sábado, abril 21, 2007

Notícias - traduzidas pela Margarida

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Quarta-feira, 18 Abril 2007
Relatos dos Media Nacionais

Presidente da República pede à ISF para parar a operação contra Alfredo
O Primeiro-Ministro Ramos Horta disse que a ISF parará a perseguição a Alfredo Reinado e aos seus homens para recomeçar o diálogo.

Espera que no decurso do mês, o Presidente Xanana se reúna com o Brigadeiro Mal Rerden, o comandante da ISF para discutir a questão. TP

Horta: “ONU fica mais 5 anos em TL”
Ramos Horta, numa conferência de imprensa no Palácio do Governo ontem, disse que Timor-Leste precisa que a ONU fique mais 5 anos de modo a melhorar o profissionalismo da PNTL e das F-FDTL. (DN)

Barris: “A política de segurança em TL não está numa situação grave”
O Ministro do Interior, Alcino Barris, disse que a gestão da segurança não é um problema dado que as estratégias da PNTL estão em contínuo progresso em relação com a situação corrente. (DN)

Claudio Ximenes: “o tribunal não recebeu resultados eleitorais da CNE”
Depois de se reunir com o Presidente da República, Kayrala Xanana Gusmão, na Terça-feira (17/4) no Palácio das Cinzas Caicoli Dili, o Presidente do Tribunal de Recursos, Cláudio Ximenes, disse que o Tribunal de Recursos não tinha recebido ainda os resultados preliminares das eleições da CNE.

“Não sei nada dos resultados preliminares das eleições presidenciais porque o CNE está ainda a trabalhar e o process está em curso,” disse Ximenes. (DN)

Barris: “Paul Martins é membro da PNTL”
O Ministro do Interior, Alcino Barris, disse aos jornalistas na Terça-feira (17/4) no Ministério do Interior Villa Verde Dili, que o ex-Comandante-Geral Paul de Fátima Martins é considerado pelo Ministério membro da PNTL, por isso tem de se registar, ser entrevistado e avaliado antes de regressar à tarefa anterior. (DN)

Xavier: “Votar em Lu-Olo significa suicídio”
Um dos fundadores da Fretilin, Francisco Xavier do Amaral, que foi também um candidato presidencial disse que a sua coligação não votará em Lu-Olo visto que isso seria considerado um “suicídio.”

“Tendemos a votar num candidate que é capaz de liderar o país. Votar em Lu-Olo significaria suicídio," disse Xavier. (TP, STL, DN, TVTL, e RTL)

CNE não tem capacidade
O candidate presidencial Avelino Coelho disse que a CNE é um órgão independente organizador da eleição presidencial no país e que não pode culpar o STAE em relação com assuntos de manipulação. Revelou que se o tribunal de recursos legalizar os resultados desta eleição, esta nação enfrentará manipulação, corrupção e injustiça nos próximos 5 anos.

Disse que a CNE não tem capacidade para resolver problemas e que se os observadores presentes dos partidos se queixarem à CNE, (as queixas) devem ser acompanhadas por evidências. (STL)

Horta acusa a Fretilin de espalhar propaganda comunista
O candidate presidencial, Ramos Horta, acusou a Fretilin de espalhar propaganda para prejudicar a sua reputação e a de Xanana Gusmão, o presidente da república.

Horta afirma que a Fretilin se engaja em propaganda comunista dizendo que Horta quer vender Atauro, Oecusse e a ilha de Jaco aos USA depois de ganhar a eleição presidencial. (STL e TP)

Lu-Olo confiante de ser capaz de concorrer à presidência
Em resposta a uma declaração de José Ramos Horta acerca de relações internacionais com países vizinhos, o candidato presidencial Francisco Guterres Lu-Olo disse que tem capacidade para concorrer à presidência da república.

Lu-Olo prometeu que se for o presidente, os interesses de Timor-Leste serão a prioridade incluindo manter relações com outras nações. (TP)

Horta recebeu o prémio Nobel da paz por causa da Fretilin
O deputado do parlamento nacional da KOTA, Manuel Tilman, disse que José Ramos Horta recebeu o prémio Nobel da paz por causa da Fretilin e acrescentou que sem a Fretilin Horta não o teria recebido.

De acordo com Tilman, foi a Fretilin que tornou possível que Horta fosse para o exterior e foi acolhido pela organização da resistência (CNRT) que ajudou na libertação do seu povo da ocupação to Indonésia de 24 anos. (TP)

Necessário melhorar o sistema de trabalho do STAE e da CNE
Para minimizar os erros no processo da segunda volta da eleição presidencial, são necessárias melhorias nos departamentos técnicos do STAE e da CNE.

De acordo com o Reitor de Políticas Sociais da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL), José Magno, melhorias mais do que reestruturação melhorariam o sistema. (TP)

Relatos dos Media Internacionais

Timor-Leste cancela perseguição ao oficial militar amotinado
Última actualização 18/04/2007, 11:37:17
ABC Rádio Austrália

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos Horta anunciou que foi cancelada a perseguição ao líder foragido amotinado Alfredo Reinado.

Reinado foi culpado de contribuir para a desordem no ano passado na qual morreram dúzias de pessoas.

O Dr. Ramos Horta diz que a decisão de cancelar a busca do líder amotinado permitiriam negociações para recomeçar a sua rendição.

O mês passado tropas Australianas atacaram o esconderijo na montanha do major Reinado numa tentativa falhado para o capturar.

Cinco dos seus apoiantes armados foram mortos durante a incursão.

