terça-feira, abril 24, 2007

Timor: Reinado disponível para ficar em prisão domiciliária

Diário Digital / Lusa
23-04-2007 14:40:09

O major rebelde Alfredo Reinado, procurado pelas autoridades de Timor-Leste, está disponível para ficar em prisão domiciliária, disse hoje à Lusa um dos seus advogados.

A mesma fonte adiantou que a equipa de advogados do militar rebelde já se reuniu duas vezes com as forças internacionais e representantes dos gabinetes do primeiro-ministro e presidente da República de Timor-Leste.

«Mantivemos duas reuniões informais de diálogo em que foi manifestado o desejo do primeiro-ministro em estabelecer diálogo com o major Alfredo Reinado através da Igreja Católica, o que consideramos um passo positivo mas até agora sem consequências», disse a fonte contactada pela Lusa em Díli.

A mesma fonte acrescentou que o «diálogo com Alfredo Reinado está dependente das garantias que forem dadas para assegurar a vida do major, bem como de uma investigação justa e imparcial ao caso em que está envolvido».

«O major Reinado está ansioso por uma solução pacífica para o seu caso e já propôs ficar em prisão domiciliária à espera da investigação e guardado por forças internacionais que não estejam envolvidas nas operações de busca, a Austrália e Nova Zelândia», acrescentou.

A fonte disse ainda que Alfredo Reinado, evadido da cadeia de Becora, na capital timorense, a 30 de Agosto de 2006, «está disponível para regressar de imediato a Díli logo que estejam garantidas por escrito as condições necessárias à sua segurança e dos homens que continuam com ele».

Nos últimos dias, circulam informações em Díli de que o primeiro-ministro, José Ramos-Horta, terá pedido às forças internacionais para suspenderem as buscas a Alfredo Reinado, mas fonte das polícias estrangeiras estacionadas em Timor-Leste garantiu à Lusa «não existir qualquer documento oficial que ponha fim às buscas».

«Enquanto não nos for solicitado oficialmente a suspensão da operação, vamos continuar a trabalhar como fizemos até agora», disse uma fonte das forças internacionais.

Alfredo Reinado é o principal rosto da rebelião no seio das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL), que mergulhou o país numa crise política e militar em Abril e Maio do ano passado e conduziu à demissão do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

O major Reinado foi preso em Julho em Díli por posse ilegal de material de guerra, durante uma busca de rotina da GNR a três residências.

Reinado esteve detido na prisão de Becora, em Díli, de onde se evadiu um mês depois, a 30 de Agosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

"bem como de uma investigação justa e imparcial ao caso em que está envolvido"???
Há alguma dúvida que as decisões judiciais que foram tomadas contra o Reinado foram imparciais?
É claro que esta nova "justiça e imparcialidade" será a contento do Reinado.
Que o digam:
A FDTL com a deserção do Reinado, em especial o General Taur.
O tenente-coronel Falur que foi emboscado.
A Procuradoria-geral da República na pessoa do Longuinhos, com quem o Reinado se recusou a falar.
Eu cá se fosse ao Reinado mandava suspender as eleições e candidatava-me na segunda volta. Quase de certeza, como é de inteira justiça, ganhava. Dois apois já estavam garantidos: o do Xanana e o do ramos Horta.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.