quinta-feira, outubro 26, 2006

A versão da UN...

ABC – Quarta-feira, 25 Outubro, 2006 18:30:00
Transcrição do Programa PM

Dois mortos na violência em Timor-Leste

Repórter: Anne Barker

MARK COLVIN: Está confirmada a morte de pelo mesmos duas pessoas num novo surto de violência em Timor-Leste.

Lutas entre grupos rivais mesmo fora da capital forçaram ao fecho do aeroporto de Dili esta manhã.

Lutas no país foram paradas até as forças internacionais conseguirem restaurar a calma.

A ONU diz que tem relatos de várias mortes, mas não está claro quantas são. O porta-voz da ONU Adrian Edwards falou com Anne Barker há pouco.

ADRIAN EDWARDS: Esta situação no aeroporto e à sua volta parece bastante instável. Cedo hoje à tarde as coisas acalmaram, depois penso que mais uma vez houve lutas nas ruas.

Neste momento, os últimos relatos dizem que acalmou, mas não é, como pode dizer estável, parece que uma vez está, outra vez não está, nesta altura temos duas mortes confirmadas.

Não são conhecidas as exactas circunstâncias das mortes. E é algo que precisamos de investigar e descobrir.

ANNE BARKER: O que sabe doutros feridos?

ADRIAN EDWARDS: Não sabemos nada de certo sobre isso, vimos cerca de 15 relatos provavelmente de gente que ficou ferida, e que alguns foram levados para o hospital.

Também ouvimos relatos de outras mortes possíveis, mas essas não estão confirmadas no momento. Esperamos para ver, depois de termos uma imagem mais clara dos eventos.

Mas neste momento penso que estão em curso as operações para trazer isto sob controlo. Assim, teremos uma imagem mais clara uma vez que a situação espero acalme.

ANNE BARKER: Quem está exactamente a lutar?

ADRIAN EDWARDS: Mais uma vez, é difícil de identificar. Parece por tudo o que temos visto, que são os grupos de artes marciais que bastante frequentemente se envolvem em distúrbios em Dili e à volta de Dili.

É bastante perto de um campo de deslocados perto do aeroporto como mencionei, e por isso é difícil de distinguir se as pessoas são de um desses grupos ou do próprio campo.

Mas isso parece ser a natureza disso; parece ser guerra entre gangs, em vez de qualquer coisa mais pérfida.

ANNE BARKER: E sabe porque é que lutam?

ADRIAN EDWARDS: Não sabemos. Tem havido, contudo, nas últimas semanas um número de incidentes, assassinatos e assassinatos de vingança entre grupos diferentes à volta da capital.

Pode estar relacionado com isso, mas penso que é isso em vez de especular outra vez …isto é algo que vamos esperar e clarificar depois das coisas acalmarem (e chegarem) a um ponto em que possam ser adequadamente investigadas e analisadas.

ANNE BARKER: Ouvimos relatos de um soldado Australiano ter aberto fogo contra um civil, algures hoje à tarde.

O que sabe disso?

ADRIAN EDWARDS: Ouvi o mesmo relato que você, que soldados tinham aberto fogo contra um homem que lhes apontou uma arma, e que tinha fugido. O que aconteceu, mais uma vez, não foi esclarecido.

ANNE BARKER: Quanto muito pior foi o incidente de hoje do que essa violência esporádica que tem rebentado em Dili nas semanas recentes?

ADRIAN EDWARDS: Bem, sabe, mais uma vez, para pôr no contexto, isto não é uma repetição do que aconteceu antes. Neste momento não parece, parece um pouco mais localizado, e sabe, isto é na área do aeroporto em vez de ser espalhado pela capital.

É, penso, razoavelmente justo dizer nesta altura, é provavelmente o mais sério dos eventos que temos visto nos últimos dias aqui. E os números envolvidos, que são relatados serem de várias centenas parecem ser bastante altos.

