quarta-feira, dezembro 10, 2008

Alkatiri fora das negociações do Mar de Timor

Díli, 09 Dez (Lusa) - Mari Alkatiri, ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, “está definitivamente fora” das negociações do Mar de Timor, anunciou hoje em Díli a direcção do partido.

A recusa de Mari Alkatiri foi anunciada em conferência de imprensa pelo presidente da Fretilin, Francisco Guterres “Lu Olo”.

A decisão “de Mari Alkatiri e da Fretilin” surge na sequência das críticas feitas há uma semana no Parlamento Nacional pela bancada do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), explicou Francisco Guterres “Lu Olo”.

O CNRT é presidido pelo actual chefe de Governo, Xanana Gusmão, e integra a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), no poder desde Agosto de 2007.

“Chega de golpes com espadas de dois gumes”, declarou Francisco Guterres “Lu Olo”.

“O petróleo está à disposição do CNRT e queremos ver o resultado das negociações”, acrescentou o presidente da Fretilin.

O Presidente da República, José Ramos Horta, anunciou a 21 de Novembro que Mari Alkatiri iria “dirigir e coordenar” as negociações sobre o desenvolvimento do campo Greater Sunrise.

O anúncio do chefe de Estado foi feito após uma reunião “cordial” de quase duas horas entre José Ramos Horta, Xanana Gusmão e Mari Alkatiri.

“Os três líderes partilham das mesmas opiniões e posições em relação ao Greater Sunrise e valorizam o conhecimento de Mari Alkatiri sobre o Mar de Timor”, afirmou um comunicado da Presidência da República.

O anúncio foi, no entanto, mal recebido pela bancada do CNRT, que considerou a escolha de Mari Alkatiri para as negociações do Mar de Timor “um absurdo”.

“A nomeação de Mari Alkatiri para o projecto do Greater Sunrise relaciona-se com assuntos económicos que não são da competência do Presidente da República”, acusou a bancada do CNRT numa declaração política.

“A nomeação em nome do interesse nacional apenas promove o amigo do Presidente, Mari Alkatiri, a um lugar estratégico da maior receita financeira do Estado” (sic), acusou também o partido de Xanana Gusmão.

Para o CNRT, o “absurdo” é também nomear “um líder da oposição que não reconhece este Governo”.

Este facto foi sublinhado hoje, de novo, pelo próprio Francisco Guterres “Lu Olo”.

“Não havia contrato em troca do reconhecimento do Governo pela Fretilin”, explicou o líder do partido. “Alkatiri tinha aceite na condição de servir o país”.



PRM
Lusa/fim

3 comentários:

Anónimo disse...

E melhor para Camarada Mari Alkatiri nao se envolver ein cada negosiacoes sobre Greater Sun Rise porque a Fretilin tein mais hondra do Partido Historico que defendeo a ideologia da Indepencia desde o prencipio 1975.

Nao era os traidores que era Heroe da Ultima Hora o Heroe, 2007, agora aproveitar CNRT para governar e roubar se o dinheiro do fundo petrolio que era iniciativa do Camarada Mari Alkatiri. Os gatunos da AMP eles so saben rouba se os dinheiros do estado....fala sobre a comisaun da anti corupsaun mas apenas ein boca nada na pratica.

E melhor nao se trbalha con os gatunos se nao eles rouba nos e que pagamos...os eros.

AMP nao tenho capasidade e esperiencia de negociasaun como o Camarada Alkatiri. O ministro Energia Alfaredo Pirez nao sabe nada sobre negociacao ele apenas e un trabalhador da ONG Caritas Australia ein Dili ele nao tenho conhesemento sobre diplomasia negociacao. Nao se compara o Alfaredo Pirez con Camarada Mari Alakatiri e Camarada Jose Texeira e mais competente. PM Xanana sabe bein os fraqesas do seo ministro por iso aprosima se con Ramos Horta para convidar Camarada Mari Alkatiri. Mas os Deputados CNRT nao sabe nada sobre de iso.

Os Deputados da CNRT pensaun que as negosaun za forao feitas %100 garantido canalizacao de greater sun rise para Timor Leste. Eles ta a sonhar todas coisas cao fasil nao presiza un omen como Camarada Mari Alkatiri. Vai ver os senhores deputado AMP/CNRT.

Os senhores ta esquese quein e que foi negosiar sobre Bayu Undan por iso Timor Leste ganha 90% do rendemento, se nao fose o camarada Alkatiri agora nos todos vamos beber agua do marr de Atauro..... porque nos nao temos dinheiro fundo petrolio que agora os senhores estao a robar para teus intereses privados. So fretilin que tein quadros formados e competente nao era os Heroes da Ultima hora de 2007.

Viva Fretilin...Viva Povo Maubere...Viva Camarada Lu Olo...Viva Camarada Alakatiri

Naubere Oan/Aileba

Maubusa

Anónimo disse...

Aí está a mãozinha de Xanana no seu melhor!... E depois admiram-se que os portugueses o tenham recebido como a qualquer outro a quem se respeita como PM de um país amigo mas que não merece qualquer tipo de consideração a título pessoal, por mais que tenha feito no passado --- e que alguns até começam a questionar-se se fez mesmo...

Anónimo disse...

Para Naubere Oan,

Como o proverbo chinês disse o seguinte:
o Santo homen aponta o dedo a direcao do sol, o parvinho olha para o dedo do Santo homen !!!

Por favor, basta com os insultos.

O Alkatiri também quando estava no poder nada fez para o involvimento neste lindo pais que é Timor Leste

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.