terça-feira, agosto 29, 2006

Dos leitores

A verdade tem que ser apurada, e a dignidade das F-FDTL restaurada!

Se assim o PR primeiramente como o Comandante Supremo das Forças Armadas e o PM o quisessem, já o tinham feito. Como não têm mostrado interesse nem dado passo algum nesse sentido, só resta a concluir que o seu objectivo é fazer as populações, actualmente talvez apenas uma fasquia de população, a crer que as F-FDTL foram principalmente culpadas para toda a tragédia que actualmente se vive no país, mantendo assim as Falintil-FDTL acantonadas e de maõs atadas para poderem intervir na estabilização da situação. Só assim fica o espaça aberto para as forças australianas. Só acantonando as F-FDTL podia garantir-se que estas não intervinham na defesa da SOBERANIA, da LEGALIDADE e LEGITIMIDADE DEMOCRÀTICAS enquanto se desenrolava o golpe de destituição do Primeiro-Ministro e do derrube do Governo.

É urgente fazer um inquérito a todos os envolvidos e garantir que as autoridades políticas garantam um julgamento, com maior celeridade possível, em tribunais competentes de desertores e criminosos, como sejam Reinado, Salsa, Railos e outros.

Os apedrejadores das Falinti-FDTL, em tentativas de tanto agradar a correntes políticas actuais, fazem realmente tudo para enxovalhar, injuriar e difamar as Falintil-FDTL. Só fossem minimamente imparciais e realistas haviam de julgar o acto premeditado do Reinado em ter atirado de sangue frio para um dos camaradas das F-FDTL, avisando antes de iria contar até dez antes de disparar, através de um crime de sangue frio premeditado, além de cumulação de muitos outros, sem agora alargar a exposição.

Se realmente há alguma culpabilidade por parte de alguns elementos das Falintil-FDTL, estes têm que ser responsabilizados e culpabilizados em vez de satanizar toda a força de defesa da SOBERANIA do país.

Assim é que devia ser feito num ESTADO DE DIREITO.

Afinal, quem recorre à praça pública, à arbitrariedade sem legalidade e calúnias, são vocês que bem sabem que a lei não está do vosso lado, nem verdade, nem justiça, nem humanidade, nem dignidade. Assim, a única maneira é atirar com aquilo que defenda a SOBERANIA para o lamaçal.


Lafaek.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sim a dignidade das F-FDTL deve ser reparada. Concordo. Mas nao sera facil porque o Mari tramou-lhes a vida quando lhes deu a missao de matar outros timorenses. Quem ira reparar os danos que as F-FDTL causaram ao Povo Maubere?

Anónimo disse...

É simples, ou pelo menos devia ser.

Apurar todos os factos, inquirir todos os intervenientes, todos mesmo, desertores, soldados, oficiais superiores, governo, ex-PM e o PR, como PR e como Comandante Supremo das Forças Armadas. Sem ninguém que se esquive! Perante uma justiça isenta de partidarismos e não faccionária!
Que se saiba quem é o responsável e que preste contas ao povo!

Anónimo disse...

E com o braco no ar!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 10:52:49 PM: não tente confundir. A justiça é feita pelos tribunais e os juízes no exercício das suas funções, são independentes e apenas devem obediência à Constituição, à lei e à sua consciência.

Anónimo disse...

"Assim é que devia ser feito num ESTADO DE DIREITO."

O que? Essa e a concepcao do Estado de Direito do CC da fretilin.

Um Estado onde o PM tem o "direito" de ordenar unilateralmente as forcas armadas do pais contra cidadaos civis e em violacao das leis vigentes?

Um Estado onde o Ministro do Interior tem o "direito" de armar civis organizados em esquadroes de morte para servirem os intentos maquiavelicos do CC da Fretilin?

Um Estado onde o partido maioritario julga-se no "direito" de fazer uso dos activos do Estado para servir interesses do partido?

Um Estado onde para se ter "direito" a trabalho precisa do cartao do partido Fretilin?

Etc, etc...

Isso nao e um mero Estado de Direito. E um Estado de Direito da Fretilin.

Anónimo disse...

Viva Fretilin. Viva o Marxismo-leninismo. Viva o Roque e o Alkatiri e Viva eu que estou-me nas tintas para a Fretelin.

Anónimo disse...

Margarida!
O que voce sabe ja a mim me esqueceu.
Qual justica?Aonde?Quais juizes?
Onde esta a independencia dos juizes?Qual carapucas.Se quiseres comecar com justica comeca por julgar os assasinios de 1975 de todos os quadrantes.Depois que haja eleicoes livres e democraticas(nao ao braco no ar).Nao porque da jeito,e barato e outras desculpas.
Vou ficar aqui.Vou ao alentejo.

Anónimo disse...

Quando voltares do Alentejp tras a Margarida contigo. Ate os comunas ja estao fartos dela. Safa!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.