quinta-feira, maio 10, 2007

Resultados ainda provisórios

Indicam que Ramos-Horta obteve cerca de 65% dos votos e Lu-Olo 35%.

19 comentários:

Anónimo disse...

parece expressiva a vitória...
parabéns à democracia!

Anónimo disse...

The election is over.......Why can't you guys do the right thing for a change.....Ramos Horta 73%, Lu-Olu 27%.( 65 and 35%)
This is what's been reported all day.

Cheers

Anónimo disse...

Xavier do Amaral: Vitória de Ramos-Horta marca mudança

A vitória de Ramos-Horta nas presidenciais timorenses «é o início da mudança» porque o povo «não quer morrer pela segunda vez» com as políticas da Fretilin, afirmou hoje o primeiro Presidente de Timor-Leste, Francisco Xavier do Amaral.
«Esta derrota do candidato da Fretilin é o início da mudança do panorama político de Timor-Leste porque o povo não quer morrer pela segunda vez com as políticas da actual Fretilin que andou a comprar e a distribuir armas para matar os seus adversários, logo os timorenses», afirmou Xavier do Amaral.
Xavier do Amaral, que chefiou o Estado timorense de 28 de Novembro a 07 de Dezembro de 1975, apenas nove dias de mandato interrompidos pela invasão indonésia, questionou ainda: «se Mari Alkatiri não sabia da distribuição de armas quem mais saberia?».
O ex-chefe de Estado disse «não recear afirmar que os crimes cometidos pela Fretlin são lesa-Pátria que mereciam a forca no Cristo-Rei», um monumento na periferia leste da capital, junto ao mar, edificado ainda no tempo da administração indonésia.
«As opiniões têm de ser reveladas para que o povo saiba quem são estes senhores, estes bandidos», acrescentou Xavier do Amaral, um dos seis derrotados da primeira volta das presidenciais que também apoiou Ramos-Horta, candidato independente.
«Ele merece ganhar. É uma vitória mais do que merecida para um fundador da Associação Social-Democrata Timorense que daria origem à Fretilin», afirmou, ao manifestar-se disponível para trabalhar com o chefe de Estado eleito caso este entenda que a sua colaboração é útil e sempre com o «objectivo de trabalhar para o país».
De acordo com os resultados ainda provisórios já apurados e correspondentes a 90% das 705 mesas, Ramos-Horta lidera a corrida presidencial com 73% dos votos, contra 27% de Francisco Guterres «Lu Olo», o candidato da Fretilin.
Diário Digital / Lusa
10-05-2007 12:26:30
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275488

Anónimo disse...

Timor-Leste: Tribunal confirma sentença de Rogério Lobato

O tribunal de recurso de Timor-Leste confirmou hoje a pena de 7 anos e meio aplicada ao ex-ministro do Interior Rogério Lobato por quatro crimes de homicídio, disse à lusa fonte judicial.
Em frente da casa de Rogério Lobato, que se encontra em prisão domiciliária está já uma equipa do sub-agrupamento Bravo da GNR e a polícia das Nações Unidas, desconhecendo-se o destino do ex-ministro.
Diário Digital / Lusa
10-05-2007 9:48:47
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275450

Anónimo disse...

Quem lesse, ouvisse, visse qualquer dos media – internacionais, nacionais – sobre os líderes de TL, era rara que o Xanana não fosse associado a “carismático”, “popular”, “herói”, “reverenciado” (e muitas das vezes em conjunto), o Horta a “diplomata”, “popular” e quase sempre ao “laureado”. Em contrapartida, o Alkatiri era sempre o “arrogante”, “impopular” pelo menos e francamente ao Lu-Olo ou o “apagavam” da fotografia pura e simplesmente ou quando muito aludiam a ser o “speaker” do PN ou o líder do “marxista-leninista” “partido dominante”.
Sempre que falavam da crise, a causa apontada era sempre “os 600 despedidos pelo Alkatiri” – apesar de não ter sido ele quem os despediu e apesar do Xanana ter sido o primeiro a avalizar os despedimentos.

Nunca vi nesses media que as vítimas da crise foram (são) de facto membros ou simpatizantes da Fretilin ou simplesmente gente do Leste; pelo contrário quem era sistematicamente acusada de “aterrorizar”, “criar violência” era quem a sofria na pele e o Horta chegou ao despudor de no último texto do seu blog falar do “regime déspota” implantado pela vítima de todas atrocidades, a Fretilin.

E a completa falta de ética e de inversão de valores chegou ao ponto do tal laureado (que em plena cerimónia do Nobel fez o sinal da maçonaria) ir votar acompanhado de dois blindados, dezenas de seguranças e o Cristo escarrapachado na barriga. E de durante toda a campanha ter tido o beneplácito dos bispos que até se dispuseram a aparecer ao seu lado em discurso televisivo na Sexta-feira de Páscoa e nem sequer o terem admoestado pela uso em material de campanha eleitoral da foto dele com o Papa.

