terça-feira, setembro 26, 2006

De uma leitora

E repare-se como a xananista número um, Ana Gomes, já na quinta-feira (antes portanto de Mascarenhas Monteiro ter sido informado das "pequenas reservas") já se pavoneava:

Quinta-feira, Setembro 21

Precipitações

Em Portugal, Cabo Verde, Timor Leste estreleja-se pela indigitação do ex-Presidente de Cabo Verde, Dr. Mascarenhas Monteiro, para Representante Especial do Secretário Geral do ONU em Timor Leste, em substituição do japonês Hasegawa.

Já chovem felicitações sobre o indigitado!

Mas atenção! Em matéria de nomeações internacionais - e não só - convem nunca deitar foguetes antes da festa...

[Publicado por AG] 21.9.06
http://www.causa-nossa.blogspot.com/


Margarida.

.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo que a Xanananista numero um actual em TL para influenciar e ao mesmo tempo impedir indirectamante a nomeacao do Kofi Annan , mas pelo que vejo a forca do Xanana actual sao os ex lideres das milicias colaborando com o Fernando de Araujo o actual presidente do Partido PD nao vao resistir mais de tantos anos , acreditem isso , porque TL foi independente nao so por causa de um Xananazinho mas sim por causa da coragem dos Povitos de TL que actualmente ainda estao a sofrer nos campos de desalojados ... mas tomem cautela que os povitos tem tambem a sua limitacao de paciencia . Xanana e um grande traidor da nacao como Rui Lopes e Nemencio da Carvalho incluindo Fernando Araujo presidente do Partido PD.

Anónimo disse...

Pelos vistos a Ana Gomes tem opinioes mais bem informadas que as margaridas. A Ana tinha toda a razao. O Dr. Mascarenhas ja nao vai ser SRSG.

Anónimo disse...

Por enquanto quem ordena em TL são os tubarões Xanana, Rui Lopes e Nemêncio de Carvalho. Mas não há tubarões invencíveis e nos votos os mexilhões irão vencê-los. E lixá-los.

Anónimo disse...

Ana Gomes? É aquela mesma Ana Gomes que, aquando da Cimeira dos Açores, terá chamado ao Durão Barroso de estalagadeiro? É aquela Ana Gomes que se tinha manifestado contra a ocupação ilegítima do Iraque?

E a ocupação de Timor é então legítima?
Ou então aqui calaram-se princípios, aplicando-se como único critério a amizade?

Anónimo disse...

A Ana Gomes tem muitas vezes dito asneiras grandes.

Mas esta Tamagoshi que assina pelo nome de Margarida, parece inferir que Ana Gomes foi quem impediu a nomeação de Mascarenhas Monteiro.

O que Ana Gomes demonstrou, é que a experiência como diplomata a levou a ser prudente quanto à certeza de que Mascarenhas Monteiro seria o novo SRSG em Timor. Porque conhece os enredos da política internacional e duvidou que a Austrália aceitasse MM sem reservas. Como aliás veio a acontecer.
Isto só demonstra que Ana Gomes quando faz um esforço, até é capaz de análises realistas, as quais são indispensáveis para se ajudar Timor. Desengane-se que quem pensa ser possível ajudar Timor no palco internacional, apenas com ilusões sobre o a justiça no mundo. Simplesmente não é assim. Não o é quanto à Austrália, como não é em relação a nenhum país do mundo, incluindo Portugal.

Cabe ao governo timorense, manifestar-se quanto ao próximo indigitado, manifestando as suas reservas se as tiver. E de viva voz.

Culpar a Ana Gomes pela recusa de Mascarenhas Monteiro, é como culpar Galileu por ter afirmado a teoria heliocêntrica.

Eu gostaria muito que MM tivesse sido o próximo SRSG, mas não descarrego a minha frustração em quem apenas alertou que ele ainda não o era.

Que cambada esta.

Anónimo disse...

A justiça absoluta na política internacional poderá até nunca existir, poderá até ser uma miragem, uma ilusão, um autopia. Mas sonhando apenas com ela é algo que honre o ser humano como um ser superior.

As políticas baseadas em injustiça absoluta que se tem verificado nos últimos anos por uma e enquanto única superpotência, que utilize a linguagem de força, que exclui as demais entidades internacionais da paz, que atire para o chão todas as leis de direito internacional e fale depois da liberdade e da democracia, isso não é injustiça, isso não é cúmulo da hipocrisia.

Porque é que será que o terrorismos e os fundamentalismos estão a acender-se cada vez com mais intensidade?

Anónimo disse...

Se fosse só por essa razão, era fácil de resolver.

Mas como tem a ver muito mais com as lutas pela dominação do mundo islâmico, torna-se muito mais complicado.

Se fosse só isso ( asuper potência), como se entendiam os ataques bombistas em países muçulmanos que tentam ser laicos?

Pior ainda, quem têm sido a esmagadora maioria das vítimas?

Que razão podemos dar a quem não se importa de chacinar o seu próprio povo, em nome da conquista do poder e da imposição da lei islâmica?

Quem pode ter o atrevimento hipócrita de apoiar tais crimes?

"A justiça absoluta na política internacional poderá até nunca existir, poderá até ser uma miragem, uma ilusão, um autopia. Mas sonhando apenas com ela é algo que honre o ser humano como um ser superior."

Até pode ser, mas só com sonhos não se resolvem os problemas como os de Timor. É com acções e passos concretos. E estes têm de ser dados, real politik, no equilíbrio dos interesses. Se as regras são estas, é com elas que têm de jogar. Muita habilidade é precisa.

Anónimo disse...

Agora real politiké sinónimo de traição (Horta, Xanana), interferência nos assuntos internos de Estados soberanos (Ana Gomes)? Para uns será, mas nunca o será para os patriotas e para quem defende a soberania dos povos e a sua independência nacional. E certamente não será para os patriotas Timorenses, tanto os que lutaram contra a longa ocupação como para os mais jovens. è que eles lutaram e lutam para serem os senhores do destino do seu país e não para mudar de ocupante. Eles lutaram para serem livres. É assim tão difícil de entender o desejo dos povos pela sua libertação e pela sua liberdade de livremente decidirem?

Anónimo disse...

Alguém disse isso?

Como é que você consegue distorcer até o que não se diz?

Onde é que Ana Gomes interferiu quando chamou a atenção para o facto de MM ainda não ter sido nomeado?

Foi ela que inviabilizou a nomeação?

Ela só alertou para o que, na opinião dela, e pelos vistos acertou, não era um dado adquirido. Porque entendeu os interesses regionais em jogo. Independentemente de achar bem ou mal. Não foi essa a questão.

Páre de ser Tamagoshi.

Anónimo disse...

O desgosto pela ida do Japonês continua a sentir-se. Mas ele foi-se mesmo embora. Só falta agora irem os Australianos.

Anónimo disse...

margarida, deixe de tentar enganar-se a si mesma. Quem morre de desgosto eh voce e os seus camaradas da fretelin de Maputo desde que o antigo PM viu-se obrigado a apresentar a sua demissao para assumir responsabilidades pela crise. Ate agora as coisas tem sido um autentico pesadelo para voces. Ainda estao por se conformar que aquele "lindissimo sonho" de Mari e sus muchachos de governar por 50-100 anos era um castelo no ar.
Infelizmente para a fretelin de Maputo Timor nunca mais ha de ser o mesmo dos ultimos 4 anos da sua governacao.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.