quinta-feira, outubro 26, 2006

Versão oficial australiana...

Sydney Morning Herald – 26 de Outubro, 2006
Timor em caos quando um líder (de gang) é assassinado
Lindsay Murdoch

As forças de segurança em Timor-Leste escalará dramaticamente em Dili depois da execução do líder de um dos maiores gangs de Timor-Leste.

O líder do gang de artes marciais foi baleado na cabeça numa rua de Dili, onde durante semanas gangs rivais lutaram ferozmente.

Um soldado Australiano esteve também envolvido num incidente com disparos ontem (!), diz a Força Australiana de Defesa, no meio de violência em Dili na qual morreram pelo menos duas pessoas e dúzias ficaram feridos.

As forças armadas de Timor-Leste está também a preparar-se para se dirigir à nação declarando que as suas tropas não devem ficar mais tempo acantonadas nos quartéis por causa da falta de ordem, disseram fontes em Dili ontem à noite.

Os oficiais de topo das forças armadas declararão que a remoção forçado do seu posto do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri foi um golpe de Estado e que esses responsáveis devem ser investigados pelos Timorenses, disse a fonte.

Esperava-se que as forças armadas fizessem o anúncio ontem à noite mas a televisão do Estado ficou sem emissão, citando problemas técnicos.

Se as forças armadas avançarem com o anúncio isso será visto pela elite política de Dili como uma crítica ao Presidente, Xanana Gusmão, que é fortemente apoiado pelo Primeiro-Ministro, José Ramos-Horta. Mr Ramos-Horta está de visita do Papa no Vaticano.

Tais comentários provocadores pelos oficiais de topo das forças armadas quase de certeza destruirão os esforços para pôr fim a meses de violência no país de 1 milhão de pessoas. A acção das forças armadas segue-se à publicação na semana passada do relatório da ONU que recomenda que o comandante das forças armadas, Taur Matan Ruak, seja processado por ter ilegalmente armado civis com armas quando a violência irrompeu no país em Abril e Maio.

Desde Maio que as tropas de Timor-Leste têm estado confinadas nos quartéis.

Dili irrompeu ontem em violência quando Assis Hendrique da Silva, 27 anos, foi baleado na cabeça numa rua perto do aeroporto de Dili.

Mr da Silva era um "mestre" do gang de artes marciais do Coração Sagrado, cujos milhares de membros têm estado a lutar contra gangs rivais nas ruas de Dili há semanas.

O assassino foi identificado como um homem do leste de Timor-Leste, um trabalhador social do gang disse ao Herald a noite passada.

Uma testemunha Timorense disse que viu o disparo. O assassino debruçou-se por detrás de um edifício e disparou contra da Silva com uma pistola, tem sido relatado como tendo dito.

"É uma loucura aqui à noite," disse o trabalhador social. "Membros do gang acreditam que o assassino se esconde num campo de deslocados perto do aeroporto ... querem vingança e penso que nada os parará de a obterem."

Durante 40 minutos ontem à noite, forças de segurança Portuguesas lutaram contra membros do gang quando esperavam pelo velório de da Silva. Os Portugueses dispararam balas de borracha e gás lacrimogéneo enquanto os membros do gang os apedrejaram. Os gangs provocaram várias batalhas no campo do aeroporto durante a maior parte do dia forçando o fecho do aeroporto.

Vários ataques sustentados por jovens atiradores de pedras foram feitos contra os Australianos e outras forças de segurança durante o dia.

Um soldado Australiano ao tentar acalmar a violência disparou contra um Timorense que apontava uma arma perto do aeroporto, disse a Força de Defesa Australiana.

Um porta-voz da Defesa em Canberra disse que o soldado, cujo nome não foi divulgado, disparou um número de tiros em auto-defesa depois de um outro homem se aproximar de um checkpoint militar.

"Os relatos Iniciais dizem que o homem tinha uma arma que levantou de modo ameaçador e que tomou uma posição de disparo," disse o porta-voz. "Isto é, o soldado disparou em auto-defesa." O homem "fugiu da cena e não se pode confirmar se ficou ferido no incidente", disse.

