ho sira nia serviso ba Povo hanesan madre sira iha Balide mais padre balu hakarak mete ho Politica demais he ate agora la buka solusao ba problema nebe sira mos contribui.

Se FRETILIN lakon eleisau entaun Timor ne ema oportunistas, criminosos, corruptos, maka ukun. Hau fiar ke FRETILIN se hatudo ba Timor hanusa maka Partido funciona hanesan oposisaun.

Mais se FRETILIN manan ema barak sei moe, e tenki MOE tamba politica foer ne sei sai htu para ita hotu hare. FRETILIN tenki marca nia presensa e hili Primeiro Ministro tuir nia consiensia e laos para satisafas Partido sira nebe maka lakon.

Anónimo disse...

see los mak sala? sala ne mai husi xanana, tanba xanana nian golpe halo tia husi ailaran, la os fuin mak halo golpe nee.
Antes xanana atu halo lakon FRETILIN: xanana fahe FTRETILIN ba rua iha ailaran, depois mak hahu soran grupo rua nee oho malu. Nusa mak kamarada KILIS lakon? tanba xanana mak fo ordem oho tia.
xanana tenta dala barak ona atu halo lakon FRETILIN ho tactica oen oen iha ailaran maibe la consegue.

xanana sei iha kadeia indonesia nia ho fen mutin australiana prepara tia ona golpe ne. Sira nain rua hatene ona katak POVO mak FRETILIN e FRETILIN mak POVO neduni e' dificil para halo golpe ida iha ukun an laran.
Depois de referundum nia ho fen mutin mai iha timor hahu kedas RECONCILIASAO ida ke la fo justisa ba ema sira nebe oho ema iha funu laran, e hakuak deik ema assasinios, oportunistas, traidores para bele fiar nia iha loron ikus mai.
Ao mesmo tempo xanana assumi kedas presidente CNRT para bele halo manobra oen oen. Iha tempo CNRT ho INTERFET.
xanana ho australianos, americanos plano tia troca naran FALINTIL ba fali FDTL ke la iha consulta ba membros militares FALINTIL.
Hasae tia forsas FALINTIL balu ke la iha razao ida e la iha consulta, naran hasae deik.
Hatama ema atus 500 resin ba servisu militar la liu husi consulta ba membros FALINTIL sira seluk.

To ikus mai xanana usa ema assasinios, traidores, oportunistas sira sae fali xanana nian lima kroak para halo golpe oho fali forsas libertador timor leste FALINTIL ho povo.

Ema hotu iha timor tomak hatene momos hela katak ema sira nee mesak assasinios, traidores, oportunistas nebe iha tempo indonesia oho ona ema barak.
Ohin loron xanana usa fali ema sira ne oho fali ema nebe denfende ukun rasik an.

Anónimo disse...

Anonymous 12:21:03

Ami hatene o ne'e se.....ida be derepenti sai tiha VM Estatal ho inicial FA....kuidado ho comentarion que bele hamate FRETILIN nia imagem......imi sira be ho mental hanesan nee mak atu estraga FRETILIN. Hau hanesan militante FRETILIN nunca konhese ema ida be naran: FA, MB, AT, MA, AP durante resistencia nia laran. Keta hodi imi nia hahalok at husi liur mai tamba iha ami nia fuan laran tomak sei hakilar bebeik VIVA XANANA....mate ka moris.

Kuidado ho hahalok nebe bele estraga futuru FRETILIN ok.

Anónimo disse...

Hau husu favor ba sira nebe la hatene lolos kona ba hau nia tio Aquilis nia mate, lalika temi iha blog ne'e. Lalika usa nia mate para "dada ahi klak ba imi nia ikan". Nia Oan mak iha direito atu koalia nia mate!!! Obrigado.

Anónimo disse...

