Diário Digital/Lusa - 10-01-2007 19:49:00
A Fundação Champalimaud assina quinta-feira com o L.V. Prasad Eye Institute um acordo que vai criar o quarto maior centro de investigação oftalmológica do mundo, um investimento superior a 1,8 milhões de euros.
Leonor Beleza, presidente da fundação criada pelo testamento de António Champalimaud, está na Índia a acompanhar a visita presidencial de Cavaco Silva, que assistirá à assinatura do acordo, ao lado do primeiro-ministro indiano, Manhmohan Singh.
O Centro Champalimaud-Tranlational Centre in Eye Research (C- TRACE) vai aliar a investigação ao tratamento de doentes dos olhos (um problema grave na Índia), aproveitando a experiência do Prasad Eye Institute, uma instituição de referência.
Em declarações aos jornalistas, Leonor Beleza afirmou que o projecto envolve um investimento de um milhão de euros por parte da fundação.
Os restantes 800 mil euros são investidos pelo instituto indiano.
O centro, que ficará situado em Hydeberad, Estado de Utar Pradesh, integra-se, segundo Beleza, no modelo definido pela fundação, ou seja, que a «investigação se possa traduzir, num prazo curto, em melhoria na situação das pessoas».
«Este é um centro delineado para fazer investigação de ponta, nomeadamente com a utilização de células estaminais adultas no tratamento de doenças dos olhos», descreveu a presidente da fundação.
O acordo prevê ainda que investigadores portugueses sejam contratados para trabalhar na Índia, o que deverá acontecer já este ano.
Leonor Beleza admitiu que um dos locais de actuação do futuro centro venha a ser Timor-Leste, onde há carência de médicos e cuidados de saúde ao nível oftalmológico, além de outros países em que é falado o português.
.
quinta-feira, janeiro 11, 2007
Fundação Champalimaud cria centro investigação oftalmológica
Por Malai Azul 2 à(s) 21:27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
1 comentário:
Acho bem que tragam para cá esse projecto ´de oftalmologia.
Que é para ver se estes tipos começam a ver melhor a m**** que fazem!!!
Enviar um comentário