quarta-feira, abril 25, 2007

Alkatiri acusa Ramos Horta de ser um «ditador»

Diário Digital / Lusa
24-04-2007 9:01:00

O ex-primeiro-ministro timorense e secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, acusou hoje José Ramos Horta de ser um «ditador» e de «não ter capacidade» para gerir os problemas do país.

Em declarações à agência Lusa, Mari Alkatiri afirmou que Ramos Horta - seu antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e sucessor no cargo de chefe do Governo após a crise de 2006 - tem «comportamentos autoritários de ditador» e de «usa e abusa do poder de primeiro-ministro para fazer campanha».

«Pouco tempo depois de assumir o cargo de primeiro-ministro, Ramos Horta efectuou uma visita oficial ao Kuwait e recebeu ajuda humanitária em cobertores e outros bens que guardou e começou a distribuir agora em tempo de campanha eleitoral», disse Mari Alkatiri.

Acrescentou também que Ramos Horta «não conseguiu resolver problemas que pensava serem fáceis como os deslocados, os peticionários e o caso de Alfredo Reinado e agora não é capaz de assumir a sua falta de capacidade e atribui a culpa à Fretilin quando ele é que é o chefe do Governo».

Mari Alkatiri diz também «não entender» a razão dos órgãos do Estado assumirem que Alfredo Reinado tem de ser capturado e de José Ramos Horta «afirmar que as operações deviam ser suspensas».

«Isto demonstra a atitude de um ditador que pensa que pode suspender uma operação deste género», afirmou.

O antigo primeiro-ministro disse também que o chefe do Governo tem ainda atitudes totalitárias ao «afirmar que se chegar a presidente da República vai ordenar ao Procurador-Geral a reabertura do processo de distribuição de armas» uma atitude que «só os ditadores tomam porque só eles pensam que podem dar ordens aos Procuradores».

Sobre as eleições legislativas agendadas para Junho, Mari Alkatiri afasta qualquer candidatura da sua parte à chefia do Governo e diz ter muito trabalho a fazer na reorganização da Fretilin.

«Já disse que não serei candidato e que ficarei a trabalhar no partido que precisa de ser reorganizado, precisa de sangue jovem para o futuro o que exige dedicação a tempo inteiro porque é um trabalho meticuloso», concluiu.

A agência Lusa tentou, sem êxito, contactar a campanha de Ramos Horta para comentar as acusações de Mari Alkatiri.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ramos Horta tem de facto mostrado ao longo dos ultimos meses alguns tiques de abuso de poder. Como Xanana aliás.
Alkatiri está certo. Mas é preciso que outras pessoas falem, e dêem explos e expliquem ao povo o que se está a passar, que se tem passado. É preciso que o povo não seja enganado. É preciso esclarecer as pessoas.
Viva LUOLO o candidato da verdaede.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior. Nós sabemos que RH não cumpriu o seu ambicioso programa de Governo (como se esperava) e anda a prometer coisas que um Presidente não pode fazer. Mas estas palavras são música para os ouvidos do povo, que não sabe o que nós sabemos.

A isto chama-se demagogia.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.