quarta-feira, agosto 13, 2008

Rebelde que tentou assassinar Ramos Horta pode ter sido executado

Globo.com
13/08/08 - 02h09 - Atualizado em 13/08/08 - 02h15

Da EFE

Sydney (Austrália), 13 ago (EFE).- O ex-líder rebelde timorense Alfredo Reinado pode ter sido executado durante o tiroteio que se seguiu à sua tentativa frustrada de assassinar o presidente José Ramos Horta, em fevereiro, segundo revelou a autópsia de seu cadáver.

Reinado foi atingido à queima-roupa e na nuca, local que teria sido muito difícil de alcançar em um tiroteio, informou hoje o diário "The Australian".

Caso se confirme, o assassinato do líder rebelde pode gerar novas tensões no Timor-Leste, que desde que obteve a independência, em 2002, luta para conseguir estabilidade política, que lhe permita concentrar-se no desenvolvimento econômico.

Segundo os médicos australianos que praticaram a autópsia, é impossível que as marcas de bala no cadáver de Reinado tenham sido causadas por disparos de soldados a mais de dez metros de distância, como afirma a versão oficial.

Os fatos ainda estão sendo investigados pela Procuradoria Geral do Timor-Leste e por um comitê especial das Nações Unidas.

Em 11 de fevereiro, Ramos Horta ficou gravemente ferido em um atentado perpetrado em seu domicílio e no qual também perdeu a vida Reinado. O primeiro-ministro Xanana Gusmão também foi vítima de um ataque, mas saiu ileso.

Alfredo Reinado liderou em 2006 uma revolta de 600 soldados demitidos por insubordinação do Exército, que gerou uma onda de violência que deixou 37 mortos e mais de 100 mil refugiados e forçou a renúncia do então chefe do Executivo Mari Alkatiri.

A ex-colônia portuguesa do Timor-Leste alcançou a independência há seis anos, como uma das nações mais pobres do mundo, e após uma sangrenta transição, que acabou, em 1999, com quase um quarto de século de ocupação indonésia. EFE

1 comentário:

Anónimo disse...

Alo Dili


Nao e uma novidade foi uma cilada e foi executado a queima roupa por ordens de alguem. Nao sei se ainda lembram das declaracoes do Embaixador Americano disse que ia ajudar o governo sobre o problema do Alfredo.Semanas depois foram vistas forcas especiais mais de 10 em Darwin Australia rumo a Dili-Timor Leste.Tanto para Australia, a America e o Xanana Alfredo "era persona non grata" tinha criticado ferozmente Xanana como autor da crise de 2006.Fontes bem seguras da seguranca, Xanana tinha ja planeado desde setembro de 2007 em liquidar todos aqueles ia contra ele Alfredo era alvo no 1. Horta tinha escapado do cerco. Porque veio para Australia acompanhado depois duma equipa medica timorense chefiado por Dr.Rui Araujo? Ha muito para responder.As Nacoes Unidas e as forcas internacionais nao acudiram de imediato o Horta deixaram por muito tempo gracas ao GNR caso contrario estaria morto. E melhor nao confiarmos muito destas investigacoes.Declaracoes foram feitas que o Alfredo nao foi autopsiado agora vem com estas informacoes.Ja analisaram as balas que encontraram na casa do Xanana em Balibar e o carro que foi baleado.Isto tudo foi uma armadilha bem orquestrada para o controle do oleo "LIGHT SWEET"
Um africano das Nacoes Unidas disse: tenham cuidado serao assassinados caso nao fizerem o que eles querem o "OLEO E OURO"
Quanto mais guerreamos e matamos uns outros por querelas internas divisoes senao unirmos e um grande trunfo para controlarem melhor.O que reina agora em Timor.Como disse o Bispo D.Ricardo na missa no Centro de Instrucao em Metinaro."Tanba ita nia rico soin sira soran ita,ita sai nakles hotu".

Adeus

de Aikurus

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.