sábado, dezembro 27, 2008

Mais um caso de corrupção

Comentário na sua mensagem "AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, OU O EFEITO BUMERANGUE –...":

Gostaria de aproveitar este blog para fazer uma denúncia:

Trata-se da escandalosa circular que foi posta pelo Ministro NE Zacarias no Ministério dos Negócios Estrangeiros a solicitar que todas as passagens aéreas têm que ser compradas numa agência de viagens cujo custo é, em geral, 3 VEZES SUPERIOR ao valor do mercado e das outras agências de viagem porque, alegadamente, oferece melhor serviço... O mais engraçado desta história é que, por coincidência (ou não…), o Sr. Ministro Zacarias é um dos proprietários desta agência de viagens!!!
Dou um exemplo muito simples: numa visita oficial ao Irão o custo, no mercado, de um bilhete de avião é de aproximadamente 2000USD enquanto o mesmo bilhete adquirido na agência de viagens do nosso Exmo. Ministro custou 6000USD! Agora multipliquem este valor pelo número de membros da comitiva e tentem saber quantas viagens o MNE faz por ano.
Como cidadão timorense não deixo manifestar a minha preocupação porque, enquanto o nosso povo sofre de fome e miséria, com elevadas taxas de mortalidade infantil, alguns líderes esbanjam o nosso precioso dinheiro para, no final, terem benefício próprio. Poderá dizer-se que é mais um dos casos de “abuso de poder”, “tráfico de influências “, “má gestão do dinheiro público”, “concorrência desleal”, etc. Já nem falo de corrupção (embora já esteja na “boca do povo” que este governo é muito corrupto…) porque queria acreditar que não há corrupção em Timor-Leste.

Contestem! Investiguem! Que se faça justiça!

NOTA:

A agência de viagens chama-se Mega Tours e confirmamos que o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Presidente do PSD, Zacarias da Costa é um dos sócios.

E a isto chama-se CORRUPÇÃO.

3 comentários:

Anónimo disse...

Todas estas accusaçoes gratuitos, permito me de trazer uma so pregunta: a quem aproveita estes palavraoes ?

Anónimo disse...

Again it doesn't surprise me... it's one more case of corruption... and believe me it will not be the last.
SHAME!

Anónimo disse...

Com a “circular”, ou não…

Será fácil investigar onde foram compradas todas as passagens aéreas no MNE. Deve ser fácil verificar que os bilhetes são comprados exclusivamente na agência do Exmo. Ministro Zacarias.

E pensemos… o Sr. Ministro é quem dirige e manda no seu Ministério, certo?
Ele é o responsável máximo por ter orientado e autorizado a compra de todas as viagens do MNE na sua agência de viagens, certo?
As outras agências de viagens (estrangeiras ou não) não tiveram a mínima hipótese de fazer este importante negócio na República DEMOCRÁTICA de Timor-Leste, um país DEMOCRÁTICO, onde, supostamente, há IGUALDADE de oportunidades, certo?


Se Timor Leste é um país democrático então, o seu governo deverá procurar garantir a igualdade de oportunidades lançando por exemplo concursos de concessão para a prestação de serviços especificando as exigências.
Se o Exmo. Ministro não quer correr o risco de ser acusado pelo povo por compadrio, então, já deveria ter tomado todas as medidas necessárias para, pelo menos, ter lançado concursos de concessão anuais para a aquisição de viagens.
Mas como, por coincidência, decidiu fazer o negócio com a sua própria agência (onde os lucros do negócio vão para ele e ponto final) ele corre o risco de ser acusado pelo povo de “abuso de poder”, “tráfico de influências “, “má gestão do dinheiro público”, “concorrência desleal”, etc. E, portanto, ele comete este grande ERRO onde há falta de transparência.


Lembremos que o MINISTRO ZACARIAS É BENEFICIÁRIO DIRECTO E TEVE INTERESSE NA REALIZAÇÃO DESTE NEGÓCIO! Por outro lado, o MINISTRO ZACARIAS NÃO DEU OPORTUNIDADE AOS OUTROS CONCORRENTES, GUARDANDO PARA A SUA EMPRESA A EXCLUSIVIDADE DO NEGÓCIO!


Por isso o Exmo. Primeiro-ministro Xanana (que tem interesse em preservar a imagem do seu governo e garantir a credibilidade das instituições públicas perante os seus cidadãos) tem a obrigação de tomar as seguintes medidas:

(1) abrir um inquérito para apurar a verdade com um grupo onde constem um deputado de cada partido (incluindo da oposição) e elementos independentes (estrangeiros por exemplo);

(2) legislar acerca destas temáticas e da obrigatoriedade de lançamentos de concursos públicos anuais para a prestação serviços;

3) a suspensão de funções do Ministro Zacarias.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.