Margarida,seus princípios são corretos e é o que se deseja, mas a realidade imediata, fruto das tensões políticas apontam para outro lado. Por mais que se repita e publique a constituição de TL, aqui no blog(e é bom que se faça), frente a desordem militar e civil não significa muita coisa. A frustação da populção com esta situação, além do desemprego, pode levar partidos bem intencionados, como a Fretilin, a perda de credibilidade e de apoio popular. O enraizamento da cultura democrática, do respeito à diversidade, da tolerância religiosa leva anos e não será em seis meses, até as eleições,por exemplo, que isso irá ocorrer. Um acordo político, um perdão criterioso, pode ser um instrumento para promover a paz e fundar melhor a justiça e os serviços públicos como saúde e a educação. Mantida esta "guerra" covarde, como bem dissestes, nada frutifica e põe em risco a consulta popular, o que pode levar TL para um abismo.
Saudações
Alfredo
Br.

Anónimo disse...

Alfredo:

Isso seria pedir um raciocínio demasiado complexo a essa Tamagoshi que dá pelo nome de Margarida.
Aliás, esse raciocínio não vem no Avante, logo, ela não podia lá chegar.

Anónimo disse...

Sexta-feira, Setembro 29, 2006 1:14:55 PM

Tamba sa la dehan naran deit temi faili MA AP. O ne cobarde FRETILIN bosok ten ida. O anonimo ida mos tauk saida. Keta bosok demais parese o uluk bufo ida maka la hatene ema nia contribuisaun ba historia FRETILIN no Timor nian.

Anónimo disse...

Comandante Reinado

Tenho tido a preocupação de analisar as suas palavras e atitudes desde que começou a ficar na "moda" e o seu "estatuto VIP" lhe foi emprestado pelo Presidente Alexandre Gusmão em detrimento do grande General Matan Ruak, que até quiseram eliminar, ou seja: assassinar.
Esse, entre outros.
E então isto não foi um golpe de estado? Não foi o derrube de um governo absolutamente legítimo e democraticamente eleito? Não estava você ás ordens do Presidente Alexandre Gusmão?
Tudo indica que sim.
Os seus amigos australianos quando foram ter consigo à Pousada de Maubisse e consigo pernoitaram, reuniram, etc, etc, discutiram o quê? Qual foi o "cozinhado" acordado? Que "condimentos" lhe deram, e Alexandre, e você, e Salsinha e a Igreja? E todos os que estão na penumbra?
Então, quer o bem de Timor e do seu povo, dos seus "irmãos"?
Francamente.
O senhor Reinado tornou-se um ser desprezivel e os seus amigos também o são.
A sua personalidade deixa muito a desejar, mas até podemos ser tolerantes se considerarmos que já passou por muito quando era jovem... Mas nada justifica que não olhe a meios para atingior os seus fins: sair sempre por cima e trucidar os outros.
O Presidente Alexandre não conseguiu concluir o golpe de estado como queria e agora está a procurar "limpar-se". Por isso, vai sobrar para si e para outros apaniguados golpistas um período negro a que se chama "travessia do deserto" - dessa "travessia" nem todos se salvam, será, provavelmente, o seu caso.
Falta saber se Alexandre não terá de também fazer essa "travessia", depende de si, levá-lo consigo ou não. O tempo o dirá.
Uma coisa é certa: Xanana está "morto" e agora o que existe é um Alexandre Gusmão, Alexandre o pequeno!

Anónimo disse...

Anda todo o mundo À procura de um estadista que salve Timor e está aqui este tesouro escondido à espera de ser descoberto!

Além do mais, Reinado tem vocação de comunicador, tem o dom do verbo e a eloquÊncia de um pregador. Ele arrasta multidões!

Mas, com tanto talento e rara inteligência, Timor corre o risco de ficar privado de tal criatura. a Austrália está na corrida para a sua "contratação", qual craque do futebol...

Só de imaginar tal tragédia desfaço-me em lágrimas. A ideia de Timor ficar órfão sem este seu filho-pai é demasiado devastadora!

Rezo para que ele nunca se entregue, voluntária ou involuntariamente...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.