quinta-feira, novembro 23, 2006

Notícias - traduzidas pela Margarida

TIMOR-LESTE: PROBLEMAS SÓ SE PODEM RESOLVER PELA VIA DO DIÁLOGO, DIZ PM HORTA

Dili, 22, 22 Novembro (AKI) – Em resposta à recente violência que tem destruído a sua ilha Estado, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, José Ramon-Horta, exorta os jovens a falarem uns com os outros para resolver as suas diferenças. "É o diálogo que contribuirá para a paz e harmonia e não o crime e a violência. Nã há outro caminho," disse Horta ao AdnKronos International (AKI) numa entrevista na Quarta-feira. "Peço aos jovens para pararem a violência," acrescentou.

Os comentários de Horta vieram no aparecimento de uma série de confrontos no fim da última semana na qual foram mortas quatro pessoas. A violência parece ter começado quando um grupo de jovens pertencentes ao Colimau 2000 atacaram uma secção local de um clube de artes marciais na aldeia Estado.

Colimau 2000 é uma organização montada por jovens activistas clandestinos durante a ocupação de Timor-Leste que terminou em 1999.

Entre os mortos estava um missionário Brasileiro, José Barros Soares. A sua morte chocou e zangou muitos no pequeno país do Sudeste Asiático.

"Os que mataram o missionário são animais. Por causa deles Timor-Leste perdeu a face em frente da comunidade internacional," disse o primeiro-ministro.

“O Sr. Soares estava em Timor para ajudar,” disse Horta.

Em relação ao diálogo nacional, Domingas Micato Alves, enviada do Presidente Xanana Gusmão na Comissão do Diálogo Nacional jurou continuar, apesar do assassínio de um dos seus membros.

O presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão criou uma Comissão de Diálogo Nacional para tentar pôr juntas as facções rivais.

Contudo, José Luis Oliveiro, Director Executivo da Fundação de apoio, Direitos Humanos e Justiça ou Yayasan HAK, disse que enquanto o diálogo pode ajudar a minimizar a tensão, não pode resolver as razões que sustentam a violência – uma tarefa que tem que ser cuidada pelo governo.

"O governo deve trabalhar mais para criar oportunidades de emprego e escapes [recreativos] como competições de football ou de artes marciais de modo que os jovens se possam envolver e mostrar os seus talentos,” disse ao AKI.

***

Um morto, dois feridos em violência recente em Timor-Leste
AFP/ABC – Quarta-feira, Novembro 22, 2006. 10:37pm (AEDT)

Um homem foi morto e dois outros, incluindo um polícia, feridos durante violência de rua em Timor-Leste, disse o Ministro do Interior Alcino Barris.

O Sr Barris disse que membros de gangs e residentes se confrontaram em Maubisse, uma cidade a alguns 80 quilómetros a sul de Dili, na Segunda-feira, levando um civil à morte.

"Em Maubisse, vários grupos são suspeitos de tentarem forçar residentes para se juntarem ao grupo Colimau (2000), mas residentes rejeitaram isso e seguiu-se uma briga, causando uma morte e um ferido," disse o Sr Barris.

"Quando a polícia os quis prender, bateram num polícia e ele está agora em condição crítica num hospital," disse o ministro aos jornalistas aqui.

O Colimau 2000 foi montado por jovens membros de grupos clandestinos que estiveram activos durante a ocupação Indonésia, mas muitos acusaram-no de se engajarem em actividades criminosas e em violência.

O Sr Barris disse que a polícia conhecia as identidades dos atacantes mas que estavam à espera para coordenar com as forças Australianas antes de tomarem qualquer acção.

Os soldados Australianos têm estado destacados em Timor-Leste, ao lado doutros de várias outras nações, para ajudar o governo Timorense a restaurar a paz depois do desassossego de Abril e Maio que deixou 37 pessoas mortas.

O Sr Barris disse também que o pessoal de segurança tem estado destacado na aldeia Estado, a noroeste de Maubisse, onde membros armados do Colimau 2000 atacaram uma escola local de artes marciais em 15 de Novembro, deixando pelo menos quatro pessoas mortas.

Disse que as autoridades de segurança prenderam oito pessoas suspeitas de envolvimento no ataque.