ANNE BARKER: Quanto tempo é que espera que o aeroporto fique fechado?

ADRIAN EDWARDS: É difícil de prever. Obviamente todos esperamos que reabra normalmente amanhã, mas estou hesitante em prever enquanto a situação está ainda em curso.

MARK COLVIN: Adrian Edwards da ONU em Dili, falando com Anne Barker.

Tradução da Margarida.

.

14 comentários:

Anónimo disse...

POVO MAUBERE
OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.
TITAN

Anónimo disse...

Ainda nao perceberam que o Horta so quer primeiro ministro por mais uns meses? Depois querera ser Presidente da Republica, ja que compreendeu finalmente que Sec Geral da ONU nao e fruta para os seus dentes.
Enquanto PM ja vendeu a marginal ao seu amigo e socio Wayne Thomas. Outro socio constroi pistas de patinagem em frente ao palacio ao preco de seiscentos mil dolares. Outro ainda vai instalar um enorme supermercado. O Erick Hotung de HongKong, o tal nomeado Embaixador Itinerante de Timor-Leste, vende prais de Timor para construcao de resorts.Cobrando uma ninharia por cada um destes empreendimentos,ja amealhou uma boa maquia. E dizem que ele cobra bem. Depois de cair tambem a percentagem do Kweit, ja o Mari pode ser novamente PM. E por isso e que ele se vai encostando ao ex-PM que apunhalou pelas costas, e do TMR que clasificou de nao professional. Sera que estes sao tao parvos que vao cair na esparrela? Se assim for, e porque sao todos iguais. Venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

As palavras de TMR sao bem claras. Nao deixam margem para duvidas. Dentro de alguns dias temos sarrabulho. Cavem enquanto e tempo.
Horta fica ja em Italia. Xanana nao apanhes o aviao para a Australia, nao.

Anónimo disse...

ao anonimo das 1:55:26 AM

voce sonha muito, muito alto. Espero bem que o TMR seja mais inteligente que voce e aperceba-se de uma vez por todas que ele devia dar um pontape na traseira do Roque e manda-lo pra casa em vez de querer manipula-lo como uma marionete.

E se o TMR nao o fizer e decidir-se pelo caminho que voce parece defender (uso de forca militar) nao pense que os outros (peticionarios, Alfredo, Tara, Tilman e os policias rebeldes) vao ficar calados a olhar. Tal tamanha estupidez seria a maior desgraca para timor e os timorenses.

A mesma estupidez esteve a um triz de dar cabo de Timor em 1999 quando TMR insistia teimosamente em entrar em combate com os indonesios. Se nao tivesse sido o Xanana a impor a sua autoridade e ordenar que nao respondessem as provocacoes dos milicias e soldados indonesios hoje Timor ainda nao estaria livre do jugo indonesio e muitos mais milhares de timorenses teriam morrido nessa altura.

Infelizmente parece que TMR ja se esqueceu das licoes que o passado lhe ensinou e parece dar mais valor as teorias baratas do Roque.

Se a crise agravar-se de novo ao ponto de haver confrontos armados entre grupos militares sem duvida tornar-se-a numa guerra civil e podemos ver agora quem a causou.

Anónimo disse...

O anonimo das 9.52 deixa ver que esta bem por fora da resistencia timorense. Em 1999 Xanana era de opiniao que as Falintil deviam ser acantonadas e desarmadas, o que o mesmo e dizer, entregarem-se a chacina pelos milicias e indonesios. Nao foi Xanana quem ordenou que nao respondessem as provocacoes, mas alguem da diaspora que tomou sempre essa posicao e TMR ouviu. Defendam o Xanana os Xananistas, mas nao lhe atribuam o que nunca fez nem merece. Lembrem-se de quem lhe criou a aureola que tem.

Anónimo disse...

anonimo das 12:00:20 PM.

