domingo, julho 23, 2006

Comunicado - MNE - Tradução da Margarida


REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO


________________________________________________________________________

MEDIA RELEASE

22 Julho 2006 For immediate release


Arranque preenchido para o novo ministro dos Negocios Estrangeiros e Cooperação

José Luís Guterres, o antigo embaixador na ONU e nos USA, tomou posse ontem, pelo Presidente Xanana Gusmão como Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Governo liderado pelo laureado do Nobel da Paz, Dr José Ramos-Horta.

“Sinto-me sempre honrado por servir o meu país em qualquer posição mas suceder ao Dr Ramos-Horta como Ministro para os Negócios Estrangeiros e Cooperação é algo especial. Estou grato pela confiança depositada em mim,” disse o Ministro Guterres.

“Há mais de 30 anos que sou amigo e colega do Primeiro-Ministro Ramos-Horta na luta pela independência, liberdade e democracia para o nosso país.

“Aprendi muito com ele e espero estar à altura do legado do Dr Ramos-Horta, cuja alto personalidade, inteligência e incisão tem mantido Timor-Leste na mente da comunidade internacional e tanto ajudou o nosso país,” disse.

Imediatamente depois da nomeação o Ministro Guterres meteu-se ao trabalho.

Depois de visitar todas as divisões no seu ministério onde foi saudado pelo pessoal, o primeiro compromisso oficial do Ministro José Luís Guterres foi um encontro com uma delegação da Comissão Europeia, onde também esteve presente o Secretário-geral do Ministério, Nelson Santos.

A delegação da Comissão Europeia foi dirigida pelo Embaixador Miguel Amado, o Enviado Especial do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; Sónia Neto, conselheira política do Presidente da Comissão Europeia; Predrag Avramovic, um especialista do mecanismo de resposta rápida da Comissão Europeia; e Aldo de-Lariccia, o responsável da delegação da Comissão Europeia na Papua Nova Guiné.

O Ministro Guterres pediu à delegação para fazerem chegar ao Presidente Durão Barroso a sua gratidão pelo seu apoio e da Comissão na fase difícil que o país atravessou por ter enviado rapidamente um Enviado Especial para Timor-Leste, o Embaixador Miguel Amado, e uma equipa para avaliar as necessidades correntes e futuras do país.

Amanhã, Domingo, 23 de Julho, o Ministro Guterres, parte para Kuala Lumpur para participar o Encontro Ministerial da ASEAN como convidado do Director do Fórum Regional da ASEAN, de 24 a 28 de Julho. Também acompanhará o Primeiro-Ministro Ramos-Horta durante uma visita de trabalho à capital da Malásia.

A delegação de Timor-Leste ao Encontro Ministerial da ASEAN e ao Fórum Regional da ASEAN também inclui Juvêncio Martins, o Embaixador designado para a Malásia, João Câmara, o Director de Assuntos Multilaterais-Regionais, Tenente-Coronel Filomeno Paixão, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa, e Atanásia Pires, segunda secretária da Embaixada de Timor-Leste em Kuala Lumpur.

Juntar-se-ão à delegação liderada pelo Primeiro-Ministro, Dr José Ramos-Horta, que inclui o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política de Energia, José Teixeira, e o Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro, Marcos da Costa.
Nota: Como os melhores cumprimentos do Timor-Online. Já que não têm ninguém para dar a versão em inglês.

2 comentários:

Anónimo disse...

Visto agora a alguma distância, aquele que era de algum um promissor moderado para o Congresso de braço no ar e que retirou, esse sim retirou-se, por não ter concordado com o método de votação. Vejam só como as coisas são. Aquele que disse que não concordava mas que certamente até ficou, e ficou afincadamente com os resultados que se sabem arrastando a crise criada - Alkatiri - as voltas que as coisas dão!

Sinceramente, José Luís Guterres seria a frande esperança do Fretilin... claramente não o deixaram ser, fiquem-se com essa!...

Anónimo disse...

He pa! Ainda nao limparam a casa e ja andam de viagem! Muito gostam estes gajos de andar de cu tremido!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.