quinta-feira, setembro 14, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.

É um disparate o que Ellison e Downer disseram. Reinado não tem apoio e eles recebem sempre informações sobre onde estão mas nunca chegam a tempo. Chegam tarde demais, como foi admitido tanto pelo Comandante Lancaster como pelo porta-voz da ADF.

Não há dúvida de que tem de haver cuidado porque o homem com o XXX tatuado na parte detrás do pescoço é um vendedor de guerras e do que ele mais gosta é de (provocar) lutas (vejam o tiroteio de Fatoahi que ele provocou captado pelo programa Dateline da SBS's).

Mas agora estamos na questão de aplicar a lei, de coagir o bem contra o mal. É do que se trata (agora).

Assim....vamos a isso!

Há bastantes recursos, a (questão) é como são usados. Dizem isso figuras de topo das F-FDTL, que se eles estivessem envolvidos na caçada, que Reinado seria capturado dentro de dias.

Isso pode não se ajustar à imagem que alguns gostariam de colar às F-FDTL, porque isso mostraria que as F-FDTL ainda têm a confiança do povo e não são a força diabólica que alguns interesses estrangeiros lhes quiseram colar. Mas não têm escolha. Só as F-FDTL podem ajudar a capturar Reinado....só têm que ter a humildade para aceitar alguma ajuda. Não são os recursos que são o problema...é a confiança e a capacidade para dialogar com os Timorenses....é aqui que tem estado sempre o problema das forças Australianas em Timor-Leste.

O sucesso da INTERFET deveu-se inteiramente ao envolvimento dos Timorenses como seus parceiros, muitos dos quais estão agora nas F-FDTL. Isso tem também sido uma tradição, se nos lembrarmos da II Guerra Mundial quando uma mão cheia de comandos Australianos foram mantidos vivos pelos seus ajudantes Timorenses. Isso permitiu-lhes manter dezenas de milhares de soldados japoneses ocupados, com grande custo de dezenas de milhares Timorenses que morreram em represália pelos Japoneses pela ajuda que deram aos Australianos.



"Ainda é cedo. Há-de chegar a altura em que denunciarei um por um, e o povo fará o seu juízo em relação às pessoas que neste país continuam a querer desestabilizar"

Não, não. Ao contrário do que possa parecer, esta frase não foi dita por Alkatiri, mas por Ramos Horta.

Parece-me que ele é que começa a abrir os olhos...

H. Correia.

3 comentários:

Anónimo disse...

As Falintil-FDTL capturariam Reinado e companhia em poucos dias, se o seu Supremo-Comandante os deixasse!

Há algumas dúvidas nesta questão: será ele mesmo seu Comandante-Supremo protegendo os interesses do seu país, a sua soberania e o exército regular desse país como garante da soberania?

Está agir como se antes fosse o Comandante-Supremo dos Australianos em Timor.

Anónimo disse...

As Falintil-FDTL capturariam Reinado e companhia em poucos dias, se o seu Supremo-Comandante os deixasse!

Há algumas dúvidas nesta questão: será ele mesmo seu Comandante-Supremo protegendo os interesses do seu país, a sua soberania e o exército regular desse país como garante da soberania?

Está agir como se antes fosse o Comandante-Supremo dos Australianos em Timor.

Anónimo disse...

REALIDADE, FILME OU TELENOVELA

A Austrália deve estar a manter Reinado em Reseva Territorial para o caso de voltar a ser necessário usar os seus préstimos.
Exactamente por isso ele está como que em "banho Maria" e assim se irá manter até concluirem ser uma figura dispensavel ou estar na hora de o usarem em defesa dos seus interesses.
Conforme evoluir a situação em Timor Leste, favoravel ou desfavoravel aos governantes australianos, assim se manterá ou não a telenovela Reinado. Coisa que pode levar muitos meses ou até anos...
Livra!
A não ser que decidam, entretanto, pôr em figura principal "outro actor".
A psico da secreta australiana tem o argumento escrito e o elenco será constituido em conformidade com as alterações que fizerem no argumento.
Será isto um filme?
O pior é que sofre e morre gente a sério.
Morrem inocentes às ordens de políticos energumos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.