E depois há iluminados que chamam a isto “democracia”, “liberdade” e outras patranhas que tais. E que mais uma vez fazem o enterro de quem não pensa como eles. São exactamente os mesmíssimos que nunca hão-de compreender a vitória de um Lula, Morales e muito menos do Chávez e das ideias que estes defendem após centenas de séculos de dominação da igreja e das classes possidentes. São os mesmíssimos que também há 32 anos davam a Fretilin como arrumada pelos indonésios e que ainda não perceberam, coitados, que habituada a um presidente vende-pátria sempre esteve a Fretilin, e que o novo vende-pátria apesar de andar há um ano com as costas guardadas e de até ter precisado de dois blindados para ir votar, afinal...teve menos votos que o outro e que a Fretilin continua a ser o partido mais votado.

A Fretilin sabe que a única coisa que está garantida é a luta e vai à luta. É melhor prepararem-se para a luta de 30 de Junho.

Anónimo disse...

Timor: Horta vai trabalhar «para os pobres e pelos pobres»

Futuro presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta prometeu, esta quinta-feira, após conhecidos os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, unir o povo, resolver as feridas dos conflitos recentes e trabalhar em prol dos pobres.
Em declarações aos jornalistas, Ramos Horta defendeu que, acima de tudo, «venceu a democracia», não deixando de agradecer «ao povo, aos partidos políticos e a todos aqueles que confiam» nele.
«Vou honrar os compromissos assumidos que é de sarar as feridas e o conflito e unir o povo», garantiu Ramos-Horta, menos de 30 minutos depois de anunciados os resultados provisórios da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que lhe dão uma maioria esmagadora.
Prestando «homenagem ao seu opositor, o candidato Francisco Guterres, e à Fretilin por uma campanha bem conduzida», o ex-primeiro-ministro de Timor prometeu ainda «trabalhar seriamente com todos os partidos para estabilizar o país e resolver algumas questões prioritárias», como os peticionários e a segurança do país, «para os pobres e pelos pobres».
Segundo avança a TSF, numa altura em que estão contados cerca de 90% dos votos, Ramos Horta obtém 73%, enquanto o seu adversário tem apenas 27%.
Entretanto, a Fretilin prometeu já uma reacção aos resultados das eleições para a próxima sexta-feira.
Recorde-se que o novo presidente de Timor-Leste, deverá assumir funções a 20 de Maio.
10-05-2007 13:57:26
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275524

Anónimo disse...

Timor-Leste: «Lasama» quer ajudar a resolver problemas

O ex-candidato presidencial Fernando «Lasama» de Araújo disse hoje à Agencia Lusa «estar pronto» para trabalhar com Ramos-Horta na busca de soluções para os problemas que Timor-Leste enfrenta.
«Eu e o Partido Democrático estamos prontos para começar a trabalhar com Ramos-Horta na busca de soluções para os problemas que a Nação está a enfrentar», disse Fernando «Lasama», sublinhando que casos como o do major Alfredo Reinado, dos peticionários e mudanças na área da Justiça «estão dentro das prioridades já que fazem parte do acordo assinado aquando da decisão de apoio ao primeiro-ministro».
«Ficou acordado na altura que Ramos-Horta, como chefe de Estado, iria promover o congelamento das acções militares para tentar capturar o major Alfredo Reinado, bem como fazer um esforço no sentido de melhorar e reorganizar a Justiça no Ministério Público e Tribunal de Recurso porque não funcionam bem», afirmou, escusando-se, no entanto, a citar exemplos concretos.
«Há elementos que não contribuem para implementar a Justiça neste país, mas não posso citar nomes por agora», disse, salientando que «Ramos-Horta tem a mesma ideia», razão pela qual aceitou apoiá-lo. Hoje mesmo o primeiro-ministro voltou a declarar que a operação de captura de Alfredo Reinado foi interrompida e que «não há nenhuma actividade desde há duas semanas».
Pouco depois, em conferência de imprensa no quartel-general das Forças de Estabilização Internacional (ISF), o brigadeiro-general Mal Rerden insistiu que não houve nenhuma ordem para interromper a operação contra Alfredo Reinado.
«Qualquer decisão sobre Alfredo Reinado compete a Timor-Leste e as ISF não receberam nenhuma carta formal pedindo a interrupção da sua busca. As nossas operações continuam», declarou o comandante das tropas australianas e neozelandesas que integram as ISF.
Fernando «Lasama» disse à Lusa acreditar que os problemas que Ramos-Horta tem pela frente podem ser «solucionados em dois ou três meses» e manifestou-se satisfeito pela vitória, ainda que seja apenas com base em resultados provisórios, do candidato independente que derrotou Francisco Guterres «Lu Olo», apoiado pela Fretilin.
De acordo com os resultados ainda provisórios já apurados e correspondentes a 90% das 705 mesas, Ramos-Horta lidera a corrida presidencial com 73% dos votos, contra 27% de Francisco Guterres «Lu Olo».
Diário Digital / Lusa
10-05-2007 13:15:53
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275513

Anónimo disse...

