terça-feira, abril 24, 2007

Cinema: Leonel Vieira adapta "A ilha das Trevas", de José Rodrigues dos Santos



Embargo até às 11:30 de 24 de Abril Lisboa, 24 Abr (Lusa) - "A Ilha das Trevas", o primeiro romance de José Rodrigues dos Santos, vai ser adaptado para cinema pelo realizador Leonel Vieira, revelou à agência Lusa a Gradiva, a actual editora do jornalista e escritor.

Editado em 2002 pela Temas & Debates, o romance de estreia do jornalista conta a história de uma família timorense e tem como pano de fundo a anexação indonésia da ilha de Timor-Leste.
A obra, esgotada na edição original e entretanto revista pelo autor, vai ser reeditada esta semana pela Gradiva.

Esta será a primeira adaptação para cinema de uma ficção de José Rodrigues dos Santos, cujos livros têm sido sucessos de venda em Portugal.

A adaptação ficará a cargo de Leonel Vieira, que já transpôs para cinema a obra "A Selva" (2002), de Ferreira de Castro.

Pormenores sobre o elenco, locais de rodagem, equipa de produção e realização serão fornecidos por Leonel Vieira e José Rodrigues dos Santos na quinta-feira, em conferência de imprensa.
Nesse mesmo dia será assinado o protocolo de cedência dos direitos da obra para a adaptação cinematográfica.

"Ilha das Trevas", editado em 2002, é o livro de estreia de José Rodrigues dos Santos como escritor. Posteriormente publicou "A Filha do Capitão", "O Codex 632" e "A Fórmula de Deus".
Leonel Vieira já realizou filmes como "Zona J", "A sombra dos Abutres", "A Selva" e "Um Tiro no Escuro". Produziu "Filme da Treta", de José Sacramento, o filme mais visto pelos portugueses em 2006.
SS-Lusa/Fim

5 comentários:

Anónimo disse...

The Australian forces are active again. This time in Utaolari, Viqueque district where they are going armed and in groups seeking out FRETILIN coordinators. This has been done in a very menacing fashion, and provoking the youth with "Horta Good. Luolo no good" jibes at them. The purpose is clear....to create trouble and intimidate people similarly to the manner in which they have intimidated people in Ermera and cailaco districts. Complainst have come from members of the EU International observer team and Timorese observers. Not being happy at all with the results of the recent elections they have been called to do the dirty work by Ramos Horta. He is going to give everything away to them in return....you name it....Timor Sea everything!!!

Anónimo disse...

Timor-Leste: Alkatiri acusa Ramos Horta de ser um «ditador»

O ex-primeiro-ministro timorense e secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, acusou hoje José Ramos Horta de ser um «ditador» e de «não ter capacidade» para gerir os problemas do país.
Em declarações à agência Lusa, Mari Alkatiri afirmou que Ramos Horta - seu antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e sucessor no cargo de chefe do Governo após a crise de 2006 - tem «comportamentos autoritários de ditador» e de «usa e abusa do poder de primeiro-ministro para fazer campanha».
«Pouco tempo depois de assumir o cargo de primeiro-ministro, Ramos Horta efectuou uma visita oficial ao Kuwait e recebeu ajuda humanitária em cobertores e outros bens que guardou e começou a distribuir agora em tempo de campanha eleitoral», disse Mari Alkatiri.
Acrescentou também que Ramos Horta «não conseguiu resolver problemas que pensava serem fáceis como os deslocados, os peticionários e o caso de Alfredo Reinado e agora não é capaz de assumir a sua falta de capacidade e atribui a culpa à Fretilin quando ele é que é o chefe do Governo».
Mari Alkatiri diz também «não entender» a razão dos órgãos do Estado assumirem que Alfredo Reinado tem de ser capturado e de José Ramos Horta «afirmar que as operações deviam ser suspensas».
«Isto demonstra a atitude de um ditador que pensa que pode suspender uma operação deste género», afirmou.
O antigo primeiro-ministro disse também que o chefe do Governo tem ainda atitudes totalitárias ao «afirmar que se chegar a presidente da República vai ordenar ao Procurador-Geral a reabertura do processo de distribuição de armas» uma atitude que «só os ditadores tomam porque só eles pensam que podem dar ordens aos Procuradores».
Sobre as eleições legislativas agendadas para Junho, Mari Alkatiri afasta qualquer candidatura da sua parte à chefia do Governo e diz ter muito trabalho a fazer na reorganização da Fretilin.
«Já disse que não serei candidato e que ficarei a trabalhar no partido que precisa de ser reorganizado, precisa de sangue jovem para o futuro o que exige dedicação a tempo inteiro porque é um trabalho meticuloso», concluiu.
A agência Lusa tentou, sem êxito, contactar a campanha de Ramos Horta para comentar as acusações de Mari Alkatiri.
Diário Digital / Lusa
24-04-2007 9:01:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273077

Anónimo disse...

