Ver aqui.
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
5 comentários:
Alo Dili
Nao so este orcamento mas tambem o anterior dos 3 meses foram feitas no escritorio do Banco Mundial. Passamos a ser uma colonia puramente australiana. Quanto a Ministra sem nenhuma experiencia das financas.Tinha trabalhado no Ministerio for housing em Victoria Australia por muitos anos. Foi responsavel do Planeamento no tempo da Untaet. Nos ultimos dois ou 3 anos tinha ido a Inglaterra tirar o curso das Financas.E toda toda pro australiana.O pai era Administrador do Posto de Aileu do tempo colonial filho dum Cabo Pires do exercito colonial Pires.
Adeus
A Propósito do Orçamento
A esperança da mudança de mentalidade e visão.
Para se aplicar o capital de investimento são necessários: gestores, planos, projectos,cadernos de encargos, especificações técnicas, empreiteiros e técnicos e trabalhadores qualificados.
O dinheiro para investir, por mais contraditório que pareça nunca foi um problema para Timor Leste, essa foi sempre uma falsa abordagem.
No investimento o verdadeiro drama é a sua plena e eficiente realização, isto é a transformação do dinheiro em obras (de investimento estruturante) é esta a razão porque o dinheiro sobra sempre ou acaba por ser indevidamente desviado para salários, serviços ou consumíveis.
Na verdade o dinheiro é uma ferramenta inerte, sem vida ou talento que se utiliza para atingir um objectivo.
O talento está na dinâmica das pessoas, no seu Know-how e capacitação no uso das ferramentas.
O dinheiro é em resumo um burro para se montar.
Parece que o Xanana pelas suas palavras e intervenções não está a par deste dilema da governação, mas irá entender rápidamente o drama da construção de um País da forma mais cruel.Neste campo o Mari tinha já na pele entendido este drama e podia-se já ver uma pequenina mas teimosa luz ao fundo do túnel, enquanto actualmente se vê uma quase completa escuridão.
Mas como acredito que só os burros é que não mudam tenhamos a esperança que Xanana compreenderá o que é governar, compreenderá o drama do desenvolvimento e daqui a muito pouco tempo dará o braço a trocer.
Afinal a sua insuficiência e visão governativa enganou-o, mas o seu bom sentido de comando não se alterou, se porventura comandou erradamente ao ouvir as vozes das sereias, como um bom comandante irá quase de certeza corrigir a estratégia ... é porque Timor Leste continua a ser feito de esperança ... Xanana,até quando temos que esperar? Meu estimado amigo reformar o quê?
Malai X
Em primeiro lugar reformar o governo de facto e não de direito dele e dos aliados mafiosos no poder. Reformarem-se todos e irem estagiar para a oposição que é o lugar que compete a quem perdeu as eleições.
O colega Anónimo das 8:29 tem razão. Com ou sem petróleo, dinheiro nunca faltou a Timor-Leste.
Mas o dinheiro é como uma semente: se for bem semeada, dá frutos. Se não for, não dá nada.
Comentário ao comentário de Aikurus: é mentir e uma falta de respeito pelo trabalho dos muitos técnicos nacionais e internacionais que se envolveram na preparação do Orçamento dizer que ele é um produto do escritório do Banco Mundial. Ainda se fosse do do FMI...
Mas não foi! A verdade a seu dono e nem a antipatia pelo actual governo justifica que se falte à verdade...
Enviar um comentário