Timor Lorosae Nação - Sexta-feira, 17 de Agosto de 2007
Ana Loro Metan
O escândalo que os exageros do director dos salesianos Dom Bosco, em Baguia, tem causado a nível internacional e aqui mesmo neste blogue parece continuar a não afectar a prosápia da Igreja de Timor e de muitos dos seus eclesiásticos.
Não deixa de ser curioso que aquilo que continua a ficar na mente dos timorenses é que os militantes da Fretilin, portanto a Fretilin, invadiu o internato-escola, destruiu, saqueou, maltratou e violou mulheres, raparigas e crianças. Esse foi o objectivo da Igreja timorense e neste momento já não me admiro nada que os bispos não estejam desde o inicio envolvidos na maquinação, no ultraje, na mentira, na difamação, na prática de atitudes anti-cristãs e reveladoras das maldosas mentes do clero timorense.
Se os senhores Bispos não querem enfiar a carapuça de anti-cristos só lhes resta um caminho: apurar a verdade com rigor e publicamente revelarem as conclusões a que chegaram. Esquecem-se estes prelados que há quem tenha familiares no Dom Bosco e que melhor do que eles sabem o que aconteceu – aliás, o que não aconteceu mas que o padre Basílio Ximenes, director do internato, disse ter acontecido, recorrendo à mentira reles, peçonhenta, à desproporcionalidade narrativa dos factos.
Evidentemente que enquanto os Bispos não tomarem uma atitude honesta em relação a este – e outros - assunto estarão privados por todas as alminhas e santinhos de absolvição ou respeito. Respeito devemo-lo a quem nos respeita e não a uma chusma de prelados falsos que têm passado os tempos de pós independência a perturbar e prejudicar grandemente a tão desejada e pacífica construção do país. A entravar o processo democrático. A interferir indevidamente na vida político-partidária, acicatando timorenses contra timorenses. Agredindo dentro das suas instalações timorenses e portugueses, intimidando-os – o padre Maubere sabe o que isto significa e os senhores bispos não o sabem?
Para quando o retiro que o bom senso recomenda à igreja em Timor?
Para quando o fim desta falsa cruzada?
Para quando uma igreja católica decente em Timor-Leste?
sábado, agosto 18, 2007
Quando teremos uma igreja católica decente?
Por Malai Azul 2 à(s) 02:14
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Pedimos desculpa mas o TIMOR LOROSAE NAÇÃO deixou de ser este a endereço a funcionar por responsabilidade da Nireblog.
Poderá encontrar o TIMOR LOROSAE NAÇÃO em novo endereço da Blogspot:
http://timorlorosaenacao.blogspot.com
Muito obrido
Enviar um comentário