terça-feira, dezembro 05, 2006

Um morto e dois feridos em novo ciclo de violência

Rádio TSF - 04 de Dezembro 06, 14:49


Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas nos confrontos registados domingo à noite e esta segunda-feira de manhã no bairro de Taibessi, em Díli, disse à Lusa o director do Hospital Nacional Guido Valadares.

Segundo António Caleres, a vítima mortal, que não chegou a ser levada ao hospital, morreu domingo à noite em consequência de fogo posto numa loja do mercado de Taibessi, tendo o corpo carbonizado sido encontrado pelos bombeiros.

Os dois feridos, com ferimentos resultantes de catanadas nas costas e no pescoço, foram levados ao hospital por elementos da polícia da ONU (UNPOL), que, reforçada com efectivos militares neo-zelandeses, efectuou hoje de manhã uma operação de busca e perseguição na zona de Taibessi, Bécora e Bemori, em que estiveram envolvidos cerca de 100 elementos.

Os confrontos opuseram elementos de dois grupos de artes marciais rivais, o "Sete Sete" e o PSHT.

Informações não confirmadas apontam para a possível existência de pelo menos mais um morto e de mais de 20 feridos, disseram à Lusa residentes em Taibessi.

O registo destes confrontos foi feito no dia em que a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT) fez em conferência de imprensa o ponto da situação de segurança, concluindo que «persistem incidentes esporádicos em Díli e no interior».

Ainda sem informação oficial sobre os incidentes de domingo à noite e hoje de manhã, o representante adjunto do secretário-geral da ONU, Eric Tan, salientou que «dia após dia, a situação está a ficar mais estável».

Na ocasião, o representante especial em funções, Finn Reske-Nielsen, manifestou a preocupação da ONU pelo facto de continuarem a existir cerca de 25 mil deslocados em dezenas de campos de acolhimentos espalhados pela cidade.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Timor-Leste
Cadáver encontrado em Díli e dois feridos graves em confrontos nas últimas horas
05.12.2006 - 10h44 Lusa


O cadáver de um timorense foi encontrado hoje numa ribeira de Díli, onde novos confrontos registados nas últimas horas provocaram dois feridos graves, disseram à Lusa fontes policiais e hospitalares na capital de Timor-Leste.

Segundo a porta-voz da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) em Timor-Leste, a comissária Mónica Rodrigues, a vítima mortal foi encontrada hoje de manhã (hora local), junto à ribeira que separa os bairros de Taibessi e Bécora.

Desde domingo à noite, quando se iniciaram confrontos entre elementos dos grupos de artes marciais Sete Sete e PSHT no bairro de Taibessi, que se prolongaram por segunda-feira, foram mortas duas pessoas, disse a mesma fonte.

Segundo o director do Hospital Nacional Guido Valadares, António Caleres Júnior, a primeira vítima destes confrontos morreu carbonizada domingo à noite, em consequência de fogo posto numa loja do mercado de Taibessi, tendo o corpo sido encontrado pelos bombeiros.

Ontem, António Caleres anunciou uma segunda vítima mortal destes confrontos, mas a UNPOL não confirmou a ocorrência, mas sim a descoberta de um segundo cadáver, hoje de manhã, junto à ribeira que separa os bairros de Taibessi e Bécora.

Os dois cadáveres apresentam sinais de múltiplas feridas provocadas por catanadas e outro tipo de lâminas, tendo os agressores cortado as orelhas das duas vítimas e, num caso, as mãos, disse à Lusa António Caleres Júnior.

A ferocidade demonstrada está a impressionar as autoridades policiais, tendo fonte policial, que pediu para não ser identificada, referido à Lusa que foram referenciadas armas de fogo, além das tradicionais armas tradicionais, como catanas, "rama-ambom" (pequenas setas, com a ponta revirada) e dardos, em poder dos elementos dos dois grupos.

Novos confrontos registados hoje nos bairros de Bebonuk e Fatuhada, em Díli, provocaram dois feridos graves, segundo disse à Lusa o director do Hospital Nacional Guido Valadares.

António Caleres precisou que os dois feridos deram entrada no hospital com ferimentos graves na zona do pescoço e do abdómen, respectivamente.

Desconhece-se se os confrontos de hoje em Bebonuk envolveram também elementos dos dois grupos de artes marciais referenciados em Taibessi, embora fontes policiais contactadas pela Lusa admitam essa possibilidade.

Com os dois feridos graves hoje registados - um deles com escassas possibilidades de sobreviver devido aos ferimentos provocados por catanadas na zona do pescoço -, o total de vítimas oficialmente considerado nos confrontos ocorridos em Díli desde o passado domingo passou a ser de dois mortos e seis feridos.

A violência em Taibessi levou a que centenas de pessoas tenham optado por fugir do local, refugiando-se nas montanhas, disseram à Lusa residentes do bairro.

Os confrontos de Bebonuk provocaram também o êxodo de parte da população residente na área afectada pelos incidentes.

Timor-Leste vive um clima de instabilidade desde Abril, quando se iniciou uma crise político-militar que levou a confrontos entre elementos da polícia e das forças de defesa, que se estenderam depois a grupos rivais de civis.

Desde então, mais de 60 pessoas foram mortas no país, a maioria em Díli.

A violência levou ainda a que 180 mil pessoas abandonassem as suas áreas de residência, refugiando-se em campos de acolhimento na capital e nos distritos do interior.

Segundo as Nações Unidas, 95 mil timorenses continuam com o estatuto de deslocados internos, dos quais 25 mil em Díli e os restantes 70 mil no interior.

Anónimo disse...

Alkatiri muito crítico do método de Xanana
Jornal de Notícias, 5 de Dezembro de 2006

O antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri, regressou ontem a Díli após ausência de cerca de um mês em Portugal e Moçambique, para exames médicos e contactos políticos, tendo criticado a metodologia usada numa iniciativa de diálogo patrocinada pelo presidente da República, Xanana Gusmão - para a qual, aliás, não foi convidado -, dado o elevado número de participantes "Só faltou fazerem um comício do campo da bola", comentou, manifestando-se preocupado com a impunidade que grassa em Timor-Leste: "Parece que neste país só quem cumpre a lei é que é perseguido", disse.

Para Alkatiri, a violência que continua a ocorrer no país - ainda ontem os confrontos que opõem, desde domingo, dois grupos de artes marciais rivais no bairro de Taibessi, em Díli, provocaram um segundo morto e mais dois feridos - já não tem motivação política na sua génese. "É falta de autoridade", frisou o ex-primeiro-ministro de Timor-Leste.
http://jn.sapo.pt/2006/12/05/mundo/alkatiri_muito_critico_metodo_xanana.html

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.