segunda-feira, outubro 27, 2008

Xanana, o aprendiz de Mugabe

Ambos foram prisioneiros políticos por lutarem pela independência.

Ambos foram aclamados heróis nacionais.

Ambos perderam as eleições mas continuam no poder.

Ambos declararam sem pudor que não se importavam de ser ditadores.

7 comentários:

Anónimo disse...

Nao se compara Xanana com Mugabe...meu caro amigo.

O modelo do governo Mugabe e muinto diferente com o Governo Alianca Maioria Palementar. Xanana governa coun multipartidaria Mugabe governa con unica partido.

Sobre implementasaun da ditadura isto e a politica do ben estar maioria povu que sofrem durante 5 anos de violencia. O governo anterior nao tenho capasidade para resolver as problemas. Foi Xanana que resolveo todus dentro de un ano e meio de governacao, o pais agora fica en paz todos andaun ben e otra pesoa quer volta a estragar otravez a paz, e melhor para Xanana ser ditador para ben estar povu e continua con desenvolvimento do paiz. Nos temos vergonha pelo mundo olha para Timor Leste como pais estado falhado,violencia e pobre ao todo tempo.

Puriso nao ten qualqer teoria que justifica asua hipotesa sobre Xanana aprende pelo Mugabe.

Maubusa

Malai Azul 2 disse...

"Sobre implementasaun da ditadura isto e a politica do ben estar maioria povu que sofrem durante 5 anos de violencia."

Correcto. Violência provocada pelos grupos às ordens de Xanana, para criar a tal desordem e dizer que o anterior governo não era capaz de governar.

Chama-se a isso terrorismo.

Anónimo disse...

Irmaun Male azul...eu pregunta quen e que mandou a espulsar 600 FFDTL Loro Monu nao era o PM Alkatiri con o ministro da defesa Roque Rodrigues??? estas a manobrar evidencia.

Estas a esqueser dia 28 de Abril 2006 quando Alkatri mandao FFDTL entrar Dili para matar petsionarios en Tasi Tolu..

Isto e enisio de desorden publico en dili...

Agora lava mao atirar pedra para Xanana.

Maubusa

Anónimo disse...

Senhor malai azul,

Comparar Xanana Gusmão a Robert Mugabe é um perfeito disparate. Por essa razão, para além da designação de terrorismo, o senhor presta uma mau serviço a Timor-Leste e aos timorenses.
E se é mesmo malai, sempre poderá escolher para viver um qualquer País onde não haja ditador nem terrorismo.

Malai Azul 2 disse...

"Alkatri mandao FFDTL entrar Dili para matar petsionarios en Tasi Tolu.."

O Governo de Alkatiri mandou que as F-FDTL fossem para Tacitolo de forma a defenderem a cidade de Dili que foi palco de selvajaria, incêndios e violência da parte dos peticionários que foram instigados pelo Xanana a fazê-lo.

A memória não é curta.

Anónimo disse...

Para que fique bem claro O Xanana quando PR foi o primeiro a dizer que todos os peticionarios deveriam regressa ao quartel porque se nao o fizessem eram desertores.Estas foram as palavras dirigidas aos peticionarios aquando da recepcao no palacio das cinzas.Baseda nestas palavras o Taur somente cumpriu aquilo que o seu superior hierarquico tinha afirmada uns dias antes e como tal o fundamento da operacao aos peticionarios so tem um responsavel Xanana...

Anónimo disse...

Comparar Xanana com Mugabe parece fora de propósito.

Se os fatos que a Fretilin denuncia são verdadeiros é hora de uma denúncia aos paises da CPLP e até mesmo uma renúncia coletiva dos parlamentares da Fretilin. O que é covarde e irresponsável é fazer declarações sem um aprofundamento da questão.
Alfredo
Br

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.