quinta-feira, novembro 30, 2006

Austrália anuncia diminuição de efectivos militares

Camberra, 30 Nov (Lusa) - A Austrália vai diminuir dentro de semanas o número de militares estacionado em Timor-Leste, passando dos actuais 950 efectivos para 800, anunciou hoje em Camberra o Ministério da Defesa australiano.

Esta diminuição tinha sido já anunciada a 21 de Novembro, em Díli, pelo ministro da Defesa, Brendan Nelson, aquando da visita de trabalho de algumas ho ras que efectuou à capital timorense.

Camberra prefere substituir os seus militares por efectivos a enviar po r outros países da região, precisou Brendan Nelson na ocasião.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, vão regressar a casa os chamados "elementos não essenciais" e os 800 remanescentes "garantirão uma resposta robusta e flexível de apoio às operações de segurança da polícia das Nações U nidas".

Além da Austrália, a Nova Zelândia é o outro país que mantém militares estacionados em Timor-Leste, neste caso 150 efectivos.

A presença de militares australianos e neozelandeses em Timor-Leste dec orre do pedido formulado em Maio pelas autoridades timorenses, extensivo à Malás ia e Portugal, para o envio de efectivos que garantissem a restauração da segura nça e ordem públicas, fortemente abaladas em consequência da crise político-mili tar iniciada em Abril.

Os efectivos malaios e portugueses - que compreende neste caso 143 mili tares da GNR - passaram a fazer parte da Missão Integrada das Nações Unidas em T imor-Leste (UNMIT), mas as tropas australianas e neozelandesas mantêm-se à parte daquele comando.

EL-Lusa/Fim
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já diminuiam também era o número de polícias, que não sabem bem o que andam por cá a fazer....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.