"Depois de destacar unidades da polícia de reserva para lá, a polícia do distrito em coordenação com a força Australiana (Terça-feira) prendeu oito pessoas que estão agora a ser questionadas," disse o Sr Barris.

"Há indicações que estiveram envolvidos em actos de fogo-posto e de homicídio durante o confronto," acrescentou.

Membros do Colimau 2000 foram acusados de envolvimento em ataques em Atsabe em 2003, que deixou sete mortos. Seguiram-se prisões em massa mas os tribunais mais tarde libertaram os detidos.

Alguns 3,200 soldados Australianos foram destacados para Timor-Leste em Maio, mas o seu número desde então foi reduzido para 1,100 reforçados por cerca de 1,000 polícias da ONU.

***

As eleições em Timor podem atrasar Sunrise

Daily Telegraph
Por Nigel Wilson
Novembro 23, 2006 12:00

O projecto de gás da Greater Sunrise da Woodside no Mar de Timor pode não ser ratificado antes das eleições de Maio em Timor-Leste.

Houve uma perturbação de interesse no projecto encalhado no princípio do mês quando o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, José Ramos Horta, disse que iria pedir ao parlamento do país para ratificar tratados com a Austrália que dividem royalties dos reservatórios de Sunrise e Troubadour a cerca de 80 km da costa de Timor.

A Woodside requer certezas legais, fiscais e reguladoras antes de recomeçar o trabalho num plano – avaliado em 2004 em mais de $6 biliões – para comercializar cerca de 8 triliões de pés cúbicos de gás e 300 milhões de barris de condensado que os reservatórios são estimado conterem.

"O Governo vai mandar para o parlamento para debater e ratificar, o tratado sobre Certos Arranjos Marítimos no Mar de Timor (CMATS) e o Acordo Internacional de Unitização (IUA)," disse Ramos Horta ao parlamento.

"Os honrados representantes eleitos da nação compreenderão que este tratado serve os melhores interesses do nosso país e uma vez ratificado permitirá o desenvolvimento do Greater Sunrise, cujos recursos garantirão a independência económica e a prosperidade nacional."

Um executivo de topo da Woodside que viajou para Timor-Leste depois do discurso de Ramos Horta – que marcava os seus primeiros 100 dias no posto – estava optimista com a possibilidade da ratificação dos dois tratados em breve. Mas fontes tanto em Timor-Leste como em Canberra não parecem convencidas que a discurso seja um passo maior para estabelecer um calendário de ratificação.

Em Janeiro o Sr Ramos Horta e o Minnistro Australiano dos Estrangeiros Alexander Downer assinaram o CMATS numa cerimónia que era suposto re-acender o empurrão para a ratificação e o desenvolvimento no fim de contas de um projecto LNG no Sunrise. Os apoiantes do antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri na Fretilin, que tem uma maioria no parlamento em Dili, argumentam que o original IUA cobrindo o Sunrise – que dividiu rendimentos do governo 79.1 por cento para a Austrália e 19.9 para Timor-Leste – era injusto por causa da imensa riqueza que traria para Woodside e os seus parceiros, ConocoPhillips, Shell e Osaka Gas.

Na altura o Departamento dos Negócios Estrangeiros e Comércio disse que o CMATS e o IUA "estabelecem uma moldura para a exploração dos recursos de gás e petróleo do Greater Sunrise e verão a partilha igualitária de rendimentos do governo que emanarem do projecto".

Alguns membros da Fretilin e independentes no Parlamento de Dili permanecem não convencidos que a revisão do acordo sob o CMATS seja do interesse de Timor-Leste. Há também uma sugestão que Timor-Leste quer que qualquer desenvolvimento de LNG esteja localizado no interior das suas fronteiras, o que a Woodside mantém que não é económico.

Na semana passada em Sydney, o chefe executivo da Woodside Don Voelte disse que tinha esperança de anunciar um progresso no Sunrise por volta do ano novo.

O Sunrise foi exibido no último guia do investidor da Woodside, o que implicava que o desenvolvimento inicial no Sunrise podia ser concentrado na extracção de condensados, em vez de passar imediatamente para um desenvolvimento LNG.

