quarta-feira, abril 11, 2007

FRETILIN fala em irregularidades

TSF – 10 de Abril 07, 13:26

A FRETILIN entende que existiram irregularidades durante as eleições presidenciais, em particular apelos ao voto em alguns centros de voto. O vice-secretário-geral do partido, José Manuel Fernandes, desvalorizou ainda os resultados provisórios deste acto eleitoral avançados pela CNE.

A FRETILIN considera que se verificaram irregularidades durante o processo eleitoral relativo às eleições presidenciais de segunda-feira em Timor-Leste e por isso vai apresentar uma queixa na Comissão Nacional de Eleições.

Em declarações à TSF, o vice-secretário-geral do partido que actualmente ocupa o poder em Timor-Leste assinalou a existência de apelos ao voto feitos nas proximidades das assembleias de voto, através da distribuição de panfletos.

«Mesmo no local onde as pessoas exerceram o seu direito de voto, sempre existem pessoas que, com uma certa coragem, insistiram mesmo em dizer publicamente para que se votasse em Ramos-Horta, Fernando Araújo ou Xavier do Amaral», explicou José Manuel Fernandes.
Segundo a agência Lusa, o porta-voz da FRETILIN, Filomeno Aleixo, exibiu um panfleto em que está escrito em tétum «Vota contra Alkatiri» e que, segundo este partido, foi distribuído em alguns centros de votação.

FRETILIN desvaloriza resultados provisórios

José Manuel Fernandes aproveitou ainda para desvalorizar os resultados provisórios avançados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que colocam Ramos-Horta na frente e o candidato da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu-Olo", na terceira posição.

«Estamos sempre prontos a trabalhar para que consigamos ter um resultado aceitável e um resultado a favor do nosso candidato», comentou José Manuel Fernandes.

Entretanto, a FRETILIN divulgou uma contagem paralela que está a fazer e que dá 40 por cento dos votos ao seu candidato, uma contagem relativa a 214 mil votos e que não abrange outros candidatos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.