sexta-feira, setembro 15, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida.


O Banco Mundial na sua declaração disse “As realizações de Timor-Leste são notáveis. O ramo executivo do Estado tem tido sucesso no estabelecimento de funções de planeamento central e gestão de recursos que são efectivas, transparentes e ancoradas no PDN, e que se comparam muito favoravelmente com (as) de outros países de baixos rendimentos” (2006)

Na altura da restauração da sua independência em 2002 o orçamento anual era de USD 77.7 milhões, dos quais mais de metade vinham dos dadores. Para o Ano Fiscal de 2006/2007 o governo pode agora propor USD 315 milhões.

Timor-Leste também completou um conjunto de molduras reguladoras para garantir uma gestão adequada e transparente dos seus recursos não renováveis. O Fundo do Petréleo, A Lei de Taxação do Petróleo, O Código de Exploração do Petróleo foram todos aprovados e estão em efeito.

O crescimento económico positivo de 2005/06 de 2.3% depois do mero número de 0.4% em 2004, mas no mesmo período a população cresceu numa taxa de cerca de 3.2%, isto pode ajudar a explicar o número negativo geral do crescimento do PIB como é relatado por algumas fontes.

Na área da Educação o Governo recuperou, construiu e opera 649 Escolas públicas Primárias, 90 Escolas Pré-Secundárias, 31 Escolas Secundárias. Em Junho de 2006 estava previsto completar umas outras novas 50 Escolas e ter 26 Escolas reabilitadas, mas por causa da crise recente não é claro se (tudo) foi completado. Há pelo menos 6000 professores contratados. Mesmo apesar de estar a trabalhar sob dificuldades o governo introduziu recentemente o programa de alimentação escolar nas Escolas Primárias e libertou os estudantes das propinas. Este programa de alimentação escolar beneficiará pelo menos 75,000 estudantes. Pelo fim de 2005 a proporção da combinação das matrículas brutas era de 66% e a proporção de atendimento escolar nas escolas primárias era de 86%.

Está estimado que 82% dos Timorenses têm agora acesso a serviços de cuidados médicos, em 2002 era cerca de 62%. O país tem agora em média um médico para cada 3400 Timorenses, uma cama hospitalar para cada 2400 cidadãos. A taxa da mortalidade neonatal caíu de 88 em 2002 para 66 por cada 1000 nascimentos e a taxa da mortalidade infantil foi também reduzida de 125 para 83 por 1000 crianças. Durante os último quatro anos o país tem 26 novos centros de saúde e 10 postos de saúde a acrescentar aos 22 centros de saúde e aos 81 postos de saúde reabilitados no mesmo período.

Cerca de 157 sistemas de irrigação foram reabilitados e construídos, o que combinado com a acessibilidade a depósitos agrícolas e a assistência técnica aumentou em 19% a produção do arroz e a 22% a do milho no último ano. O sector da agricultura contribuiu com cerca de USD 105 milhões para o PIB, era de USD 81.5 milhões em 2002.

Timor não tem dívida estrangeira.

Extractos…..tirado de “Timor Leste an Overview.” (3. O que foi conseguido) Por: Hernani F Coelho da Silva (2006) corrente Embaixador de Timor Leste na Austrália (O documento original é demasiado grande para caber no Blog).

.

16 comentários:

Anónimo disse...

Here is one for the next time the US brings the likes of IRI to help the poor Timorese to learn about democracy, From what I have seen there is more democracy in East Timor than in the USA.

Beyond gerrymandering and Texas posses: US electoral reform
by Andrew Reding (May 2003)


New York — It was grand political theater when Texas Democratic legislators crossed into Oklahoma earlier this month to avoid Texas Rangers pursuing them for a quorum call to vote on a Republican redistricting plan.

But the underlying problem is national in scope. And for all their pretense of bravery for principle, not even Texas Democrats were willing to take the proverbial steer by the horns – the winner-take-all electoral system used in every federal and state election in the United States but almost nowhere else among the world’s advanced democracies.

At issue in Texas, as occurs periodically in all of the other 49 states, was a redistricting map for the election of representatives to the US Congress. Because the lines between districts are arbitrary, and because one can just as effectively win a district with 60 percent of the vote as with 90 percent, the party in power has every incentive to gerrymander.

