segunda-feira, abril 30, 2007

Professores portugueses não correm perigo de vida

Diário Digital / Lusa
29-04-2007 12:00:00

As sete vítimas, seis das quais portuguesas, que hoje estiveram envolvidas num acidente de viação em Maubisse, Timor-leste, estão bem e não correm perigo de vida, afirmou a médica Dora Oliveira do INEM.

«Há uma vítima que tem um traumatismo toráxico, fractura de duas costelas, mas de baixa gravidade e outras duas têm traumatismo craniano ligeiro e estão em vigilância no hospital, onde vão manter-se por algumas horas», disse.

Dora Oliveira, que lidera a primeira equipa médica que chegou ao local, acrescentou que as vítimas têm também «pequenas mazelas sem gravidade nos membros».

Questionada se será necessário evacuar algum dos feridos para fora de Timor-Leste, a médica respondeu negativamente, embora tenha sublinhando que o grupo teve muita sorte no acidente, uma vez que «foi um despiste de uma carrinha e estavam num local de difícil acesso, foram os locais que os trouxeram até à estrada e nem sequer tinham rede de telemóvel para pedir socorro».

«Foi uma das vítimas menos graves que conseguiu chamar uma equipa», explicou. De acordo com o relato de alguns colegas dos professores portugueses, que estavam acompanhados de um guia timorense, o acidente deu-se por volta das 03:00 horas (19:00 horas de sábado em Lisboa), tendo o primeiro apoio aos jovens professores sido prestado pelos locais que chegaram a acender fogueiras devido ao frio que se fazia sentir na montanha.

Os feridos já estão no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli a ser examinados por médicos das Nações Unidas e pela médica do INEM depois de transferidos num helicóptero da ONU.
A operação de resgate foi acompanhada no local do acidente pela equipa médica do Instituto Nacional de Emergência e em Díli pelo embaixador de Portugal, João Ramos Pinto, com o apoio da GNR.

Os professores, que seguiam na mesma viatura, terão sido vítimas de um aluimento de terras quando, durante a madrugada (hora local), subiam ao monte Ramelau (a montanha mais alta de Timor-Leste com 2.963) para ver nascer o sol, explicou o embaixador João Ramos Pinto.

O acidente ocorreu na zona remota de Hatubuilico e os feridos foram transportados num helicóptero das Nações Unidas, modelo MI8, de fabrico soviético.

De acordo com o embaixador de Portugal, os feridos são Ana Sousa, Joaquim Oliveira, Luís Ramos, Verónica Pais, João Silveira e Sara Moreira.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.