terça-feira, agosto 01, 2006

Comunicado de Imprensa - PM


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

INFORMAÇÃO À IMPRENSA



Programa do Governo aprovado pelo Parlamento Nacional

O Programa da II Governo Constitucional de Timor-Leste foi aprovado nesta terça-feira, 1 de Agosto, pelo Parlamento Nacional, com 68 votos a favor, dois contra e uma abstenção.

O documento que indica as grandes opções políticas do Executivo, e que tem como prioridade o combate à pobreza, foi em grande parte inspirado no Programa de Governo do I Governo Constitucional e no Plano de Desenvolvimento Nacional, que se encontra em vigor e determina as opções de longo prazo do Governo de Timor-Leste.

No final do debate de dois dias, o primeiro-ministro, José Ramos-Horta, revelou estar “muito satisfeito” com o resultado da votação, salientando o forte apoio dado pelos representantes da nação ao Governo suportado pelo bancada da Fretilin, que detém 55 dos 87 lugares que compõem o Parlamento Nacional.

“Quase se pode falar em unanimidade em torno do programa do Governo. Alguns deputados demonstraram algumas dúvidas sobre a execução do programa e do Orçamento do Estado, mas eu quero deixar claro que o Executivo tem capacidade de executar o Orçamento do Estado para 2006/07 já aprovado pelo Conselho de Ministros”, declarou Ramos-Horta.

Tendo pela frente apenas cerca de nove meses de governação, Ramos-Horta identificou oito áreas prioritárias de actuação: reconciliação comunitária; consolidação da segurança e reforma das instituições da defesa e da segurança; realização das eleições legislativas e presidenciais; redução da pobreza e crescimento económico; boa governação; desenvolvimento e consolidação das relações diplomáticas com os países amigos; finalização da demarcação da fronteira terrestre com a República Indonésia; e ratificação do acordo sobre a exploração petrolífera conjunta com a Austrália do campo denominado Greater Sunrise.

Díli, 1 de Agosto de 2006

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.