Congressional districts are often molded into snake-like shapes in order to concentrate opposition voters into a few districts. That allows the dominant party to secure far more seats in Congress than would be justified by its share of the statewide vote.

Both parties play this game. When the Democrats controlled Texas, they shaped the districts to their advantage. Now the Republicans are trying to do so.

There are, of course, greater or lesser degrees of gerrymandering, but there is no way to avoid it altogether in a winner-take-all system. The only real remedy is some form of proportional representation.

Proportional representation not only gets rid of arguments over district boundaries, it also enfranchises minorities, because the party that wins the most votes in a district gets most, but not all, of the seats. Minority parties can also win seats, which in the US would break the duopoly held by Republicans and Democrats.

With roughly one-third of American voters identifying themselves as independents, isn’t it time their interests were properly represented in Washington? The essence of representative democracy, after all, is to have a legislature that accurately reflects the makeup of the citizenry, not one that is skewed for partisan advantage.

But what about the downside of proportional representation? Detractors point to Italy and Israel as examples of the chaos that can afflict multiparty systems. They also argue that having larger districts means losing the certainty of having a legislator who will actually represent local interests.

Those are potential defects in some forms of proportional representation. But other forms avoid such pitfalls by clever design. Germany, New Zealand, and Mexico, for instance, still have single-member districts. But they also have at-large seats, which are used to ensure that each party’s total representation in the legislature corresponds with the popular vote at the regional or national level, thereby eliminating all advantages of gerrymandering.

Ireland has taken an alternative approach, setting up relatively small multiple-member districts. That keeps representation local. It also makes it difficult for tiny parties to get seated, but ensures representation for significant minorities. Also, the Irish have pioneeredpreference voting, which allows voters to rank the candidates, thereby ensuring that if their first choice does not make it, their second choice will be counted, and, if need be, their third choice. That gives them the freedom to votetheir convictions, without fear of “wasting a vote” on someone who appears unlikely to win.

Americans justly pride themselves in having one of the world’s longest-lived democracies. But when hanging chads on ballots in Florida cast a pall over the presidential election of 2000, it subjected the US to global embarrassment and ridicule, all the more so because Americans are so prone to criticize other countries for democratic shortcomings.

The spectacle of a posse of Texas Rangers assigned to arrest legislators in an attempt to dragoon them into rubber-stamping a particularly egregious gerrymandering scheme is yet another embarrassment and a sure sign that electoral reform is seriously overdue.

Andrew Reding is a senior fellow of the World Policy Institute and an associate editor of Pacific News Service.

Anónimo disse...

On the above, there has been a recent discussion on electoral laws in Timor-Leste, and all signs are that it is way ahead of at least the US as a liberal democracy. So why is it here supposedly trying to educate the East Timorese on electoral laws. I just dont understand why they dont just concentrate on getting their own democracy in order....Ah I know, because if they then they will actually get good governments in the USA which respect human rights and democracy in other countries.

Anónimo disse...

PRESS RELEASE - PROMISING NEW RELATIONSHIP WITH CUBA

Papua New Guinea is developing bilateral relations with Cuba which may bring substantial benefits in health, education and trade.

Planning and Finance Minister Hon. John Hickey met in Havana yesterday (11 September) with the Cuban Vice Minister for Foreign Affairs, Dr. Yiliam Jiménez Expósito. Both Dr Jiménez and Mr Hickey expressed their willingness to build the relationship between the two countries. Hon. Minister Hickey had earlier met with the Ambassador for Melanesia, Mr Jorge Rey Jiménez, who is likely to present his credentials to PNG very soon.

While attending the Non Aligned Movement Summit in Cuba, the Minister has taken the first steps to develop and coordinate a range of medium term development assistance from Cuba. This is likely to include Cuban doctors as well as medical and teacher training.

The talks this week aim to bring into effect a previous draft technical and development cooperation agreement between the two countries.

Prime Minister Sir Michael Somare is set to arrive in Havana on Thursday, to confirm and add weight to the new relationship.

Mr Hickey said PNG's relationship with Cuba could bring particular benefits to rural areas in the form of education and health services. The Ministry of National Planning will coordinate all aspects of the development assistance
program.

