quinta-feira, agosto 16, 2007

Press Release from the Global Leadership Fund about Concern over recent Violence in Timor-Leste

PRESS RELEASE

As friends of Timor Leste who were present during the peaceful elections in June and met the leaders of the main political parties, we are deeply concerned at the violence that has greeted the forming of the new government. Democracy is about channelling the differences that exist within every society through the appropriate institutions created to preserve the peace, the freedom of expression and the rule of law. If there are disagreements about the constitutionality of the process they must be resolved peacefully through the legally established courts.

Violence on the streets and the senseless destruction of public property will never solve them. We call upon the leadership of all political parties to continue to urge restraint on their followers and to take the necessary measures to ensure that their instructions in this regard are followed throughout the country. The people of East Timor have seen too much destruction in their lives and it is unworthy of the free and fair election which they so successfully held that they should be suffering again.

Signed: Cassam Uteem (former President of Mauritius)
Mike Moore (former Prime Minister of New Zealand)
Sir Robin Christopher (GLF Secretary General)
GLF Global Leadership Foundation
14 August 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Comunicado de imprensa da Global Leadership Fund sobre preocupações com a violência recente em Timor-Leste
COMUNICADO DE IMPRENSA

Como amigos de Timor-Leste que estiveram presentes nas eleições pacíficas em Junho e s encontraram com os líderes dos principais partidos políticos , estamos profundamente preocupados com a violência que se seguiu à formação do novo governo. A Democracia tem a ver com a canalização das diferenças que existem no interior de cada sociedade através das instituições apropriadas criadas para preservar a paz, a liberdade de expressão e o domínio da lei. S houver desacordos com a constitucionalidade do processo devem se resolvidos pacificamente através dos tribunais legalmente estabelecidos.

A violência nas ruas e a destruição sem sentido de propriedades públicas nunca os resolverão. Apelamos às lideranças de todos os partidos políticos para continuarem a apelar à moderação dos seus seguidores e para tomarem as medidas necessárias para assegurar que as suas orientações nesta questão são seguidas em todo o país. O povo de Timor-Leste já viu demasiada destruição nas suas vidas e não é adequado que devam sofre outra vez após as eleições livres e justas que com tanto sucesso realizaram.

Signed: Cassam Uteem (antigo Presidente das Ilhas Maurícias)
Mike Moore (antigo Primeiro-Ministro da Nova Zelândia)
Sir Robin Christopher (Secretário-Geral da GLF)
GLF Global Leadership Foundation
14 Agosto 2007

Anónimo disse...

Como nunca tinha ouvido falar desta Global Leadership Foundation - particularmente no ano passado quando teria tido pertinência o seu conselho de os descontentes recorrerem aos tribunais para resolver desacordos – dei-me ao cuidado de ir ao google para saber quem era a tal de GLF. Claro que não fiquei nada espantada quando descobri que é uma ONG – mais uma! - sendo que esta foi fundada em 2004 pelo antigo líder da África do Sul da era do Apartheid F.W. D Klerk!

E que inclui uns tantos antigos políticos (e vários antigos presidentes e Primeiros-Ministros), mas que prefere manter os seus membros e projectos secretos e que opera a partir de um pequeno escritório em Londres. Esta ONG foi – como convém! -, registada em Berna, na Suiça, em Março de 2004 e além do escritório em Londres tem outro nos USA.

Dei-me depois ao trabalho de saber quem eram os subscritores deste apelo. Curiosamente o primeiro foi durante 18 anos Presidente do Botswana e foi substituído na presidência pelo vice-presidente do seu partido! Ah...e é também membro do Clube de Madrid.

O segundo além de ter sido PM na NZ, foi Director-Geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), é membro da Trilateral e foi membro da Comissão de Desenvolvimento da Austrália e professor em várias Universidades Australianas.

O último, o que é Sir, foi um voluntário do VSO na Bolivia em 1963/4 e foi Embaixador do Reino Unido na Argentina (2000-2004). E que a VSO (Voluntary Service Overseas) foi fundada em 1958 com o apoio da Inter Church Aid (agora Christian Aid) no Reino Unido.

Resta dizer que o fundador e actual Director da Global Leadership Foundation, o F.W. de Klerk é também Laureado do Prémio Nobel da Paz.

Curiosas coincidências, não é verdade?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.