terça-feira, dezembro 05, 2006

Realização de eleições pode ajudar ultrapassar actual fase, Arnaut

Díli, 05 Dez (Lusa) - A actual situação em Timor-Leste poderá ser ultrapassada com as próximas eleições, a realizar em 2007, defendeu hoje em Díli o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República de Portugal, José Luís Arnaut.

O deputado português, que intervinha na cerimónia de boas vindas realizada numa sessão plenária do Parlamento Nacional de Timor- Leste, destacou que os timorenses vivem actualmente uma fase de "crescimento e de consolidação democrática".

"Timor, que iniciou a sua vida como nação livre, democrática e soberana em 2002, está naturalmente num percurso de crescimento e de consolidação democrática. E todo o crescimento tem a sua própria dor e as suas próprias fases", disse.

Todavia, formulou votos para que a actual fase "seja ultrapassada rapidamente e que, com as próximas eleições, que em democracia representam sempre um impulso, Timor entre numa nova fase", acrescentou.

José Luís Arnaut lidera uma delegação da Assembleia da República, que iniciou hoje uma visita de trabalho de três dias a Timor-Leste na sequência de uma deslocação à Austrália, seguindo na próxima quinta-feira para a Indonésia.

Neste primeiro dia da estada em Díli, a delegação parlamentar portuguesa já teve um encontro com o Presidente Xanana Gusmão, e foi homenageada com a cerimónia de boas vindas no Parlamento timorense.

Depois de um encontro com o presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres "Lu-Olo", em que José Luís Arnaut entregou um convite do presidente da AR, Jaime Gama, para que "Lu-Olo" e uma delegação parlamentar timorense efectuem uma visita oficial a Portugal, realizou-se a cerimónia de boas vindas.

Na ocasião, Francisco Guterres "Lu-Olo" destacou que o Parlamento Nacional está perante um ciclo político "em que a grandeza dos desafios depara com instrumentos e meios ainda insuficientes para materializar as soluções que se impõem".

"O trabalho legislativo tem vindo a intensificar-se, nomeadamente com a discussão dos projectos de leis eleitorais para o Parlamento Nacional e Presidência da República, tendo em conta a realização de eleições em 2007", adiantou.

"Num tempo de sérias dificuldades, como é aquele em que vivemos, são enormes as responsabilidades que impendem sobre os titulares de cargos políticos", disse Francisco Guterres "Lu-Olo", que disse ser altura de se pensar no futuro, deixando de lado "as recriminações" resultantes da análise do passado.

Integram a delegação parlamentar portuguesa os deputados Renato Leal (PS), Abílio Fernandes (PCP), Hélder Fernandes (CDS-PP) e João Semedo (BE), à qual se juntou também o deputado José Cesário (PSD), eleito pelo Círculo Eleitoral Fora da Europa, e que chegou segunda-feira a Díli.

Os parlamentos de Portugal e de Timor-Leste mantêm relações de cooperação desde Novembro de 2000.

Em Fevereiro de 2004 - por ocasião da visita oficial que o então presidente da AR, João Bosco Mota Amaral, efectuou a Timor-Leste -, foi assinado um protocolo que regulamenta o apoio da Assembleia da República ao Parlamento Nacional, que vai da assessoria jurídica ao reforço da capacitação técnica e científica dos deputados e funcionários parlamentares timorenses.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.