segunda-feira, fevereiro 02, 2009

GNR: Contingente para Díli parte no dia 26. O para Sarajevo ainda está em aprontamento

Correio da Manhã
02 Fevereiro 2009 - 00h30

Missões renovadas em Timor e Bósnia

Está pronto para partir para Timor-Leste o sétimo contingente do subagrupamento Bravo da GNR. Após quatro semanas de aprontamento, os 140 militares que integram a missão voarão para Díli a 26 deste mês. Em período de treino está ainda o terceiro contingente da missão da Guarda na Bósnia-Herzegovina, que deverá chegar a Sarajevo (capital daquele país ) na primeira semana de Abril.

A nova Unidade de Intervenção da GNR, constituída a 1 de Janeiro, dá a principal ‘fatia’ de militares para estas missões. O actual contingente sediado no bairro de Caicoli, em Díli, será rendido por 140 militares (106 operacionais e 34 elementos de apoio).

Integrado na missão das Nações Unidas para Timor (UNMIT), o subagrupamento Bravo da GNR será comandado pelo capitão Nuno Simões, um oficial de Infantaria que já tinha cumprido uma missão em Díli.

O aprontamento para a missão ocorreu em Dezembro de 2008, e os militares do sétimo contingente herdarão do trabalho das anteriores seis missões. Recorde-se que a 11 de Fevereiro de 2008, a vida do presidente Ramos-Horta foi salva pelos militares da GNR, que evitaram o homicídio do chefe de Estado e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Em fase mais atrasada de aprontamento está o terceiro contingente da GNR, que vai integrar a missão Althea em Sarajevo, Bósnia. Requisitada pela União Europeia à Eurogendfor (força europeia de polícias militarizadas), a missão Althea integra a GNR. O novo contingente, comandado pelo tenente Rui Pereira, integrará 21 militares, entre os quais estão investigadores criminais. Esta valência da GNR ajudou ao esforço nternacional para a detenção de Radovan Karadzic, criminoso de guerra sérvio-bósnio que está a ser julgado no tribunal europeu dos direitos humanos, em Haia, Holanda.

EXPERIÊNCIA A POLICIAR FUTEBOL

Nuno Miguel Oliveira Simões tem 29 anos e é capitão de Infantaria. O comando-geral da GNR escolheu-o para comandar o sétimo contingente do subagrupamento Bravo, sediado em Díli, Timor-Leste. De resto, o capitão Simões já esteve naquele país em missão, onde foi segundo-comandante de um dos contingentes iniciais do mesmo subagrupamento. Na GNR desde 2002, tem experiência no policiamento de jogos de futebol. Foi um dos oficiais destacados na operação de segurança Euro’2004 e do Europeu de Futebol de sub-21, em 2006.

UM ANO SEGUIDO EM TIMOR

Rui Miguel da Silva Pereira é tenente de Infantaria e vai comandar o 3º pelotão da GNR na missão que a Eurogendfor desempenha, desde finais de 2007, em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. Tem 26 anos e terminou a formação na Academia Militar em 2005. Colocado no extinto Regimento de Infantaria, Rui Pereira não demorou até ter a sua primeira experiência internacional. Voluntariou-se para servir em Timor-Leste, onde trabalhou um ano seguido no subagrupamento Bravo. É recém-casado e não tem filhos.

CONDECORAÇÃO PARA 700

O presidente da República de Timor-Leste, Ramos-Horta, deve anunciar em breve a intenção de condecorar os mais de 700 militares que, desde 2006, já prestaram serviço no subagrupamento Bravo da GNR. Não foi ainda escolhido o modelo de imposição das condecorações, mas o CM apurou que, directamente, só serão impostas medalhas aos militares que, na data marcada para a cerimónia, estiverem em comissão de serviço em Díli.

Os restantes integrantes do subagrupamento Bravo, entretanto já regressados a Portugal, deverão receber as respectivas medalhas por intermédio do embaixador timorense em Lisboa. A a 26 de Fevereiro parte para Timor o sétimo contingente do subagrupamento Bravo da GNR. A missão não tem ainda fim previsto.

PORMENORES

INTENDENTE CARRILHO

Quando for empossado como chefe da Polícia das Nações Unidas em Timor-Leste, o intendente Luís Carrilho, da PSP, coordenará o trabalho da GNR no país.

NÃO HÁ RENOVAÇÕES

O comando-geral da GNR impede a renovação das comissões de serviço dos militares que se voluntariam para missões no exterior.

PORTUGUÊS NO COMANDO

A missão da Eurogendfor, na Bósnia, é desde o Verão comandada pelo coronel António Oliveira, da GNR. Antigo segundo-comandante da extinta Brigada Territorial n.º 2, o oficial superior comanda militares de vários países europeus.

Miguel Curado

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.