quinta-feira, maio 10, 2007

O crime compensa...

Tudo indica que Ramos-Horta terá vencido as presidenciais.

E infelizmente o crime, a violência, a intriga, a mentira, a injustiça, a demagogia e o populismo triunfaram. Xanana Gusmão e Ramos-Horta atingiram os seus objectivos em pouco mais de um ano.

Transformaram um país num caos, provocaram centenas de vitímas e de deslocados, semearam o terror, e conseguiram recolher os dividendos de um golpe de Estado suportado pelo governo australiano, americano e seus aliados, como o Banco Mundial. Tiveram a conivência das Nações Unidas, que conscientes de tudo o que se passava, optaram pela passividade que lhes é habitual.

Timor-Leste terá um presidente da República medíocre, vaidoso, sem qualquer sentido de uma cultura de Estado democrático e sem princípios éticos.

Os vigaristas, intriguistas, mentirosos e pulhas venceram.

Pobre povo de Timor-Leste.

11 comentários:

Anónimo disse...

Foi com pena que vi este post... E muita. Já têm números?

Anónimo disse...

A "vitoria" de Ramos Horta significa legalizar o golpe.

O Povo timorense, mais uma vez, e' vitima.

Como podem as pessoas considerar que tudo isso foi um processo democratico?

Como podem considerar que este povo votou livre e democraticamente, quando e' intimidado pelas forcas australianas?

Como? Se o proprio Xanana nas vesperas das 1a eleicoes foi capaz de dizer publicamente que se a Fretilin ou Lu Olo ganhasse que haveria nova violencia? Porque?

Porque o Sr. Ramos Horta fez a sua campanha, utilizando o nome da Fretilin e que ele era seu fundador?

Oh amigos timorenses, vou parar por aqui pois hoje nao da para enumerar todas as ilegalidades verificadas neste processo eleitoral.

So vos posso dizer que vamos ter de novo um "Salomon Island"

Que tristeza!!!!!

Anónimo disse...

Sentidos pêsames, Timor-Leste!...
Só é pena que, quando chegarem à conclusão de que só as moscas é que mudam, já será tarde!
Trocaram o suficiente pelo medíocre...
Veremos se agora os empregos vão jorrar a cântaros e o dinheiro do petróleo vai ser distribuido em palettes de porta em porta...
Deus queira que tenham razão. Daqui a um ano se verá...

Anónimo disse...

Esperemos com calma os resultados pois tenho muitas dúvidas que ele se aproxime sequer dos resultados do Xanana em Abril de 2002 - 301.634 votos (82,69%) - e se assim for esses dois não ficam em melhor situação. E é bom ter em consideração que muito mais importantes, importantíssimas mesmo serão as de 30 de Junho, o que dá mais de mês e meio para o esclarecimento e a mobilização. E é isto que é fundamental no trabalho político, esclarecimento, esclarecimento, esclarecimento sem perder ânimo, com convicção para mobilizar e dar a volta a isto. Coragem, amigos!

Anónimo disse...

Primeira tinha lido que o Horta fora votar acompanhado por dois blindados e dezenas de seguranças, polícias, etc., o que é perfeitamente caricato. Agora vi na TV que além destes “preparos”, para ser ainda mais caricato foi de Cristo na barriga! De Cristo na barriga e enquadrado por dois blindados num país onde constitucionalmente a igreja está separada do Estado. Francamente nunca vi maior falta de ética!

Anónimo disse...

Como podes dizer que o crime compensa?

Eu diria outra, que o contra-crime Compensa.
Pois nunca existiu um crime que por si provenha o bem.

Roman

Anónimo disse...

Narciso acha feio aquilo que não é espelho.

Anónimo disse...

e eu digo k voces nao prestam...tenho pena de ler comentarios destes sobre alguem k sempre lutou pelo vosso pais...se calhar voces nao o merecem.

Anónimo disse...

Margarida,
claro que tinha que ir de Cristo na barriga. Afinal foi esse um dos acordos que fez com a Igreja a fim de conseguir mais votos.
Só mesmo o povo de Timor, puro e ingénuo politicamente, para se deixar levar por essas coisas.
Só tenho pena que haja aves raras oportunistas que se aproveitem da "ignorância" do povo para reinar.

MP

Anónimo disse...

Viva Timor. Vivam os timorenses.
Vivam os 17% de iluminados e os 82% de estúpidos (é isso que lhes chamam nos posts anteriores).
Quer gostem quer não gostem, têm um novo presidente. Um presidente que não vai cumprir a maioria das promessas eleitorais por não ter poderes para tal.
Como diz a Margarida, e bem, importantes são as legislativas. Que o embate Fretilin-Xanana seja mais limpo e cordial. Porque Timor precisa.

Anónimo disse...

Como há-de reparar afinal o RH nem aos 70% chegou e de facto o candidato da Fretilin foi mesmo o mais votado entre os candidatos de todos os partidos. E essa de reduzir o combate nas parlamentares entre dois partidos também traz água no bico; Há-de constatar que o combate se vai fazer a 10? 12? 14? Ainda não sabemos quantos são mas em breve saberemos. E diferentemente desta eleição onde havia quase todos, juntos, a lutarem contra um, nas parlamentares vão estar quase todos, mas separados, a lutarem contra um. O que faz toda a diferença e o que vai permitir à Fretilin certamente, pela positiva, desenvolver o seu programa. E a fachada de unidade de toda a oposição vai-se esboroar, palpita-me. Nem ainda reparou que logo que acabaram as presidenciais também acabou o blog da má-língua dela?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.