quinta-feira, outubro 26, 2006

De um leitor

O comunicado foi claro quanto a necessidade de se apurar responsabilidades de todos aqueles que contribuíram directa ou indirectamente para a grande crise em TL, crise essa resultante do "golpe de estado" ou "coup d'etat" planeado por forcas externas com o apoio de algumas personalidades timorenses.

A Comissão Especial de Inquérito não só não enquadrou os factos e circunstâncias no contexto político mas também omitiu alguns dados importantes. Terá sido feito de propósito para não apontar os principais responsáveis deste golpe de estado?


Viva as F-FDTL. Viva o General Matan Ruak.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

POVO MAUBERE
OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.
TITAN

Anónimo disse...

O que eh que querem fazer? Comecar a envolver a politica em questoes juridicas? Do ponto de vista da COI eles fizeram recomendacoes que visavam o processamento de individuos que cometeram crimes de acordo com o codigo penal. Se fizessem recomendacoes desse genero com base nas posicoes politicas de cada um seria uma tragedia e resultaria num agravamento da crise.

O Brig-General TMR devia era deixar de ser levado pelo Roque e a cambada que ele representa. "amigos amigos, negocios a parte"

Anónimo disse...

Estamos ansiosos por ler o Comunicado do general Taur Matan Ruak. Malai Azul publique-o, na integra, por favor!... Pois tmeos direito a sber o que ele disse para tirarmos as nossas conclusoes!...

Obrigado!....

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 6:08:24 PM, e citando "Começar a envolver a política em questões jurídicas?"

Qual política e quais questões jurídicas?

Não é isso que os golpistas encabeçados por Presidente da República Alexandre Gusmão e Primeiro-Ministro Ramos Horta, entre outros, não estão a fazer?

Uma das questões jurídicas era comprovar se realmente existia a culpa de Mari Alcatiri, e em que circunstâncias, pois se considerarmos ser crime defender a Constituição, as leis e a soberania contra os golpistas e ocupantes, então provavelmente o Mari Alcatiri, o Roque Rodgigues, e Matan Ruak são "culpados".

Onde no relatório se refere a responsabilidade criminal no mesmo assunto do Comandante-Geral da PNTL Paulo Martins?

E o que então é questão de Reinado e Companhia? Não será uma clara envolvência da política em questões do foro nitidamente judicial?

Anónimo disse...

manatuto ve-se mesmo que voce nao e' bom leitor. Leia la outra vez o relatorio (desta vez mais pausadamente e a soletrar se for preciso) e encontrara as respostas para as suas ultimas duas perguntas.

Anónimo disse...

Primeiro, por alegadas "razões técnicas" a TV de Timor-Leste ficou off e não passou em directo a Conferência de Imprensa do Brigadeiro-General das F-FDTL. Vinte e quatro horas depois o Timor-Online, que denunciou tão estranha avaria, bloqueou. Quem é que está a amordaçar a liberdade de expressão em Timor-Leste?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.