quinta-feira, dezembro 20, 2007

Que trapalhada!...

15 Dezembro 2007
Blog Do alto do Tatamailau!...

Parece que este governo --- e nomeadamente os seus Primeiro-Ministro (como responsável máximo do "barco") e a Ministra das Finanças --- estão a ter o seu "mês horribilis" por causa do Orçamento. Será que a falta de experiência é desculpa? Em parte será. Mas o que parece evidente é que há, aparentemente, problemas mais profundos do que a falta de experiência e cujas consequências acabam por ser reforçadas devido a esta última.

Uma coisa que me fez alguma confusão desde o início deste Governo foi o facto de ter incluído como Ministra das Finanças alguém que não tinha qualquer experiência do assunto ou da área de actuação em que se ía movimentar. O espanto foi ainda maior por ter visto que uma pessoa que esteve ligada à preparação do Plano Nacional de Desenvolvimento --- o que lhe terá dado alguma estaleca na área do planeamento --- foi nomeada para um Ministério que anteriormente se chamava "do Plano e das Finanças" e em que o "Plano" desapareceu para passar a ser apenas das Finanças. Alguma coisa não batia certo... Então aquilo em que a Ministra tinha alguma experiência foi-lhe retirado... e ela deixou?

Um segundo sinal de que alguma coisa não batia certo naquele Ministério foi aquela artimanha de fazer um Orçamento intercalar com efeitos retroactivos, uma "inventona" que não passava pela cabeça de ninguém... Os duodécimos existem para situações destas! Para quê recorrer a um artifício de legalidade mais que suspeita?

Depois foi a vez de a Ministra se ter rodeado de "n" consultores australianos (o que em si não tem nada do outro mundo e se compreende porque ela se sente melhor falando inglês que português apesar de falar perfeitamente esta última), alguns deles pagos a peso de ouro por Timor-Leste e não por nenhum doador benfeitor... Até o assessor legal veio da Austrália o que em si não tem nada de mal... excepto que a tradição legal do país, herdada da inglesa, não se articula bem com a de Timor-Leste, de raíz europeia --- mesmo que venha da Indonésia, que herdou, no direito, a tradição holandesa. Como diria o dácono Remédios: "Não havia nexexidade"!

Agora foi a vez do Orçamento para 2008. O documento entregue no Parlamento Nacional não estava completo --- nomeadamente quanto aos seus anexos ---, foi redigido em inglês e a tradução para português estava, no mínimo, "macarrónica", o que levou aos protestos de alguns deputados. Como se não bastasse o Governo (culpa do chefe...) quer fazer os deputados "pagarem as favas" do seu próprio atraso reduzindo ao mínimo possível (ou, melhor, "impossível"...) os prazos para avaliação do documento e sua aprovação. É como se o Governo dissesse alto e bom som: "para quê dar mais tempo para discutir o orçamento se temos a maioria parlamentar e os nossos deputados assinam de cruz o que lhes impingirmos?!..." (eu se fosse deputado da AMP ficava pior que estragado pela desconsideração...).

Mas não queria terminar sem uma nota final: é que daquilo que conheço da Ministra --- e confesso que não conheço muito --- ela tem (pelo menos) uma qualidade e (pelo menos) um defeito.

A qualidade é a de que é "uma moura de trabalho" e põe quem está à sua volta a trabalhar a mil à hora.

O defeito é que... a essa velocidade não se consegue ver o essencial... Por isso tende a ser melhor na forma que no conteúdo. Dá por vezes a ideia de que o que é preciso é fazer, fazer sempre, trabalhar, trabalhar muito... o que não lhe deixa muito tempo para "olhar, escutar e pensar" se está a ir ou não no caminho certo e para separar o trigo do joio nos pareceres que lhe dão da esquerda e da direita, de trás e da frente.

É aqui que entra a experiência: com o tempo vai lá. "Esperemos-t'il", como dizem os finlandeses. Ou serão os islandeses? Não! Deixem-me parar para pensar. Já sei! São os macuas do norte de Moçambique. Tenho a certeza!... :-)

Publicada por Manuel Leiria de Almeida em Sábado, Dezembro 15, 2007

3 comentários:

Anónimo disse...

O que causou protestos de alguns deputados. Nem todos pois nao? Talvez seja so dos fieis vassalos do reinado do Yemen. Pelo menos que seja um perito de planeamento Nacional ser Ministra das Financas do que uma caixeira para todos os dias deixar a sua secretaria vazia e funcionar do escritorio do PM.
Beijinhos

Anónimo disse...

E Deus disse: "Abençoados os pobres de espírito [como o anónimo anterior] porque deles será o Reino dos Céus!...
E também eles têm direito aos votos de "Bom Natal"!.

Anónimo disse...

Deus queira que caia a mascara da Ministra das Financas.Em que maos estao as Financas de Timor? na verdade nas maos de uma grande vigarista e faminta de nome e poder. 'Filha de peixe sabe nadar'. Se nao fosse o poder, quem seria ela! Deus e Grande! Vira o dia em que a madame Emilia ira responder por todas as trafulhices que cometeu enquanto Presidente da defunta Timorese Association of Victoria. Por ganancia ao dinheiro e ao poder, ela esquece-se de que Deus nao dorme.

Deus Abencoe Timor Leste e todos os Timorenses de boa vontade.

Que os timorenses abram os olhos: Nem Xanana, nem Ramos Horta, nem Alkatiri, nem Emilia Pires, nem Joao Goncalves. Sao todos iguais. So querem uma coisa. Dinheiro e poder.Mas deus vai-os expulsar.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.