REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO
________________________________________________________________________
MEDIA RELEASE
22 Julho 2006 For immediate release
Arranque preenchido para o novo ministro dos Negocios Estrangeiros e Cooperação
José Luís Guterres, o antigo embaixador na ONU e nos USA, tomou posse ontem, pelo Presidente Xanana Gusmão como Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Governo liderado pelo laureado do Nobel da Paz, Dr José Ramos-Horta.
“Sinto-me sempre honrado por servir o meu país em qualquer posição mas suceder ao Dr Ramos-Horta como Ministro para os Negócios Estrangeiros e Cooperação é algo especial. Estou grato pela confiança depositada em mim,” disse o Ministro Guterres.
“Há mais de 30 anos que sou amigo e colega do Primeiro-Ministro Ramos-Horta na luta pela independência, liberdade e democracia para o nosso país.
“Aprendi muito com ele e espero estar à altura do legado do Dr Ramos-Horta, cuja alto personalidade, inteligência e incisão tem mantido Timor-Leste na mente da comunidade internacional e tanto ajudou o nosso país,” disse.
Imediatamente depois da nomeação o Ministro Guterres meteu-se ao trabalho.
Depois de visitar todas as divisões no seu ministério onde foi saudado pelo pessoal, o primeiro compromisso oficial do Ministro José Luís Guterres foi um encontro com uma delegação da Comissão Europeia, onde também esteve presente o Secretário-geral do Ministério, Nelson Santos.
A delegação da Comissão Europeia foi dirigida pelo Embaixador Miguel Amado, o Enviado Especial do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; Sónia Neto, conselheira política do Presidente da Comissão Europeia; Predrag Avramovic, um especialista do mecanismo de resposta rápida da Comissão Europeia; e Aldo de-Lariccia, o responsável da delegação da Comissão Europeia na Papua Nova Guiné.
O Ministro Guterres pediu à delegação para fazerem chegar ao Presidente Durão Barroso a sua gratidão pelo seu apoio e da Comissão na fase difícil que o país atravessou por ter enviado rapidamente um Enviado Especial para Timor-Leste, o Embaixador Miguel Amado, e uma equipa para avaliar as necessidades correntes e futuras do país.
Amanhã, Domingo, 23 de Julho, o Ministro Guterres, parte para Kuala Lumpur para participar o Encontro Ministerial da ASEAN como convidado do Director do Fórum Regional da ASEAN, de 24 a 28 de Julho. Também acompanhará o Primeiro-Ministro Ramos-Horta durante uma visita de trabalho à capital da Malásia.
A delegação de Timor-Leste ao Encontro Ministerial da ASEAN e ao Fórum Regional da ASEAN também inclui Juvêncio Martins, o Embaixador designado para a Malásia, João Câmara, o Director de Assuntos Multilaterais-Regionais, Tenente-Coronel Filomeno Paixão, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa, e Atanásia Pires, segunda secretária da Embaixada de Timor-Leste em Kuala Lumpur.
Juntar-se-ão à delegação liderada pelo Primeiro-Ministro, Dr José Ramos-Horta, que inclui o Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política de Energia, José Teixeira, e o Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro, Marcos da Costa.
Nota: Como os melhores cumprimentos do Timor-Online. Já que não têm ninguém para dar a versão em inglês.
2 comentários:
Visto agora a alguma distância, aquele que era de algum um promissor moderado para o Congresso de braço no ar e que retirou, esse sim retirou-se, por não ter concordado com o método de votação. Vejam só como as coisas são. Aquele que disse que não concordava mas que certamente até ficou, e ficou afincadamente com os resultados que se sabem arrastando a crise criada - Alkatiri - as voltas que as coisas dão!
Sinceramente, José Luís Guterres seria a frande esperança do Fretilin... claramente não o deixaram ser, fiquem-se com essa!...
He pa! Ainda nao limparam a casa e ja andam de viagem! Muito gostam estes gajos de andar de cu tremido!
Enviar um comentário