Sargento que 'ameaçou matar' enfrenta inquérito em Timor
Andrea Petrie
Abril 18, 2007 - The Age

Um polícia de Victória a trabalhar em Timor-Leste numa missão foi acusado de ter ameaçado matar um motorista que mais tarde se descobriu ser um conselheiro do Governo.

O sargento Peter Beames, que tem 35 anos de experiência policial, está num destacamento internacional na nação inquieta. É suposto ter interceptado em carro no distrito de Ermera, a oeste de Dili, em 20 de Fevereiro, depois de ter visto uma condução errática.

Aproximou-se do motorista depoid do carro estar estacionado no exterior do Hotel Tropical Inn. Quando o sargento Beames pediu par aver a carta de condução, o homem recusou que ele anotasse os detalhes.

O sargento Beames, um veterano do Vietname, é suposto ter ditto ao motorista que podia ser preso se não cooperasse, mas o homem continuou a recusar.

O motorista, José Manuel Gomes Guterres, queixou-se por carta ao Representante Especial do Secretário-Geral, Dr. Atul Khare, afirmando que o s Sargento Beames o assaltara e ameaçara matá-lo.

O Sr. Guterres é advogado e conselheiro do Conselho de Ministros de Timor-Leste. O Governo encarou as suas alegações com muita seriedade e pediu uma investigação.

Fontes disseram ao The Age que a descrição dos eventos pelo Sr. Guterres não foi corroborada por qualquer testemunha.

Um porta-voz da Polícia Federal Australiana confirmou que uma investigação tinha sido lançada pela ONU.

O porta-voz disse que o sargento Beames estava entre 50 polícias Australianos a trabalharem para a missão da ONU em Timor-Leste.

"Todos os oficiais da polícia em Timor-Leste estão sob os procedimentos da polícia e códigos de conduta da ONU e a AFP sabe que os padrões profissionais da UNPOL e o gabinete da disciplina está correntemente a investigar esta matéria," disse.

A Associação da Polícia de Victoria prometeu ontem apoiar o sargento Beames.

O secretário da união Paul Mullett disse que o Governo estava "obviamente a acreditar numa das versões do evento em termos do que foi dito numa conversação cara-a-cara," que disse podia causar tensão diplomática entre as duas nações.

"Esta é apenas uma alegação politicamente motivada que tem o potencial de comprometer um oficial de polícia que tem uma grande reputação," disse.

"Com toda a certeza, o Primeiro-Ministro tem a responsabilidade de resolver o que se pode transformar numa questão política altamente pesada."

Uma porta-voz da Polícia de Victoria disse que a Comissária-Chefe Christine Nixon monitorizará a investigação.

ONU saúda os resultados preliminares das eleições de Timor-Leste, aguarda a próxima volta
Centro de Notícias da ONU – 18 Abril 2007

Saudando os resultados preliminares das eleições presidenciais em Timor-Leste, que se realizaram na semana passada, a ONU louvou hoje a natureza não-violenta da eleição quando aguarda a segunda volta no próximo mês, que será também fortemente apoiada pelo órgão mundial.

“Os dois candidates que obtiveram o mais elevado número do votos disputarão agora uma segunda volta em 9 de Maio. Mais uma vez, estas eleições terão o benefício de assistência considerável pela comunidade internacional, incluindo pela ONU,” disse a porta-voz da ONU Michele Montas aos repórteres em Nova Iorque.

“A ONU está particularmente agradada por a primeira volta das eleições se ter completado sem nenhum incidente sério de violência e de intimidação durante a campanha, votação e contagem dos votos, e que os candidatos tenham feito uso pleno dos canais legais adequados para levantar as suas preocupações acerca do processo.”

Disse que a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) estava satisfeita com o anúncio dos resultados preliminares, acrescentando que os resultados finais seriam agora certificados pelo Tribunal de Recursos depois da consideração das queixas entregues no período permitido de 24 horas.

A eleição da passada Segunda-feira foi a primeira em Timor-Leste desde que ganhou a independência da Indonésia em 2002 e, além de ter saudado os Timorenses pela participação na eleição, o Secretário-geral Ban Ki-moon também saudou as autoridades nacionais por terem organizado as eleições e a UNMIT pelo apoio.

“O Secretário-geral apela à comunidade internacional para continuar a dar assistência dado que Timor-Leste trabalha para completar o processo eleitoral este ano e para responder aos desafios relacionados com o sector da segurança, o domínio da lei, governação e desenvolvimento,” disse a porta-voz do Sr. Ban depois da eleição histórica.


RI reforça segurança na fronteira
Jakarta Post - Abril 19, 2007

Kupang, East Nusa Tenggara: As Forças Militares Indonésias (TNI) destacou mais dois batalhões de soldados para as ilhas de East Nusa Tenggara de Sumba e Flores numa tentativa de reforçar a segurança nas áreas que fazem fronteira com Timor-Leste.

O Comandante Militar de Wirasakti Cor. Arief Rahman disse na Quarta-feira em Kupang que o destacamento de novas tropas aumentaria o número de soldados estacionados na provincial para 4,000.

Além de ajudar a manter a segurança, as TNI construirão também um quartel-general para a brigada de infantaria na regência de Timor Tengah Selatan, onde estão colocados 300 soldados.

O reforço faz parte do plano de segurança estratégica para a area decidido desde 2003, disse Arief.

"O reforço foi feito apenas por razões de segurança e nada teve a ver com o levantamento politico em Timor-Leste," disse, acrescentando que atrasos no destacamento das novas tropas foram causados principalmente pela limitada disponibilidade financeira.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.