Um negociante estrangeiro em Dili disse por telefone ontem à noite que os protagonistas de rua parece terem obtido de repente armas que previamente não tinham. "As armas estão fora outra vez. Não é tão mau como em Maio mas a situação é séria," disse.

Cerca de 33 pessoas foram mortas em Abril e Maio e 155,000 forçados a irem para campos de deslocados onde a maioria permanece.

Acredita-se que foram disparados tiros contra as forças de segurança Australianas durante uma das batalhas de ontem. O trabalhador social do gang disse que parece que foi pago dinheiro aos membros do gang para criarem problemas esta semana. "Há dinheiro político para se apanhar à força por todo o lado nesta altura," disse.

O assassínio do Sr da Silva veio depois da noite mais violenta em Dili desde há semanas. Foram incendiadas doze casas perto da área de Comoro, disseram testemunhas.

Antes membros do gang tinham vandalizado um edifício do Ministério da Educação e ferido seriamente um guarda de segurança.

Um empregado da CHC Helicopters Australia, uma companhia que voa trabalhadores para os equipamentos de petróleo e de gás no Mar de Timor, foi perseguido e atacado perto do aeroporto. Teve ferimentos ligeiros.

Os deputados fugiram do Parlamento em Dili ontem à tarde depois de ouvirem rumores que o edifício estava prestes a ser atacado. Foram mortas quatro pessoas e 47 ficaram feridas em Dili desde o fim-de-semana quando dois homens foram decapitados depois de terem sido atacados no exterior de uma igreja.

Tradução da Margarida.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que é que estão ainda a fazer Australianos em Timor Leste?

Os seus compadres, comparsas e "sócios" americanos não se lembraram ainda que pelos favores prestados em Timor deviam solicitar favores em apoio a suas tropas no Iraque e no Afeganistão que estão passar um mau bocado?


Não estão eles a "proteger" TL de terrorismo? Mas não é em TL que existe terrorismo islâmico, e no Iraque e no Afeganistão.

Onde está agora essa ajuda fraternal?

Anónimo disse...

As palavras de TMR sao bem claras. Nao deixam margem para duvidas. Dentro de alguns dias temos sarrabulho. Cavem enquanto e tempo.
Horta fica ja em Italia. Xanana nao apanhes o aviao para a Australia, nao.

Anónimo disse...

voce sonha muito, muito alto. Espero bem que o TMR seja mais inteligente que voce e aperceba-se de uma vez por todas que ele devia dar um pontape na traseira do Roque e manda-lo pra casa em vez de querer manipula-lo como uma marionete.

E se o TMR nao o fizer e decidir-se pelo caminho que voce parece defender (uso de forca militar) nao pense que os outros (peticionarios, Alfredo, Tara, Tilman e os policias rebeldes) vao ficar calados a olhar. Tal tamanha estupidez seria a maior desgraca para timor e os timorenses.

A mesma estupidez esteve a um triz de dar cabo de Timor em 1999 quando TMR insistia teimosamente em entrar em combate com os indonesios. Se nao tivesse sido o Xanana a impor a sua autoridade e ordenar que nao respondessem as provocacoes dos milicias e soldados indonesios hoje Timor ainda nao estaria livre do jugo indonesio e muitos mais milhares de timorenses teriam morrido nessa altura.

Infelizmente parece que TMR ja se esqueceu das licoes que o passado lhe ensinou e parece dar mais valor as teorias baratas do Roque.

Se a crise agravar-se de novo ao ponto de haver confrontos armados entre grupos militares sem duvida tornar-se-a numa guerra civil e podemos ver agora quem a causou.

Anónimo disse...

Primeiro, por alegadas "razões técnicas" a TV de Timor-Leste ficou off e não passou em directo a Conferência de Imprensa do Brigadeiro-General das F-FDTL. Vinte e quatro horas depois o Timor-Online, que denunciou tão estranha avaria, bloqueou. Quem é que está a amordaçar a liberdade de expressão em Timor-Leste?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.