sexta-feira, setembro 15, 2006

Reunião de ministros lusófonos da Defesa discute cooperação

Cidade da Praia, 14 Set (Lusa) - Ministros da Defesa dos países de língua portuguesa, entre eles o brasileiro Waldir Pires (na foto, à esquerda), estão reunidos na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, para discutir a cooperação militar entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A discussão e aprovação da primeira versão do Protocolo de Cooperação da comunidade no domínio da Defesa é um itens na agenda da 9ª Reunião dos Ministros da Defesa da CPLP.

Outro tema do encontro são os exercícios militares "Felino 2006", que vão ocorrer este ano no Brasil, com a presença de unidades militares de todos os Estados membros. Durante o encontro, será assinado um memorando de entendimento sobre a ação.

O ministro português da Defesa, Nuno Severiano Teixeira (na foto, à direita), disse ainda que Portugal vai propor a criação do Programa de Apoio às Missões de Paz na África, que terá, como principal atribuição, oferecer treinamentos para militares para ações de paz.

Abertura

Na abertura da reunião, nesta quinta-feira, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, disse que as questões da Defesa "pesam cada vez mais" sobre as decisões políticas, devido à "nova arquitetura de segurança internacional" imposta pelo terrorismo.

O premiê disse ainda ser importante a integração das ações dos países que falam português pela "relevância geo-estratégica cada vez mais crescente dos nossos países".

José Maria Neves fez várias referências ao que entende serem as prioridades em matéria de Defesa no âmbito da CPLP, tendo-se demorado nas questões ligadas ao terrorismo, ao tráfico e criminalidade transnacional e ainda às questões da imigração clandestina.

Para enfrentar esses fenômenos internacionais, Neves preconizou a construção de "pontes de diálogo", principalmente entre a Europa e África, de modo a favorecer o desenvolvimento dos países pobres da África, mas pediu também que as "elites políticas e governamentais do continente africano assumam plenamente as suas responsabilidades".

Ainda no entender do primeiro ministro cabo-verdiano, é igualmente fundamental criar uma "área de Desenvolvimento e de Segurança da bacia do Atlântico" para combater os crescentes fluxos migratórios, os diferentes tráficos o terrorismo.

A criação desta área de segurança atlântica, da qual fazem parte a maioria dos países africanos de língua portuguesa, foi lançada como idéia para reflexão no decurso dos trabalhos da 9ª Reunião de Ministros da Defesa da CPLP.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste são os integrantes da CPLP.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.