terça-feira, maio 01, 2007

Xanana foi eleito presidente do CNRT

Jornal de Notícias, 01/05/07

O presidente cessante de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi ontem eleito para a liderança do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), numa votação em que recebeu a quase totalidade dos votos dos cerca de 800 delegados presentes.

No congresso do recém-criado partido político, que vai apresentar-se às eleições legislativas de 30 de Junho, Xanana Gusmão liderava as duas listas concorrentes, tendo recolhido 703 votos na "A" e 43 na "B", registando-se ainda um total de 16 votos nulos.

Xanana assumirá, contudo, a liderança efectiva do novo partido depois do próximo dia 20, altura em que abandonará, oficialmente, a Presidência de Timor-Leste, cargo que ocupa desde 20 de Maio de 2002, quando o país acedeu à independência. O novo líder aguarda pela segunda volta das eleições presidenciais, do dia 9, para liderar no terreno o novo partido.

No primeiro congresso da nova força política, Xanana Gusmão, que foi recebido em apoteose, encabeçava as duas listas à presidência do partido, que contará com quatro vice-presidentes e um secretário-geral.

Com a vitória da Lista A, a primeira vice-presidência vai ser ocupado pelo antigo comandante das Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (Falintil) Mau Huno, que se apresentava, tal como Xanana, à frente das duas listas para exercer a função. Dionísio Babo (Lista A) foi escolhido para secretário-geral do CNRT.

NOTA DE RODAPÉ:

Engraçado esta de haver duas listas. Encabeçadas pelos mesmos, mas duas listas. Alguém deve ter aconselhado esta pluralidade...

4 comentários:

Anónimo disse...

senhor jose gusmao, nao te esquecas,justica acima de tudo,por isso antes de nomear o Virgilio Smith para qualquer cargo do CNRT,era bom que mandasses investigar quem mandou fuzilar o pai do teu cunhado Gilman e mais 15 familiares e amigos em Fatubessi. Acho que nao querers assassinos no teu novo partido.
tatole metam

Anónimo disse...

É uma boa táctica, essa de concorrer pelas duas listas. Assim, a vitória está sempre assegurada.

Mesmo assim, ainda houve 16 votos nulos e há que estar precavido.

O seguro morreu de velho...

Anónimo disse...

Ve se logo a faceta dum ditador.Depois diz que um democratico. Queremos um Suharto em Timor Leste.

Anónimo disse...

Xanana vai deixar de ser um Presidente da Republica rodeado de ratos, ratazanas e ratoes para ser Presidente de um partido politico rodeado de gente como Virgilio Smith, um homem que foi condenado a 3 anos de prisao por ter atropelado mortalmente um pacifico cidadao quando estava "bebedo", Francisco Kalbuadi, um ex-UDT, ex-Apodeti, ex FRETILIN e talvez, em breve, ex-CNRT, Germano da Silva, um funcionario corrupto do tempo da indonesia, um homem suspenso por 3 meses como staf no gabinete de Xanana por actos de corrupcao, etc, etc, etc. Sera que Xanana resistira a tornar-se igual aos dirigentes da CNRT. Se nao resistir, la teremos que ouvir falar de outro CNRT mas significando "Corruptos e Naoktens da Republica de Timor".

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.