Timor: Candidatos com estratégias diferentes para a 2ª volta

Os dois candidatos à presidência timorense apostam, na campanha da segunda volta, em estratégias distintas, com Francisco Guterres «Lu Olo» a concentrar acções de campanha em Díli e José Ramos Horta a percorrer o país.
Desde segunda-feira que ambos os candidatos - um primeiro-ministro, no caso de Ramos Horta, e um presidente do Parlamento Nacional, no caso de «Lu Olo» - suspenderam as suas funções oficiais e dedicam-se agora a convencer o eleitorado para conquistar a chefia do Estado.
Com uma diferença de 24.564 votos favorável a «Lu Olo» na primeira volta, José Ramos Horta já «conquistou» o apoio de quatro adversários na primeira volta que totalizaram 109.180 votos.
Fernando «Lasama» de Araújo, o terceiro classificado, e Manuel Tilman, o sexto da primeira volta, que totalizaram 93.993 votos e que podem desequilibrar a balança para qualquer um dos candidatos, não definiram ainda o seu sentido de voto.
Até ao final de quarta-feira, José Ramos Horta está fora da capital timorense e percorre algumas regiões como Remexiu, Aileu, Same e Dare num contacto permanente com as populações locais.
Com uma presença na televisão de Timor na sexta-feira para um debate com o seu adversário e períodos de descanso no sábado, o candidato retoma no domingo o seu périplo pelo país que ainda o leva a Baucau, Viqueque, Oecussi, Liquiça, Suai, Maliana, Ermera e Dili, onde termina a campanha a 6 de Maio, três dias antes da votação.
Francisco Guterres «Lu Olo» vai manter contactos preferencialmente em Díli, deixando aos militantes da Fretilin trabalho de nos distritos «convencerem» mais um cidadão eleitor a votar na sua candidatura, como explicou segunda-feira.
Além de Díli, «Lu Olo» desloca-se a Manatuto, Liquiçá e Aileu embora mantenha contactos diários na capital, onde termina a sua campanha a 6 de Maio.
Os dois candidatos vão utilizar o Estádio Municipal da capital timorense para o encerramento das respectivas campanhas.
A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais timorenses decorre desde domingo, 22 de Abril, e prolonga-se até 6 de Maio com a votação a ter lugar a 9 de Maio e o anúncio oficial dos resultados provisórios até 14 de Maio.
O novo Chefe de Estado do país, sucessor de Xanana Gusmão, toma posse a 20 de Maio, cerca de um mês e dez dias antes da realização das eleições legislativas, marcadas para 30 de Junho.
Diário Digital / Lusa
24-04-2007 8:11:12
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273072

Maracuja Maduro disse...

Caro amigo: : e para relaxar depois de ler do Timor ONLINE, , leia alguns poemas no "Timor do Norte a Sul". Hoje os destaques vão para dois poemas , um do Felizardo Guerra e outro do Crisódio Marcos. Aqui vai o site:

http://timordonorteasul.blogspot.com/

Obrigada

Maracuja Maduro

Anónimo disse...

Timor: «Lasama» adia para 4ªfeira decisão sobre presidenciais

O Partido Democrático (PD), que apoiou Fernando «Lasama» de Araújo nas presidenciais timorenses, adiou para quarta-feira a sua reunião magna para decidir a estratégia a definir para as legislativas e o sentido de voto na segunda volta das presidenciais.
Em declarações à agência Lusa, Fernando de Araújo, que lidera o PD, explicou que «o adiamento da reunião ficou a dever-se a problemas logísticos que estarão resolvidos quarta-feira».
Fernando «Lasama» foi o terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais timorenses ao ter recolhido 77.459 votos ou 19,18%, menos 10.643 votos ou 2,63% do que o segundo mais votado, o primeiro-ministro, José Ramos-Horta.
Com uma votação tão expressiva, os votos de «Lasama» podem ser cruciais para decidir quem irá suceder a Xanana Gusmão na chefia do Estado.
Actualmente, apenas Fernando «Lasama» de Araújo e Manuel Tilman, que em conjunto obtiveram 93.993 votos na primeira volta, não manifestaram apoio a Ramos-Horta já que os outros quatro «derrotados» - Lúcia Lobato, Avelino Coelho, Francisco Xavier do Amaral e João Carrascalão, que totalizaram 109.180 votos - já o fizeram.
Entre Francisco Guterres «Lu Olo» e Ramos-Horta a diferença na primeira volta, favorável ao candidato da Fretilin e presidente do Parlamento Nacional, foi de 24.564 votos.
A campanha eleitoral para a segunda volta das presidenciais timorenses decorre desde domingo e prolonga-se até 6 de Maio com a votação a ter lugar a 9 de Maio e o anúncio oficial dos resultados provisórios até 14 do mesmo mês.
O novo Chefe de Estado do país, sucessor de Xanana Gusmão, toma posse a 20 de Maio.
As eleições legislativas estão também já marcadas para 30 de Junho.
Diário Digital / Lusa
24-04-2007 11:35:49
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=273116

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.