terça-feira, agosto 29, 2006

Comunicado - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA


Seis postos permanentes de polícia criados em Díli

O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, promoveu esta segunda-feira, 28 de Agosto, uma reunião alargada sobre segurança na qual participaram o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, Sukehiro Hasegawa, o novo comissário da Polícia das Nações Unidas (UNPol), o português Antero Lopes, representantes dos vários comandos militar e policiais das forças internacionais presentes em Timor-Leste, além do vice-primeiro-ministro Rui Araújo, o ministro do Interior, Alcino Baris, o vice-ministro do Interior, José Agostinho Sequeira “Somotxo”, e o Procurador-Geral da República, Longuinhos Monteiro.

No encontro, o primeiro-ministro chamou à atenção para a necessidade de as condições de segurança melhorarem substancialmente, após mais um fim-de-semana em que bandos de jovens tornaram a atacar alguns bairros da capital timorense, incendiando casas e promovendo desacatos. José Ramos-Horta reafirmou o papel de coordenação do Governo nas áreas da defesa e da segurança, em sintonia com o Presidente da República, mas sublinhou também que, face à resolução 1704 aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sexta-feira, “há uma maior necessidade de coordenação do Governo com as forças internacionais”. Nesse sentido, o primeiro-ministro insistiu na “urgência da criação de postos permanentes de polícia, 24 sobre 24 horas, nos bairros mais problemáticos da cidade de Díli”.

O comissário que acaba de assumir a liderança da polícia internacional, Antero Lopes, assumiu esta questão como prioritária, tendo garantido que em breve vão ser criados seis postos de polícia na capital timorense. Em coordenação com o ministro do Interior, o comissário Antero Lopes revelou que os postos policiais vão ficar localizados no subdistrito Dom Aleixo (orfanato), em Comoro (na antiga esquadra de polícia), em Bebonuk, em Bidau/Akadiru Hun, no Mercado Central e no bairro do Matadouro (em Manu Metan Rai Hun). Enquanto não forem criados os postos, o comissário asseverou que vão ser intensificadas as patrulhas móveis nestes bairros, “sem descurar o patrulhamento ostensivo da restante capital”. Por fim, revelou ainda que assim que a polícia internacional dispuser de mais recursos em Timor-Leste, o número de postos fixos será aumentado.

O primeiro-ministro referiu ainda a importância de as forças internacionais manterem operações de recuperação de armas, nomeadamente das que se sabe que ainda estão na posse de elementos que integravam a Polícia Nacional de Timor-Leste, que não as devolveram voluntariamente nem se apresentaram no Quartel-General.

Comando da PNTL suspende funções

O primeiro-ministro anunciou, entretanto, que o comando da PNTL se autosuspendeu de funções. O superintendente Paulo Martins e os adjuntos Ismael Babo e Lino Saldanha apresentaram ao primeiro-ministro a sua autosuspensão de funções, enquanto decorrerem os trabalhos da Comissão de Avaliação da PNTL. A comissão foi criada pelo Conselho de Ministros na semana passada e destina-se a verificar quem, dos 800 elementos da polícia timorense que actuavam em Díli, está apto a regressar em breve às suas funções e quem terá de ser alvo de processo disciplinar ou criminal.

José Ramos-Horta elogiou a atitude dos comandantes da PNTL.


Díli, 28 de Agosto de 2006

13 comentários:

Anónimo disse...

"José Ramos-Horta elogiou a atitude dos comandantes da PNTL."

A quen sr primeiro Ministro ao paulo Martins aquele cobarde que abandonou os seus homens.

Anónimo disse...

Pelo menos atrasaram-se três meses.

Anónimo disse...

Quase houve a esperança que fosse o Longuinhos Monteiro o autosuspendido.
Os australianos sairiam da procuradoria, o Presidente da República deixaria de dar instruções e passaria a Procuradoria-Geral a ser digna do nome que tem e a dar cumprimento à lei

Um sonho... adiado... por quanto tempo?

Anónimo disse...

Pobre Antero Lopes que tanto vai trabalhar para que o Procurador-Geral, o Longuinhos Xanana, desculpem o Longuinhos Monteiro, tenha mais casos para pôr na prateleira e ganhar mais uns dólares.

Anónimo disse...

Então mas não há nenhum jornalista que publique o curriculum do Longuinhos Monteiro e a sua brilhante carreira de chumbos sucessivos no acesso à carreira de procurador?

Já não há jornalistas como antigamente...

Anónimo disse...

Os jornalistas de antigamente estao todos reformados.Tem que mamar com a Margarida, Malai Azul,
H.Correia, Ze Cinico, Ze Pinico e o grupo de forcados "Comunas da Soeiro" bem como "Malucos da risada" e os ninjas de Alcoentre.

Anónimo disse...

E qual é o problema? Quando não há cão caça-se com gato que aliás ainda é melhor caçador para ratos.

Anónimo disse...

Anonimo das 10:08:19 pm

Este blog nao e o sitio ideal para se fazerem ameacas...sabe muito bem que agora as novas tecnologias conseguem mais e mais...portanto, deve ter um pouco mais de cuidado, porque talvez a Margarida nao o cace com o "rama ambom" mas com as novas tecnologias..sabe muito bem que a TT consegue descobrir quem mandou ou nao mandou estes comentarios...veja bem o que diz, ok? (isto nao e uma ameaca...mas bem, entende-a como tu quiseres!)

como o sr/sra diz:
Tenha cuidado...

Anónimo disse...

Gentinha pequenina nas idéias e na palavra... serão estes anonymous os chefes dos gangs que queimam e destroem?

Anónimo disse...

Anonimo das 10:42:06 PM,

So faltava agora essa! Agora querem por a TT aos designios da Fretilin para entrangularem a liberdade de expressao. Nao sou nada a favor de ameacas mas isto constitui em si uma ameaca e uma forma de intimidacao para aqueles que tenham uma opiniao diferente da sua.

Para os que se sentem minimamente preocupados com a ameaca deste anonimo podem recorrer a um anonimato mais seguro dos servicos que permitem aceder a este blog (ou qualquer outro) de uma maneira completamente anonima sem revelar as assinaturas digitais dos computadores que usam e que o Malai Azul pode obter.

So faltava agora uma PIDE electronica da Fretilin.

Aqui esta um destes servicos de anonimato mas usem na de forma responsavel e nao se esquecam de ler os termos e condicoes de uso:

http://anonymouse.org/anonwww.html

Anónimo disse...

Isto está mesmo a baixar de nivel!

Anónimo disse...

Ja estao os gajos todos cagando-se de medo! Muito natural para cobardes!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Que tal acalmarem-se todos um pouco? Para já sou uma naba completa em questões de novas tecnologias e depois defendo que toda a gente se exprima à vontade e nunca, por nunca ser me passaria pela cabeça "perseguir" quem quer que fosse, fosse pela razão que fosse.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.