Timor-Leste: Observadores da CPLP consideram votação livre

A missão de observação eleitoral da CPLP à segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste considerou hoje, numa «declaração preliminar», que a votação decorreu «em condições de livre expressão do voto universal».
No documento, enviado à Agência Lusa, os 12 observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) salientam que, numa primeira avaliação do acto eleitoral de quarta-feira, a votação para a escolha de um sucessor de Xanana Gusmão constituiu «um reflexo genuíno da vontade do povo timorense».
«A missão assinala, com agrado, a forma cívica e ordeira como decorreu a campanha eleitoral que antecedeu a votação, que constitui um claro sinal de maturidade e consolidação dos valores democráticos», refere-se no comunicado.
Os observadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe destacaram também a melhoria verificada nos procedimentos de votação e contagem dos votos, em comparação com os problemas registados na primeira volta, a 09 de Abril último.
Felicitando o Estado timorense pela organização das eleições, os observadores da CPLP apelam aos candidatos José Ramos-Horta e Francisco «Lu Olo» Guterres, os dois que disputaram a segunda volta, para que «reconheçam as bases de crescimento de uma sociedade democrática, plural e inclusiva».
Nesse sentido, exortam também os dois candidatos a contribuir «activamente» para a estabilidade e progresso em Timor-Leste e expressam «admiração» pela elevada participação no escrutínio e civismo demonstrados no processo eleitoral.
A missão, que chegou a Timor-Leste a 06 deste mês e que abandona o país sexta-feira, lembra que desenvolveu a sua acção nos distritos de Díli, Baucau, Liquiçá, Ermera e Manatuto, tendo sido verificado o decurso do processo em 77 secções de voto.
«A Missão concentrou os seus esforços, uma vez mais, na observação do acto eleitoral e na sua conformidade com os quadros legal e de procedimento definidos pelas autoridades constitucionais, e continua a acompanhar com interesse os termos do processo ainda em curso», lê-se no documento.
Relembrando os «três pilares» que norteiam a CPLP - promoção da Língua Portuguesa, concertação político-diplomática e cooperação entre os seus Estados-membros -, a missão lusófona expressa ainda a solidariedade ao povo de Timor-Leste e o seu inequívoco apoio ao processo de consolidação democrática no país.
Segundo os últimos dados oficiais da votação divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) timorense, contados que estão 90% dos votos, o candidato independente José Ramos-Horta tem 73% dos votos.
Numa declaração lida há momentos em Díli, a porta-voz da CNE, Maria Ermelinda Sarmento, referiu que o candidato da Fretilin, Francisco Guterres «Lu Olo», obteve até agora 27% dos votos expressos nas eleições de quarta-feira.
Diário Digital / Lusa
10-05-2007 13:27:59
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275516

Anónimo disse...

Timor-Leste: ONU considera que votação foi livre e pacífica

As Nações Unidas congratularam-se hoje por a segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste, realizada quarta-feira, ter decorrido sem incidentes sérios de violência ou de intimidação, com calma e em paz.
Numa declaração lida na sede da ONU, em Nova Iorque, Michele Montas, porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, indicou que os eleitores puderam votar livremente na escolha do sucessor de Xanana Gusmão, o presidente cessante.
Michele Montas lembrou que a ONU tem em Timor-Leste uma missão de manutenção de paz, a UNMIT, que indicou à sede da organização não se terem registado problemas de segurança no processo eleitoral timorense, que opôs, na segunda volta das presidenciais, os candidatos José Ramos-Horta, independente, e Francisco Guterres «Lu-Olo», apoiado pela Fretilin.
A UNMIT está a ajudar Timor-Leste em todos os aspectos relacionados com o processo eleitoral de 2007, que culminará com a realização das eleições legislativas a 30 de Junho próximo, através de apoio logístico e técnico e também com conselheiros eleitorais.
Segundo os últimos dados oficiais da votação divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) timorense, contados que estão 90% dos votos, o candidato independente José Ramos-Horta tem 73% dos votos.
Numa declaração lida há momentos em Díli, a porta-voz da CNE, Maria Ermelinda Sarmento, referiu que o candidato da Fretilin, Francisco Guterres «Lu Olo», obteve até agora 27% dos votos expressos nas eleições de quarta-feira.
Diário Digital / Lusa
10-05-2007 13:46:33
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=275522

Anónimo disse...

