De um leitor:
"A necessidade dos tribunais funcionarem com capacidade, isenção e independência são condições fundamentais para a sobrevivência do Estado de Direito democrático, afirmou hoje em Díli o Presidente timorense, Xanana Gusmão."
"Nós temos verificado, neste anos, que a lei é mais aplicada ao cidadão comum, ao cidadão pobre, ao cidadão que não tem conhecimento das leis que produzimos", afirmou."
Será que quem escreveu o discurso explicou ao Xanana o significado do seu conteúdo?
Se sim e se Xanana entende o que leu porque nomeou um Procurador-Geral que é ilegal e que é das suas relações pessoais?
Se sim e se Xanana entende porque é que Railos, Alfredo frequentam a Presidência e não os Tribunais.
Se sim e se Xanana entende porque é que é dada prioridade ao processo em que são suspeitos Rogério Lobato e Alkatiri e não se investiga a morte dos elementos da PNTL, dos 5 familiares de Rogério Lobato? Ou os homicidios não são importantes porque não são mediáticos?
Se sim e se Xanana entende porque é que não abre um inquérito à actuação do Procurador-Geral sobre o qual recaem suspeitas de corrupção?
Se sim e se Xanana entende porque é que Longuinhos Monteiro mantém parados todos os processos de corrupção da Administração Pública mesmo depois do Provedor ter alertado para o facto.
Se sim e se Xanan entende porque não se preocupa com os presos ilegais da responsabilidade de Longuinhos Monteiro?
Ou será que quem escreveu o discurso não explicou a Xanana que nem ele nem Longuinhos Monteiro estão acima da Lei?
.
segunda-feira, julho 17, 2006
Para quem é a mensagem, afinal?
Por Malai Azul 2 à(s) 19:11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
10 comentários:
Onde está a sua preocupação com os cidadãos pobres que de momento estão deslocados, sem casa, sem nada, por terem sido vítimas de violência.
Já foram iniciadas as investigações?
Ou o Presidente da República e o seu Procurador Geral estão demasiado ocupados com o caso de Alkatiri e da ilegitimidade da direcção da FRETILIN?
E os militares desertores, Railos e o seu grupo estão acima da lei?
Como explica o Senhor Presidente da República que ainda não tenham sido, pelo menos, ouvidos pelo seu Procurador-Geral?
toex 7:50 e 7:52
SAKIT ATI KARIIIIIIK......
ULUK IMI MAK DOMINA KAMPO ...AGORA IMI MAK STRESS ASISTI FUTEBOL SIRA HALAO JOGO.
AIIIII KACIAN DECH LOEEEEEE.....
OS amigos têm de ter alguma calma, é que não tendo o Governo resolvido a situação dos militares antes, coube ao PR lidar com todos os lados.
Explicação para isso deve haver e da grossa...
Anónimo das 9:20:24 PM: quem competia resolver a situação disciplinar - o Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL - actuou e resolveu e o Governo (ao contrário do PR) apoiou a sua decisão. A quem foi incumbido de averiguar das queixas - a Comissão dos Notáveis - bem tentou ouvir os queixosos, mas estes NUNCA responderem às convocatórias, isto é a Comissão bem tentou mas os alegadamente queixosos não apareceram. Logo se a Comissão mais não fez foi por culpas alheias. Isto é de quem tinha que tratar só mesmo o PR tratou mal, tirando o tapete debaixo dos pés do Chefe do Estado-Maior General das FDTL e minando a sua autoridade e a do governo. E nesta triste actuação não esteve o PR sózinho, pois que dirigentes dos partidos da oposição o acompanharam tentando sempre minar a autoridade da hierarquia militar e do governo.
MAS O XANANA DISSE MESMO ISSO SOBRE OS TRIBUNAIS? MAS QUE GRANDE HIPOCRITA O HOMEM!
EU ACHO QUE ELE PRECISA IR A AUSTRALIA PARA SER SUBMETIDO A UM EXAME DO CAKUTAC.
DO SUKAERMUSAN
Bocas todos mandam mas sobre o Pocurador Geral silencio... é conveniente a todos... todos vão precisar dos favores de Longuinhos né...
Não se esperava que um pais governado por criminosos nomeasse para Procurador Geral alguém honesto.
Afinal todos roubam e todos cometem crimes né?
Pobre povo timorense... não sei se não estariam melhores com os indonésios...
Anónimo das 10:52:59 PM: com essa de "um pais governado por criminosos nomeasse para Procurador Geral alguém honesto" está a querer tirar o cavalinho da chuva do PR mas não se safa. è que pela Constituição da RDTL é da EXCLUSIVA competência do PR a nomeação do PGR. É o que está no "Artigo 86.º
(Competência quanto a outros órgãos)
Compete ao Presidente da República relativamente aos outros órgãos:
k)Nomear o Procurador-Geral da República para um mandato de quatro anos;
l) Nomear e exonerar os Adjuntos do Procurador-Geral da República nos termos do n.º 6 do artigo 133.º;"
E quando aos "criminosos" que alegadamente governam, nenhum tribunal ainda carimbou como "criminoso" qualquer governante e você sabe que dizendo o que disse está a difamar e que isso que está a fazer é crime. Dá para perceber as saudades dos indonésios mas terá que engolir os resultados do Referendo que deram a independência a Timor-Leste e onde cerca de 80% dos seus compatriotas os mandaram borda fora. É isto a democracia, uma pessoa aceitar o que a maioria decidiu e estar com os que maioritáriamente quiseram a independência para Timor-Leste.
FORCA MARGARIDA, FORCA, ESTES COMENTARISTAS NAO SABEM O QUE E DEMOCRACIA!
A democracia e a forma mais dificil que qualquer Pais pode aderir.
SOME JUST CAN NOT HANDLE IT.
Enviar um comentário