domingo, dezembro 16, 2007

Timor: Major Reinado convidado para encontro com Xanana

Diário Digital / Lusa
15-12-2007 14:28:00

O major fugitivo Alfredo Reinado «foi convidado pelo Governo» a encontrar-se domingo, em Díli, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, disseram hoje à Agência Lusa diferentes fontes internacionais e timorenses com responsabilidade nas forças de segurança.

«Alfredo Reinado foi convidado para um encontro privado com Xanana Gusmão», afirmaram as mesmas fontes, sob anonimato.

«Não sabemos se Reinado vem ou não«, acrescentou uma fonte internacional em Timor-Leste.
O gabinete do primeiro-ministro, contactado pela Lusa, não quis prestar qualquer declaração.

Fonte oficial da missão internacional em Timor-Leste (UNMIT) recusou »confirmar ou desmentir« a notícia.

«Se Alfredo Reinado aceitar o convite do Governo, a UNMIT considera que são bem vindos todos os esforços para resolver a situação através do diálogo», declarou uma fonte da UNMIT.

«Recebemos bem todos os esforços em direcção à justiça«, acrescentou a mesma fonte oficial.

O major Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar timorense, começou a ser julgado a 03 de Dezembro, mas o julgamento foi adiado para 24 de Janeiro de 2008, porque o principal arguido continua em fuga desde que fugiu da prisão de Becora, em Díli, a 30 de Agosto de 2006.

Dos 17 arguidos do processo Reinado, apenas dois, que se encontram em prisão preventiva, compareceram à primeira sessão do julgamento.

Alfredo Reinado é acusado de vários crimes de homicídio, de rebelião e de posse ilegal de material de guerra.

A captura do militar fugitivo foi, nos últimos meses, motivo de opiniões divergentes entre o juiz do processo, Ivo Rosa, e o presidente timorense, José Ramos-Horta, que ordenou em Setembro a suspensão de todas as operações contra Alfredo Reinado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Alo Dili
Eu no aikurus sinto descansado quando chego a Dili vejo e leio as demagogias e disparates do Xanana do Horta e do Lasama mentalmente distorcidas como as vacas a ver um palacio nao sabem para onde ir.Gosta de serem populistas mas precisamos de accao.O Xanana, Horta e o Lasama que estavam a dar festinhas ao Alfredo rodeado com as tropas australianas provocaram a crise.Visitas do Horta a Railos em Liquica e Alfredo a Ermera e Same.Visitas do Alfredo a Xanana em Balibar.Lasama assistencia alimentar ao Alfredo.O objectivo disto e desmantelar as FDTL(eles estao muito atentos e cientes sobre isto so se passarao por cima dos seus cadaveres) e criar um novo exercito com a ajuda das tropas estrangeiras nota-se as friccoes que tem occurido em Dili.
Muitas promesas fizeram ao Alfredo aproveitaram dele da sua inocencia e sem experiencia militar e ate agora nao conseguiram concretizar sao jogos do Horta e Xanana agora como sair deste dialema.As relacoes que eles tinham com Alfredo e Railos durante toda esta crise ate facilitaram lhes durante a campanha.Quando Railos foi preso de actos criminais o Xanana foi visita-lo para ele nao era criminoso fazia o que ele dizia.As negociacoes deste Domingo sao uma farca estao comprometidos "toma la da ca".Unica solucao e enfrentar a justica quer queira que nao.Caso contrario a crise vai alastrar. "O Alfredo e a chave da crise"

Adeus hau fila fali ba hau nia fatin

Anónimo disse...

concordo pleanamente com aikurus... mas o major e um homem honesto e patriotico!!

Anónimo disse...

Alfredo Reinado is the only fugitive in the world who though on the run is still receiving payment of his salary from the state whose army he deserted from, against which state he committed crimes of rebellion in trying to bring it down and against whose citizens he killed. He refues to meet with the Prime Minister in Aileu, then resfuses to come to Dili, but is able to nominate a legal representative to come to Dili to a government ministry office to receive his salary on his behalf. Did he get his share of the Rice allocation? So we don't need to worry Mr Lasama about whether or not it is lawful to give food and clothing other than military uniforms to Reinado, the state is already doing it so it must be OK!!! What an absolute joke. Timor-Leste is indeed a Banana Republic. No wonder the international community and UN Sec Gen are getting tired of things.

Anónimo disse...

Pois bem, parece que o Reinado não apareceu ao encontro...PM, Xanana disse que lhe dá mais uma oportunidade...Quantas já são???

Esperemos para ver...
Fitun Taci

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.