terça-feira, abril 10, 2007

Downer sobre as eleições em East Timor-Leste

(Tradução da Margarida)

ABC Transcrições
SHOW: AM 8:04 AM AEST ABC

Abril 9, 2007 Segunda-feira

REPÓRTER: Peter Cave

PETER CAVE: Bem, para discutir as eleições presidenciais de hoje em Timor-Leste junta-se a nós o Ministro dos Estrangeiros Alexander Downer:

(para Alexander Downer) Sr Downer, bem-vindo ao AM

ALEXANDER DOWNER: Obrigado.

PETER CAVE: Que importância tem a condução com sucesso das eleições de hoje para a estabilidade a curto prazo de Timor-Leste e na corrida para as eleições parlamentares.

ALEXANDER DOWNER: Bem, é importante – a nossa expectativa é que será um dia razoavelmente quieto, essa é a história das eleições em Timor-Leste. Houve um período eleitoral razoavelmente calmo.

Houve alguma confusão, penso que foi em 4 de Abril e houve outros incidentes de vez em quando, mas não tem sido tão mau quanto receávamos. Por isso esperamos que será um dia de eleições bastante bom em termos de segurança, penso que provavelmente será o caso. Obviamente que há muita gente no terreno a providenciar essa segurança.

PETER CAVE: Há obviamente uma possibilidade de nenhum candidato ter votos suficientes hoje, o que significará uma outra eleição. Há também queixas de intimidação aos eleitores, o que é que pensa dessas queixas?

ALEXANDER DOWNER: Bem, temos de esperar e ver o que é que dizem os observadores das eleições. Temos lá uma equipa de observação, liderada por Dave Tollner, o membro para as Ilhas Salomão.

Dave fará um relatório para nós. Há muitas outras equipas de observação para a ONU, a unida ... a União Europeia, etc. Por isso, neste estágio não penso que a intimidação provavelmente tenha um efeito substancial em qualquer resultado mas realmente temos apenas de esperar e ver os relatórios quando forem feitos.

Mas como diz, esta é a primeira volta a não ser que um dos candidatos obtenha mais de 50 por cento da votação, haverá uma outra eleição em 9 de Maio. Por isso, penso que esse é provavelmente o próximo passo, que haja mais uma ... mais uma votação entre os dois candidatos mais votados.

PETER CAVE: Mencionou o envolvimento da ONU. Uma das suas equipas criticou os arranjos para as eleições, levantando a possibilidade suponho que possa não certificar o resultado.

ALEXANDER DOWNER: Bem, para ser franco não ouvi isso. Os relatórios que temos da nossa embaixada dizem que os processos estão a desenvolver-se bem, razoavelmente bem.

Repare, não tem sido perfeito e provavelmente não o seria naquele tipo de ambiente, não vai correr tão suavemente como se esperaria numas eleições Australianas em termos administrativos. Mas os relatórios que temos dizem que as coisas decorrem razoavelmente bem.

Mas como diz, temos de esperar até todas as análises estarem feitas pelos vários observadores, incluindo a ONU antes de termos uma imagem completa do que aconteceu em cada uma das áreas de voto.

PETER CAVE: José Ramos Horta disse que se ganhar estas eleições pedirá às tropas Australianas para ficarem pelo menos até ao fim do próximo ano. Na verdade, disse num comentário que queria que elas ficassem tantos anos quanto os possíveis, é isso realístico?

ALEXANDER DOWNER: Bem, repare, temos de esperar para ver. Quero dizer, neste estágio a nossa ideia é que vamos continuar a deixar esta força internacional em Timor-Leste. Mas o mais longe até às eleições parlamentares – a data das eleições parlamentares não foi marcada mas as nossas expectativas é que sejam em Junho ou Julho.

Provavelmente este período até a essas eleições parlamentares será razoavelmente instável e como a Anne Barker estava a dizer na vossa introdução, é de certo modo, uma eleição mais importante por isso haverá mais tensões por causa disso.

Depois das eleiçõe haverá uma outra paisagem. Há uma possibilidade. No tempo certo, que o lado militar da operação de manutenção da paz em Timor-Leste possa ficar sob controlo da ONU.

É algo que teremos de ver, a ONU fará uma análise com base no ano depois de se realizarem as eleições parlamentares. Mas neste estágio, não fazemos nenhuma previsão sobre quanto tempo é que as tropas ficarão.

PETER CAVE: Sr Downer, a Anne Barker também se referiu à possibilidade de problemas se a Fretilin não aceitar o resultado. Está a receber relatórios sobre poderem haver problemas se a Fretilin não ganhar?

ALEXANDER DOWNER: Repare, não ouvi as coisas serem postas com essa dureza, e penso que há um risco de algumas pessoas em partidos políticos diferentes ficarem infelizes com os resultados de tal maneira que possam sair para a rua. Receio que seja um risco real em Timor-Leste.

PETER CAVE: Sr Downer, obrigada por se juntar a nós esta manhã.

ALEXANDER DOWNER: Foi um prazer.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.