Meu timor!!
Para onde vais parar?
de independente a mais uma ilha do pacífica.
de pátria lutadora para um país consulado.
a verdade é que a maioria votou e decidiu!e nós nada podemos fazer! Parabéns Ramos Horta! espero que consigas mudar a ideia que tenho do meu Timor durante a tua presença como presidente!

Anónimo disse...

Parabens ao vencedor! que trabalhe para o bem de Timor Leste e nao dos interesses do "Establishment".
Viva a democracia! Viva a CIA a ASIO e os Bispos e padres corruptos de Timor Leste! E pena mas como democratico tenho que aceitar o resultado desde que as eleicoe fossem livres (?!?!?!?????). Que haja paz e desenvolvimento com o novo mestre!

Ze Cinico
Ze Cinico

Anónimo disse...

Pra me quem votaram ao Ramos Horta 'e um buro mesmo, porque eles nao sabiam quem ,'e Ramos horta, depois vaces vao ver quando Ramos comecara chefiar o nosso estado.......
Hery

Anónimo disse...

Votação de 73 por cento
Luís Amado saúda vitória de Ramos-Horta em Timor-Leste
10.05.2007 - 14h47 Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, saudou hoje a previsível vitória de José Ramos-Horta nas presidenciais de Timor-Leste, que considerou "um bom sinal de normalização da vida política no país".

"Merece-me um comentário muito positivo. A confirmar-se a vitória [de Ramos-Horta], teremos uma figura de prestígio internacional, num momento que Timor-Leste precisa da comunidade internacional para afirmar o seu desenvolvimento democrático", disse Luís Amado à imprensa.

"A campanha eleitoral decorreu normalmente [e a vitória de Ramos-Horta] é um bom sinal de normalização da vida política em Timor-Leste", acrescentou o ministro, que falava aos jornalistas à saída de uma reunião com a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros.

Segundo os últimos dados divulgados pela Comissão Nacional de Eleições timorense, José Ramos-Horta foi o candidato mais votado na segunda volta das presidenciais, com 73 por cento dos votos, quando estão contados 90 por cento do total de votos expressos.

O candidato da Fretilin Francisco Guterres "Lu Olo" obteve até agora 27 por cento dos votos expressos nas eleições de ontem.

Anónimo disse...

tadinho do senhor malai azul, deve estar triste com a derrota do seu camarada francisco...espero que doravante se deixem de manipulações baratas e trabalhem para timor e para os timorenses

Anónimo disse...

No Blog Abrangente:
A T-SHIRT DE RAMOS HORTA...

"Cada povo com seu uso, cada porca com seu fuso. Mas faz impressão
ver um líder a quem foi atribuido o Prémio Nobel da Paz ir votar, na sua
própria eleição, com uma t-shirt estampada com o Sagrado Coração de
Jesus. Não deve haver muitas fora de Timor".
http://abrangente.blogspot.com/

Anónimo disse...

No Blog Bichos Carpinteiros:
QUINTA-FEIRA, MAIO 10, 2007
A t-shirt de Ramos Horta
Cada povo com seu uso, cada porca com seu fuso. Mas faz impressão ver um líder a quem atribuiram o Prémio Nobel da Paz ir votar, na sua própria eleição, com uma t-shirt estampada com o Sagrado Coração de Jesus. Não deve haver muitas fora de Timor.
posted by josé medeiros ferreira
http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/

Anónimo disse...

Quer goste ou não dos resultados, em democracia a vontade do povo é soberana. Por isso desejo para Timor a maior das Felicidades.
Que o novo presidente tenha a dignidade, honestidade, honra ... suficientes para governar o país maravilhoso e merecedor que é Timor.
Que o novo preasidente seja um promotor da paz e do bem estar do povo.
Que o novo presidente saiba resolver os problemas da nação e nunca se esqueça que, se em tempos se votou num referendo pela independência, não é para agora, de outras maneiras mais ou menos subtis, voltarmos a ser dominados por outras, ou quem sabe as mesmas potências que sempre estiveram interessados em tudo o que é nosso, e nunca no nosso bem estar.
Timor é independente e assim quer continuar.

Um abraço
Laumalai

Anónimo disse...

The election is over..... Stop the manipulation of numbers.....Everybody is reporting 73% to 27% in favor of Ramos Horta........Why are you guys reporting 65 to 35%......There's nothing to gain.

Makikit

Anónimo disse...

Parabéns.........
Está aberto o nosso caminho para frente!!!!!!!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.