Further talks are expected this week with the Cuban Ministers for Health and Education.


PLEASE LEARN AUSTRALIA, THAT THIS IS JUST THE POOR TRYING TO RID THEMSELVES OF POVERTY, AND YOU GUYS DO NOT HAVE A MONOPOLY ON HOW TO DO THAT....IN FACT YOU HAVE NO KNOWLEDGE ON HOW TO DO THAT. LOOK AT YOUR OWN INDIGENOUS PEOPLE...HOW MANY YEARS OF THROWING MONEY AT A PROBLEM WHICH DOES NOT EVER RESOLVE ITSELF. YOU HAVE A FOURTH WORLD IN YOUR MIDST. STOP INTERFERING WITH OTHERS AND LET THEM ESCAPE THE POVERTY YOU COULD NOT EVEN HELP TO DRAG YOUR WON OUT OF.

Anónimo disse...

It is very strange to read and hear Australian and Indonesian news outlets place all the blame on Alaktiri for the language issue in East Timor. They seem to forget the role of the chucrch, Xanan and others like Father Filomeno Jacob: See below:

E. Timor seeks national identity through Portuguese language
Asian Political News, March 19, 2001
RIO DE JANEIRO, Brazil, March 14 Kyodo

East Timor, a former Portuguese colony, is asking Brazil for help to strengthen its national identity through the use of the Portuguese language.

The East Timor government has sent Filomeno Jacob, head of the Social Affairs Department of East Timor Transitory Administration, to Brazil to canvass support for the language program.

And Jacob has gone to Brazilian TV and radio stations to seek help.

''We want the Portuguese language to enter our eyes and ears by listening to Brazilian music and watching films and soap operas. This will strengthen our culture and Latin origins,'' Jacob said while touring radio and television facilities to acquire new programming in Portuguese for East Timor stations.

Brazil and East Timor share a common history as former Portuguese colonies. Portuguese is the national language in Brazil and a second language for the elder Timorese.

Anónimo disse...

Sobre os resultados que o Banco mundial relata o que tem a dizer Xanana?
os arruaceiros que ele tem apoiado conseguiriam fazer melhor?
Com a crise de segurança que Xanana fomentou e apoiou o caminho do desenvolvimento ficou seriamente comprometido: sem a autoridade das instituições não é possível a segurança e sem esta é imposivel o desenvolvimento.
Xanana que não venha invocar o "povo" em vão, porque não é com demagogia que se criam condições para o fim do sofrimento.

Anónimo disse...

Claro que o Banco Mundial tentou agradar ao Alkatiri e aos seus muchachos e muchachas. Se fosse verdade o que disse o Banco Mundial, de certeza que Timor-Leste estaria imune a crise que nos assola. Poupar dinheiro, investir fora e deixar o povo sofrer nao eh com certeza um atestado de sucesso. Leiam com atencao o Orcamento Nacional que Horta herdou do Alkatiri e concluirao comigo que o Alkatiri teve foi um grande sucesso no seu projecto de afundarTimor-Leste. Quando um orcamento dedica milhoes a investimentos nao-reprodutivos, pode-se falar de sucesso?... Vejam so os montantes que estao destinados a serem gastos em passeios e..... Seminarios. Bolotas. Vao la cantar para outra freguesia.

Anónimo disse...

ao anonymous da Sexta-feira, Setembro 15, 2006 10:38:01 PM:
""""Quando um orcamento dedica milhoes a investimentos nao-reprodutivos, pode-se falar de sucesso?... Vejam so os montantes que estao destinados a serem gastos em passeios e..... Seminarios. Bolotas. Vao la cantar para outra freguesia. """""

não mande bocas foleiras e
faça o favor de reproduzir aqui, para todos vermos e constatarmos, os tais montantes de que fala para passeios e seminários... com todos os números de forma clara e, de preferência, compare-os com os previstos para as áreas da saúde, das infraestruturas e da educação.....

sabe: é que não é bonito mandar bocas só para dizer mal.....

Anónimo disse...

