terça-feira, setembro 19, 2006

Mário Lino representa Portugal no Fórum entre China e lusofonia

Macau, China, 18 Set (Lusa) - O ministro português dos Transportes e Ob ras Públicas, Mário Lino, preside à delegação que participa na segunda reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.

Fonte oficial em Macau confirmou à agência Lusa que Mário Lino vem a Macau para a reunião entre 24 e 25 de Setembro em substituição do ministro da Economia Manuel Pinho que, por razões de agenda, está impossibilitado de viajar para o Oriente.

A delegação portuguesa inclui também o secretário de Estado do Comércio , Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, que depois seguirá para o continente chinês em visita oficial.

Em representação da China estará em Macau o ministro do Comércio, Bo Xi lai, enquanto que Angola terá como líder da sua delegação o ministro do Comércio , Joaquim Muafumua.

O Brasil, em plena campanha eleitoral, terá na chefia da delegação o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio, Ivan Ramalho, enquanto que Cabo-Verde estará representado pelo ministro da Economia, João Pereira da Silva.

A Guiné-Bissau tem como líder da delegação o ministro do Comércio e Ind ustria, Pascoal Domingos Baticã, Timor-Leste o ministro do Desenvolvimento, Arcanjo da Silva, e Moçambique o ministro do Desenvolvimento e Planificação, Aiuba C uerneia.

A fonte contactada pela Lusa acrescentou também que foi dirigido um con vite às autoridades de São Tomé e Príncipe - país que mantêm relações diplomáticas com Taiwan em detrimento de Pequim -, mas desconhece-se ainda qualquer decisã o do Governo daquele país africano quanto à sua participação como observador na reunião ministerial.

Recorde-se que na primeira reunião realizada em 2003, a República Popular da China convidou também o Governo de São Tomé e Príncipe a estar presente como observador, convite que na altura foi recusado com a alegação de impossibilidade de agenda dos ministros.

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, criado em 2003, foi lançado pela China para potenciar a s relações privilegiadas de Macau com os países de língua portuguesa e visa estreitar as relações multilaterais para potenciar a cooperação e as trocas comerciais.

JCS-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.