sábado, dezembro 29, 2007

Jornalismo de Guerra

Blog Comunicação na Sociedade da Informação

Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2007


“Adelino suspirou e voltou-se para os companheiros.

«Fazemos o vivo aqui», anunciou.

Herlander Mendes, o operador de câmara, passou a mão pelo rosto transpirado, afastou um mosquito e fez um gesto para o seu assistente. Manuel Patrício pegou no tripé e montou-o junto a Herlander. Jorge Teófilo, o operador de som, deu uma mão e estabeleceu a ligação entre o gravador e a máquina de filmar.

«Porra para a humidade!», praguejou Herlander, preocupado com a máquina de filmar e irritado com o calor abafado e o ar pesado.

O operador de câmara não estava habituado a trabalhar naquelas condições e agonizava com a possibilidade de a humidade lhe inutilizar o equipamento. Manuel estendeu-lhe o secador para desumidificar a máquina, mas Herlander abanou a cabeça. Não era preciso, a Harriflex funcionava.

«Estás pronto?», impacientou-se Adelino.

Jorge fez sinal que não, apesar de a pergunta não lhe ser especificamente dirigida.

«Ó Adelino, fala lá um bocado, pá», pediu, querendo acertar os níveis de som.

«Um dois três, um dois três, um dois três quatro.»

«Está bom», indicou Jorge.

Herlander fez um sinal, Adelino calou-se, concentrou-se, reviu mentalmente o sentido do seu texto e começou a falar para a câmara, fazendo um vivo ali mesmo, nas areias da praia da ilha de Ataúro, frente à cidade de Díli.”

“A entrevista com o governador, mais todas as reportagens pitorescas feitas em Ataúro, seguiram de avião para Portugal, enquanto a equipa da RTP tentava entrar em Díli.”




In Ilha das Trevas, José Rodrigues dos Santos



Os excertos acima fazem parte do livro Ilha das Trevas de José Rodrigues dos Santos. Este livro conta a história de Timor Leste deste a retirada dos portugueses em 1975 até à restauração da independência a 20 de Maio de 2002. Os horrores desta guerra em Timor são documentados nestes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=04qNGgVhtNQ

http://www.youtube.com/watch?v=-aGL7VT1T-w

O jornalismo de guerra é uma temática que considero muito interessante. Na linha da tecnologia no jornalismo vou tentar mostrar as evoluções na cobertura de acontecimentos bélicos. Este primeiro livro fala da cobertura da guerra de Timor em 1975 aquando a retirada dos portugueses do território na sequência do 25 de Abril. Como se pode ver, os jornalistas deparam-se com problemas de ordem tecnológica. O operador de câmara teme que a humidade local impeça a gravação da peça. Esta humidade pode ser resolvida com um secador. Antes de o jornalista Adelino Gomes fazer o vivo, falar para a câmara, o operador de som tem de testar os níveis de som para que nada falhe. O segundo excerto refere de que forma as reportagens desta equipa de jornalistas chega a Portugal, à RTP em 1975.

publicado por Ana** às 21:53

1 comentário:

Anónimo disse...

Este diálogo terá mesmo existido?

É um exagero a maneira como está retratada a humidade de Dili / Ataúro. Fotografar e filmar em Timor era prática corrente, sem que haja memória de qualquer equipamento ter ficado "inutilizado".

Os únicos danos da humidade são a longo prazo, devido à maior corrosão dos metais.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.