Intervención del Segundo Secretario del Partido Comunista de Cuba en
Cumbre de G-15
------------------------------------------------------------------------
Señor Presidente, Excelencias:
Ante todo, quisiera agradecer la invitación hecha a Cuba para
participar en este importante encuentro. Aprovecho igualmente la
oportunidad para felicitar a Argelia por su labor al frente del Grupo
y desearle los mayores éxitos a la República Islámica de Irán al
asumir esta importante responsabilidad.
Desde el primer momento en que conocimos del interés en celebrar
esta
reunión Cumbre del G 15 en La Habana , en el marco de la XIV
Conferencia de Jefes de Estado y Gobierno del Movimiento de Países No
Alineados, expresamos nuestro pleno apoyo a la idea.
El G 15 no es de ningún modo un foro ajeno al MNOAL. Todo lo contrario.
El
Grupo se creó precisamente como resultado de una iniciativa surgida
hace
17 años en el Movimiento de Países No Alineados. Sin duda alguna, son
muchos y diversos los intereses comunes que compartimos.
Apreciamos la atención especial que brinda este Grupo a los temas
de
comercio y desarrollo, las finanzas, la cooperación Sur-Sur y la
Cooperación Norte-Sur , reiterando las tradicionales demandas de los
países en desarrollo al respecto.
En opinión de Cuba, el G 15 debe y puede fortalecer y actualizar su
papel
frente a los crecientes retos que representan el proceso de
globalización
y el desarrollo.
El G 15 debe y puede actuar como catalizador de una mayor
cooperación
Sur-Sur y potenciar dicha cooperación hacia una mayor cohesión y
solidez de los países en desarrollo en sus esfuerzos por alcanzar un
diálogo Norte-Sur más fluido y positivo.
Señor Presidente, distinguidos participantes:
Son muchos los retos que tiene ante sí el G 15. Los países del Sur no
tenemos otra alternativa que unirnos y emprender acciones concertadas
para
vencer los obstáculos comunes que enfrentamos.
Confiamos en que esta reunión en La Habana se convertirá en un paso
importante hacia el logro de los objetivos del G 15, que en última
instancia son también objetivos de todos los países del Sur en nuestra
lucha por un mundo mejor y más justo.
El pueblo y el Gobierno cubanos ponen a su disposición su pleno
apoyo
y hospitalidad, que es nuestra modesta contribución al éxito que
estamos seguros tendrán sus trabajos.
Muchas gracias
Inicio

Actualizado: 14/9/06 11:02 PM

Arribó a Cuba Kofi Annan para trabajos de XIV Cumbre de MNOAL
-------------------------------------------------------------------

Kofi Annan, secretario general de la Organización de las Naciones
Unidas, arribó este jueves a la capital cubana para participar en los
trabajos de la XIV Cumbre del Movimiento de Países No Alineados
(MNOAL).
Annan intervendrá en el segmento de Jefes de Estado y de Gobierno de la
Conferencia Cumbre , que transcurrirá durante viernes y sábado, donde
tiene previsto pronunciar un discurso.
Felipe Pérez Roque, ministro de Relaciones Exteriores de Cuba, dio la
bienvenida al Secretario General de la ONU , al cual le fueron rendidos
honores de distinguido visitante.
Informes de la prensa internacional precisan que Annan pedirá en
la
Cumbre una mayor participación para los países del Tercer Mundo en
las instituciones multilaterales, desde las financieras hasta las
políticas.
Stephane Dujarric, vocero de la ONU , indicó en días recientes que en
el
programa del Secretario General se prevé además reuniones bilaterales
con
dirigentes del Gobierno cubano, además de entrevistas con jefes de
delegaciones que participan en esta Cumbre.
Temas centrales serán los vinculados con la transformación del MNOAL en
un
movimiento para el mundo subdesarrollado, y la contribución en décadas
recientes de esas naciones tercermundistas al cambio total de la
dinámica
de las relaciones internacionales.
Annan retornará a la sede de la ONU en Nueva York el lunes,
vísperas
del inicio del debate general de la sexagésimo primera sesión de la
Asamblea General.
Nacido en Ghana, país ubicado en el occidente de África, Annan es
el
séptimo secretario general de las Naciones Unidas. Empezó su primer
mandato el primero de enero de 1997.
El 29 de junio de 2001 la Asamblea General , por recomendación del
Consejo de Seguridad, lo nombró por aclamación para un segundo
mandato, desde el primero de enero de 2002 hasta el 31 de diciembre
del 2006.(AIN)

Informasaun aktual, dia de 15 de septembro de 2006, en Cuba.
Se bele noticias ida nee bele público.

