sexta-feira, novembro 24, 2006

De um leitor

1. O que é espantoso nos artigos jornalísticos do Presidente Xanana é que se lêem e não se vê uma ideia para Timor Leste.O que ele pensa do pais, que projecto tem para o país. Sobre isso um verdadeiro líder e presidente reponsável poderia e deveria escrever nos jornais:

O que se está a planear e o que se vai fazer para reestruturar a polícia e as forças armadas para que o que aconteceu na recente crise não se volte a repetir. O que se está a fazer para que que se reduza o assustador número de mortalidade infantil em Timor Leste. O que se está a fazer e o que se vai fazer par aumentar a esperança de vida em timor Leste. O que se está a fazer e vai fazer para que a água potável chegue a toda as casas timorenses. O que se está a fazer para que a energia eléctrica chegue a todas as aldeias timorenses. Para que todas as crianças possam ir à escola.
O que se está a fazer para criar emprego em Timor Leste.Sobre isto é que o povo gostava de ouvir o Presidente. Sobre o futuro. sobre o que é preciso fazer,e é tanto, em Timor leste.

E o povo precisa tanto de uma palavra de esperança.

Mas não, o presidente continua obsecado com o passado recente e em guerra verbal aberta com o comité central da Fretilin.

Da sua boca, ou pena saem palavras ressentidas e magoadas.E, enquanto isso, enquanto opresente se entrega ao ressentimento, todos os dias mais pessoas ou são feridas ou morrem no país.

Qual é a ideia do presidente? Qual é o seu projecto? Que soluções tem? O que julga ele que vai resolver com os seus artigos?

Não se percebe.
Não se entende.

Onde está a palvra de esperança que todos esperavam ouvir?

2. O Presidente Xanana na sua obcessão contra o comité central da Fretilin chegou já a insultar um país amigo de Timor Leste como é Moçambique.

O que é lamentável e triste.

Porque Moçambique e os moçambicanos souberam resistir ao fascismo português, ao imperialismo sul africano e estão construindo um país, e a moçambicaneidade. E ajudaram como poucos, e apesar de serem um país pobre,muitos timorenses da frente diplomática. Se o presidente não sabe ou não se lembra que pergunte a Jose Luis Guterres ou a Ramos Horta.

É muito feio a ingratidão.

Samora Machel dizia somos pobres mas temos a nossa dignidade e conseguimos a nossa liberdade! E isso é muito importante. Estou certo que Xanana nos anos 80 e 90 subscreveria esta ideia.

O que se passou então para ter proferido aquelas palavras muito pouco diplomáticas para com Moçambique?

O que se passa senhor Presidente?

3. O Presidente Xanana escreve no seu artigo "a constituição vale o que vale".

Não se percebe se está a ser irónico, se quer dizer mesmo aquilo.

Se está a ser irónico onde quer chegar?!!

Se quer dizer mesmo aquilo está errado. A constituição é a lei fundamental do Estado.Que ele jurou cumprir e fazer cumprir.

Um Estado de direito significa que orgãos eleitos elaboram a lei, e depois a vida decorre em respeito por essa lei. Quem não cumpre a lei é punido. Isto para manter a ordem, e a segurança.

E a liberdade individual. E a prosperidade individual.

Sem preceber isto Timor Leste não avança.

4. E parece que não se percebe esta coisa simples de que quem governa tem de ter autoridade e tem de exercer essa autoridade porque está legitimado para isso. Quem governa tem de ouvir, tem de dialogar, concerteza que sim, mas tem sobretudo de decidir e fazer. E que faz e decide está sempre sujeito a cíticas. Mas tem de aguentar.

Quem governa tem de fazer cumprir as regras. E punir quem prevarica. E não se pode intimidar perante a necessidade de tomar uma decisão dificil.

Tem de a tomar.

Não se intimidar com as cíticas. é impossível agradar a todos.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

O artigo é esclarecedor. Divirjo sobre Moçambique. A justiça é uma brincadeira, a espectativa de vida pouco passa dos 41 anos, o exercício do poder está a 25 anos na mão da Frelimo, a corrupção é moeda corrente... Que liderança popular é esta?
Alfredo
Brasil

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.