Com essas suas observacoes voce e' que mostra que nao sabe patavina dos acontecimentos da resistencia em especial 1999 entre Xanana e Taur.
Nao tarda vai nos dizer que essa pessoa da diaspora era o Mari e que foi ele que cordenou toda a resistencia timorense.
Va dar uma grande curva que nao engana a ninguem. Se voce tem algumas duvidas sobre o que disse anteriormente relativamente a Xanana e Taur pergunte directamente a Taur que ele nao pode mentir. Tambem ainda ha quem concerteza mantein as copias das contas do telefone satelite que eram pagas na diaspora e que Taur usava para comunicar tanto com o exterior.
Se voce nao conhece esses pormenores da historia da resistencia pergunte a quem sabe e pare de falar baboseiras.

Anónimo disse...

Primeiro, por alegadas "razões técnicas" a TV de Timor-Leste ficou off e não passou em directo a Conferência de Imprensa do Brigadeiro-General das F-FDTL. Vinte e quatro horas depois o Timor-Online, que denunciou tão estranha avaria, bloqueou. Quem é que está a amordaçar a liberdade de expressão em Timor-Leste?

Anónimo disse...

o margarida nao seja tao idiota e pare de insistir nas avarias da tvtl. ve-se mesmo que voce nao e' timorense, e nunca esteve em timor e por isso mesmo nao conhece patavina do pais incluindo o servico da tvtl.

Pergunte a qualquer timorense que SABE e vera que falhas tecnicas da tvtl sempre foram o pao nosso de cada dia. Sem os querer minimizar mas devo dizer que ainda tem longos anos de formacao a sua frente. A maior frustracao e' nao podermos mudar de canal se nao tivermos uma antena parabolica.
Se fizessemos caso dessas falhas tecnicas ha muito que nos teriamos transformado em melgas como voce. Ate porque nos tempos em que o Mari ainda reinava supremo as falhas tecnicas aconteciam tambem nas alturas mais coincidentes.

Pare com essa paranoia! Ta bom?

Anónimo disse...

Vejam la que nao manipulem as informacoes sobre os mortos assasinatos nesta semana sao 8 nao sao 2 como voces dizem . Nao inventam noticias se nao sabem da situacao melhor ficar calado no seu quarto

Anónimo disse...

A TVTL e mesmo imparcial como Margarida disse . Se perguntar-me como Timorence eu respondo que era assim .... Os jornalistas aqui em Dili nao sao prfessionais mas sim sao boateiros que gostam de manipular a situacao segundo as sua ideologias partidarias .

Anónimo disse...

Nao devemos distrair as nossas atencoes com questoes secundarias. Isso e' o que as margaridas e malai azuis querem. Devemo-nos concentrar em exigir que a justica seja feita como o relatorio da COI recomendou.
Investigacoes mais profundas ao Mari com vista a um processo crime, processos crime contra Rogerio, Roque, etc,etc

JUSTICA JA!!

Anónimo disse...

É incrível o que está acontecendo em Timor. O major Reinado, que
provocou os distúrbios em Abril, continua a monte. As forças australianas,
em número de 1.200 militares, não conseguem manter a ordem. E o governo
de Timor, parece não existir... Taur Matan Ruak, comandante das Falantil,
contesta o relatório encomendado pela ONU, afirmando que os distúrbios
de Abril foram provocados para destituir Mari Alkatiri... O actual PM, José
Ramos Horta, está na Europa, e em Timor, falta um Comandante...

http://abrangente.blogspot.com/

Anónimo disse...

Leitor das 9:32:09 AM: Mas o Timor-Online nunca tinha estado off e agora está. Que desculpa arranja para isso, já que para si são normais as "avarias técnicas" da TV de Timor-Çeste quanto se trata de conferências de imprensa das F-FDTL ou de manifestações da Fretilin?

Anónimo disse...

Ele próprio, o Slater, o confessou. Quando se foi despedir do Reinado.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.