quinta-feira, janeiro 29, 2009

Viatura de Xanana Gusmão atacada com fisga

Díli, 29 Jan (Lusa) - A viatura do primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi hoje atacada com uma fisga junto ao Palácio do Governo em Díli.

O ataque, sem consequências para Xanana Gusmão, foi confirmado à Agência Lusa por testemunhas oculares e pelo gabinete do primeiro-ministro.

“O carro foi atacado quando entrava no parque do Palácio do Governo por um homem que usou uma fisga para atirar uma pedra”, contou à Lusa uma pessoa que se encontrava no local.

O incidente aconteceu poucos minutos depois das 08:00 (23:00 de quarta-feira em Lisboa).

“O homem parecia embriagado ou com distúrbios”, acrescentou a mesma testemunha.

O atacante “foi de imediato controlado pela segurança do primeiro-ministro, levado para junto do edifício principal e espancado”, ainda segundo o mesmo relato.

Contactado pela Lusa, um porta-voz do primeiro-ministro relatou o ataque por um homem “que tinha uma fisga e um saco com pedras”.

O gabinete de Xanana Gusmão afirmou, no entanto, ignorar o espancamento do agressor pelos elementos do Corpo de Segurança Pessoal (CSP) da Polícia Nacional de Timor-Leste, e a posterior hospitalização do indivíduo.

Segundo a mesma fonte do gabinete do primeiro-ministro, “o homem tinha uma intenção, mas não sabemos qual, e é conhecido por andar aos gritos na rua e ter comportamentos desses”.

O primeiro-ministro timorense sofreu uma emboscada há um ano, 11 de Fevereiro de 2008, quando descia da estrada de Balíbar, a sul de Díli, para a capital.

Essa emboscada com armas automáticas, de que Xanana Gusmão saiu ileso, ocorreu pouco depois de um grupo liderado pelo major Alfredo Reinado atacar a residência do Presidente da República, José Ramos-Horta.

O chefe de Estado foi atingido a tiro e foi evacuado nesse mesmo dia, em coma, para Darwin (Austrália).

PRM

Lusa/fim

2 comentários:

h correia disse...

Afinal a viatura do Xanana sempre sofreu uma emboscada. A história do atentado é verdadeira, só que a arma do crime não era de fogo. Era só uma fisga.

O desgraçado do autor até "é conhecido por andar aos gritos na rua e ter comportamentos desses" mas, à cautela, foi "espancado". Presume-se que tenha sido com silenciador.

Agora, depois do "tratamento", espera-se que o homem continue a andar aos gritos na rua, mas já não terá certamente "comportamentos desses".

Saliente-se a presença de espírito dos guarda-costas de Xanana que, ao verem que o sujeito estava embriagado, espancaram-no imediatamente e assim pouparam uma anestesia ao Estado.

Assim passou mais um dia no país das maravilhas, onde uns recebem jipes, computadores e aumentos de 600%, enquanto outros são espancados.

Chama-se a isto justiça social e respeito pelos direitos humanos. Por isso é que está lá o "D", na sigla RDTL...

Anónimo disse...

Os membros dos Parlemento gostaun muinto de andar con o novu jipes de vidro escuro para nao ha pesoa que conhesen con eles e apontar uma pedra con fisga para cara dos deputados.

E tamben os deputados tein muintos opurtunidade para andar se nas ruas da praia con raparigas segunda mulher dentro de caro vidro escuro.

Quitadinho con os ailebas andao se nas ruas de Dili con molhos folhas de mandioka, mostarda e kangkung para ganhar %50 por dia a sustentar uma prato de aros para sua familia cada dia.

Pregunta au Xanana o Novu Jipes con vidro escuro para os deputados pasiar nas ruas ou desenvolver a economia na base con criasaun de trabalhos nas aldeias e sucos sub distritos con distritos para deminuir os imigrante local ein capital de dili?

Apontaraun pedras con fisgas para viatura de Xanana mostra se os povus nao gostaun de Xanana...Xanana perdeo a sua popularidade neste momento.

Porque? Xanana nao era un homen de palavara...ele mesmo nao comprio asua promesa para levar os Coruptos de anterior governo con os coruptus da sua Administrasaun.

Nesta Administrasaun AMP e os mais coruptos nepotismo e colusaun. AMP sigla... Aliansa Mais Pateta. Aliansa dos coruptores, eles nao sabe nada sobre governar mas so saben de gastar de dinheiro sein plano de desenvolvimento claro...

Os estradas ein capital de dili aumentar alcatroadas para os estradas que ainda esta con boon condisaun mas as estradas de distritos e sub distritos ate sucos estava con a condisaun mais grave mas nao tenho manutensaun nada.

Que Parvo estes membros de governo con os deputados??? eles nao sabe nada para governar o pais.

Mau Soco Letra Boot

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.