sexta-feira, abril 20, 2007

Lu-Olo e Ramos-Horta na segunda volta em Timor

Público – 19 de Abril de 2007

19.04.2007

Acusações mútuas entre os dois candidatos mais votados marcaram o anúncio, ontem, em Díli, dos resultados finais provisórios da primeira volta das eleições presidenciais em Timor-Leste. Os números avançados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a serem confirmados, como se esperava, pelo Tribunal de Recurso do país, colocam frente a frente, no próximo dia 9 de Maio, duas das três mais altas figuras do Estado: Francisco Guterres, Lu-Olo, presidente do Parlamento Nacional, apoiado pela Fretilin, com 112.666 votos (27,89 por cento); e José Ramos-Horta, independente, mas chefe de um governo com apoio parlamentar da mesma Fretilin, com 88.102 votos (21,81 por cento).

Reagindo de forma vigorosa às afirmações de Ramos-Horta, para quem, caso Lu Olo vença, "as relações de Timor-Leste com os países da região serão enfraquecidas", o candidato da Fretilin retorquiu que as relações entre os países "não se baseiam apenas em ter amigos pessoais. Baseiam-se em Estados e nas instituições interagindo entre elas".

Fernando Araújo, Lasama, líder do Partido Democrático (PD), a força com a maior representação no Parlamento depois da Fretilin, ficou em terceiro lugar, seguido por Francisco Xavier do Amaral, Lúcia Lobato, Manuel Tilman, Avelino Coelho e João Carrascalão.

Votaram nas eleições, cujo processo de apuramento demorou mais de uma semana e foi atravessado por acusações cruzadas de irregularidades, 427.712 pessoas, o que traduz uma abstenção de 18,21 por cento.

O secretário-geral da Fretilin e antecessor de Ramos-Horta no Governo, Mari Alkatiri, assegurou há três dias, numa entrevista ao diário indonésio Jakarta Post, que o seu partido não iniciará a violência, se Ramos-Horta ganhar. Pelo contrário, "tentará cooperar", apesar de estar convencido de que o prémio Nobel "será pior do que Xanana Gusmão naquele lugar", acrescentou Alkatiri.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.