Sumber berita: Francisco Pinto´estudante de medicina ,Cuba

Anónimo disse...

Cuba nao dorme. Primeiro Timor-Leste, depois Papwa New Guinea, depois...depois...mas estes tambem nao dormem e por isso la vao tomando as suas medidas para que as portas abertas pelos incautos nao venham dar acesso tambem aos seus paises. So nos eh que pensamos que somos os melhores do mundo, por isso todos os amigos da onca nos querem ajudar.
Pr5ometo que dentro de dias exibirei aqui os dados que o muchaco do Alkatiri pede sobre os passeios e os seminarios. Este muchacho pateta julga que o povo tambem eh pateta como ele?...Massinha para as comissoes eh o que ele quer.

Anónimo disse...

Timor nao tem divida estrangeira?!!!.... Acha que os pedintes da rua teem dividas estrangeiras?!!!...

Anónimo disse...

Timor nao tem divida estrangeira?!!!.... Acha que os pedintes da rua teem dividas estrangeiras?!!!...

Anónimo disse...

So feio mandar bocas quando as bocas nao tem fundamento. Neste caso quem nao tem fundamento eh quem as encaixou. Entao, encaixe la que no Orcamento Nacional da RDTL para o ano fiscal 2006/07 eh nada mais nada menos que 4.603.000 de dolares americanos. Se acha que eh pouco para os pobertanas dos timorenses entao deixe-me ver o que eh que tem no seu caixote de lixo para me poder aproveitar do que para deita. Quanto aos seminarios telvez tenha razao, porque esta junto a formacao professional e isso pode lancar alguma confusao; o nume3ro tambem e demasiado grande para esta terra de pobretanas; Eh nada mais nada menos que 5.551.000 de dollares americanos. Eh pouco nao eh? Seria pouco se os corruptos nao lhes deitar a mao. E o que eh o nosso ricalhaco diz a inclusao de um projecto de construcao de uma estrada de Tutuala a Jaco? Sera que quem fez o Orcamento nao sabe que Jaco eh uma ilha e que seria necessario incluir tambem uma ponte?... Cheira-me que quem fez o Orcamento eh alguem que ao conhece Timor-Leste

Anónimo disse...

Anonimo das 6:32:50 PM
É facil de inferir só a partir dos números sem ir às razões por detras deles.
Sabe, por exemplo, que nos tais 4 milhões para viagens está incluido viagens para o exterior de todos os orgãos de soberania? E que seminarios, inclui sessões de formação de toda a Administração Pública mais os membros dos orgãos de soberania?
É facil dizer que esta quantia seria melhor aplicada na estrada de Tutuala a Jaco, mas esquece-se de dizer que na actual fase de desenvolvimento de Timor-Leste, quem mais utiliza esta estrada são os malaes que tem os salarios e perdiems cem vezes mais que os parcos salarios dos pobertanas dos timorenses, malaes esses que continuam noluxo de afirmar a boca cheia que os timorenses necessitam de 'capacity building', enquanto que eles, supostamente com essa missão de 'build the capacity', a laia de gozarem férias em Timor-Leste, incluindo Jaco, ganham o dinheiro timorense e não desenvolvem as capacidades do pobertanas timorenses. Pelo menos, o que se tem reparado é que, os fundos para viagens ao exterior e seminarios contemplados nos anos fiscais anteriores, começam a produzir efeitos na mudança da mentalidade na Aministração Publica.

Anónimo disse...

Parece-me bem que nao foram os malaes que puseram no orcamento a construcao da estrada Tutuala-Jaco. Nao fale por falar. Nao mande bocas foleiras sem ter lido o Orcamento. Ou eh um fala barato?

Anónimo disse...

Mais uma evidência de que os 'capacity building' não surtiram o efeito desejado neh!? Quem são os principais acessores das Obras Publicas e do Plano e Finanças? Os malaes são todos anjinhos neh?!

Anónimo disse...

Sem ordem e respeito pelas instituições do Estado não há segurança. Sem segurança não há desenvovlimento económico, e sem este o sofrimento do povo não acaba.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.