quarta-feira, julho 05, 2006

Quem manobra quem?

De um leitor:

"Mari Alkatiri foi claro ao declarar à Lusa não pretender utilizar a imunidade parlamentar para esquivar-se à justiça.

A PRG tem o dever de ser imparcial e continuar a investigação.

Interessa a quem manobrar a PRG, afinal? "

Ver este post.

7 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo das 3:23:40 AM: as sessões do Parlamento Nacional são abertas à população não são? Que tal então quando o PM ocupar o seu lugar de deputado ir até vê-lo a falar perante os representantes do povo? Quanto ao Lu'Olo até já o podia ter visto.

Anónimo disse...

Que frustracao srs comentaristas. Nao gostam de ouvir as verdades? Encare as com coragem.

Anónimo disse...

As ligações na Procuradoria-Geral da República - parte II

Um Procurador-Geral que ocupa o cargo com plena e clara violação da lei.

Um Procurador titular do processo de investigação cujo suspeito anteriormente o acusou de "colonialista".

Um Procurador que lidera, juntamente com o Procurador-Geral um projecto de apoio à Procuradoria financiado pelos australianos que supostamente no futuro tembém irão "financiar" o seu salário.

Um "investigador" contratado pelas Nações Unidas desconhecendo-se qual o título atribuido e funções que desempenha.

Se é policia internacional das Nações Unidas não pode efectuar qualquer investigação pois há mito que as Nações Unidas não estão mandatadas para esse efeito.

Se é procurador "não pode servir em tribunal ou juízo em que exerçam funções magistrados judiciais ou do Ministério Público ou funcionários de justiça a que estejam ligados por casamento ou união de facto, parentesco....."

Ora, é do conhecimento público que a Juiza Sandra Silvestre que tutela o processo de investigação em que é suspeito Rogério Lobato vive em união de facto com o Investigador e ou Procurador agora recrutado pela UNOTIL.

O casal Juiza e Investigador e ou Procurador têm sido vistos frequentemente na companhia do Senhor Embaixador Americano.
Talvez qui possamos falar na obrigação de ética e dignidade pela qual deve pautar a vida pública de um magistrado.

E para terminar este episódio porque parece que em Timor são factos insuficientes para que se tomem medidas para acautelar a independência da investigação pergunta-se:

São as próprias NAÇÕES UNIDAS que procedem a um recrutamento com violação clara da lei timorense??!!

São as próprias NAÇÕES UNIDAS que não se preocupam com a ilegalidade da manutenção do actual Procurador-Geral??!!

São as próprias NAÇÕES UNIDAS que não retiram os seus funcionários quando estão em causa os principios fundamentais de isenção e imparcialidade de uma investigação??!!

A Comissão de Investigação a ser séria vai ter muito trabalho.....

Anónimo disse...

Os problemas sao sempre herdados ou atribuidos a terceiros, os "fundos petroliferos" sao sempre da sua exclusiva autoria. O Mari so se revela mesmo como o menino mimado habituado que as coisas sejam feitas a sua vontade e quando correm mal a culpa nunca e dele. Nao acham mesmo?

Anónimo disse...

Não anónimo das 5:59:42 PM, não acho mesmo. Quem se comporta como meninos mimados a quem todos os caprichos têm que ser satisfeitos são o PR e o ministro dos estrangeiros. E ainda por cima agem como inimputáveis: permitem-se todas as barbaridades inconstitucionais e anti-éticas como se pairassem por cima da Constituição e das leis.

Anónimo disse...

Mari, menino mimado? se alguem que defendeu sempre os interesses do seu pais, e tudo fez para nao deixar que outros ficassem com o que e de Timor-Leste de direito, e uma pessoa mimada, entao que assim o seja, e assim continuara a ser... para o desgosto de alguns, mas felicidade de muitos...

Anónimo disse...

Olha la ,Margarida, faca-me um esclarecimento ja que e conhecedora de todos os factos!!! O deputado Mari ainda e PM? ou ainda tem esperancas que ele volte ao cargo e que tudo tenha sido nao mais de um pesadelo!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.