Em Dili esta semana fontes do Governo recusaram discutir um calendário para a ratificação, dizendo que os acordos terão que tomar o seu lugar entre outras importantes peças de legislação.

O Parlamento de Dili está a debater uma nova lei eleitoral que é necessária antes do país ir a votos nima campanha eleitoral que se espera comece em Fevereiro.

Não é provável que se faça a ratificação depois da campanha começar.

***

Timor-Leste quer aumentar a presença da polícia Portuguesa

BBC Monitoring Asia Pacific - Novembro 22, 2006
Fonte: RDP Antena 1 radio, Lisboa, em Português 1200 gmt 22 Nov 06
Extracto duma reportagem da rádio Portuguesa em 22 Novembro

[Apresentador] Timor-Leste quer dobrar a presença da GNR [Guarda Nacional Republicana de Portugal] no seu território. Será feito um pedido formal à ONU e ao governo Português. O repórter Francisco Piedade anotou este pedido na cerimónia que marcou a partida do presente contingente da GNR em Timor:

[Repórter] O novo contingente, que mantém o número corrente, 140 homens, chega no fim da semana a Dili. Na cerimónia que marcou a passagem do comando, [José] Ramos Horta, o primeiro-ministro de Timor-Leste, pediu que o número de pessoal seja dobrado:

[Ramos Horta] Já levantei a questão pessoalmente com a ONU e com Portugal, com o ministro do interior, António Costa: talvez fosse útil considerar uma segunda, adicional, companhia da GNR para nós. A ONU está receptiva a isto e vê como necessário.

[Repórter] Os homens que regressam a casa fazem-no com um sentimento de missão cumprida. [passagem omitida] Depois de seis meses chegou a altura de substituir o subgrupo Bravo da GNR em Timor-Leste. O comando já foi passado.

[Apresentador] Uma reportagem de Francisco Piedade. O contingente presente da GNR, constituído por 140 elementos, será substituído em Timor-Leste depois de amanhã.

***

Primeiros graduados do curso de professores da ACU Timor

Cathnews.com
23 Nov 2006

Um programa de treino de professores em Timor-Leste abonado pela Universidade Católica Australiana (ACU) diplomou o seu primeiro grupo de 48 professores quando o país luta para responder às necessidades de 200 novos professores por ano.

Bacau Teachers College, fundado pelos Irmãos Maristas em 2001 é o único dedicado, organizado internacionalmente provedor de professores de educação primária em Timor-Leste.

De acordo com o Professor Tony D'Arbon da ACU, os estudantes vieram de todos os 13 distrito de Timor-Leste e o colégio encoraja-os a regressarem aos seus distritos e a continuarem com os deveres do ensino depois da graduação.

"Estes professores principiantes estão altamente motivados e bem habilitados para partilhar a aprendizagem do programa de três anos que completaram no colégio," disse.

Mas o Professor D'Arbon diz que Timor-Leste está ainda a lutar para responder aos pedidos de professores.

"Timor-Leste continua a lutar com a educação de professores porque precisa de 200 professores em cada ano somente para o sector primário. O corrente Ministério da Educação está a lutar para se organizar ele próprio," disse.

O Vice-Chanceler Professor Peter Sheehan que esteve a apresentar os estudantes com as suas novas qualificações numa cerimónia no último fim-de-semana em Baucau, a 120 km de Dili, disse que "a educação está no centro da construção da nação e lançará as bases para a futura paz e prosperidade de Timor-Leste."

"Apoio ao programa de Bacharelato de Ensino é uma contribuição da ACU Nacional para o programa de ajuda da Austrália que se foca na construção de capacidades do povo de Timor-Leste para conduzir uma governo e administração efectivo e democrático," disse.

Em adição aos 48 graduados, cinco outros alunos receberam Certificados de Ensino e Aprendizagem, enquanto um outro recebeu um Certificado de Pós-graduação em Liderança de Educação.

O curso de três anos para Bacharel de Ensino (Primário) é coordenado por Margie Beck, uma leitora da ACU National's School of Educational Leadership no Campus Strathfield.

O Bacau Teachers College, fundado em 2001 a pedido do Bispo de Bacau, hospeda agora cerca de 150 estudantes com um curso de ensino primário de três anos.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.