sábado, agosto 18, 2007

Violência faz com que 5.000 sejam deslocados no Timor

17-08-2007 07:55:39

Díli, 17 Ago (Lusa) - Cerca de 5.000 pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para pelo menos oito abrigos temporários no leste do Timor Leste devido à violência que afeta a região desde o anúncio da formação do novo governo timorense.

Os incidentes no Timor Leste estão relacionados com o impasse que rodeou a designação do premiê, empossado na quarta-feira passada. A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), vencedora das legislativas de 30 de junho, mas sem maioria absoluta, rejeitou a escolha do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão.

Dados do Ministério do Trabalho e Reinserção Comunitária timorense mostram que a violência havia afetado as populações em pelo menos 13 localidades do leste do país até a última terça-feira.

Mais de 320 casas foram queimadas, segundo o balanço do impacto da violência que é feito com base em informações colhidas pelo governo, Nações Unidas, agências especializadas e organizações não-governamentais.

As maior parte das pessoas deslocadas são das montanhas de Viqueque, onde estão cerca de mil pessoas, enquanto centenas de outras estão em vários pontos da cidade, na costa sudeste do país e outras mil no quartel da polícia em Uatu Carbau.

As Nações Unidas conseguiram enviar as primeiras ajudas de emergência às populações deslocadas desde o final de semana passado, usando helicópteros e colunas de veículos por estrada.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.